terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rondônia: o tabuleiro do jogo de Poder



Analisando o resultado do quadro eleitoral com o término das eleições municipais no último dia 07 de outubro no nosso Estado, verificamos que o PMDB ampliou sua base de onze para quatorze prefeituras, e quem realmente cresceu e saíram fortalecidos das urnas foram o PSDB, PT e PP.
Nas últimas semanas das eleições municipais, o governador Confúcio Moura (PMDB) se dedicou a ajudar seus aliados, conseguindo conquistar as prefeituras de São Felipe, Seringueiras, Vale do Anari, Alta Floresta, Alto Paraíso, Buritis, Chupinguaia, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Nova Brasilândia, Parecis, Rio Crespo e Santa Luzia.
Mesmo com esse crescimento do PMDB em pequenos e médios colégios eleitorais, não cobriram os prejuízos obtidos nos principais demais, a exemplo da capital Porto Velho que teve um desempenho pífio. Em Ariquemes que é a cidade berço do governo, apenas conquistou o cargo de vice-prefeito, Rolim de Moura que tem como maiores expoentes do partido: o Senador Valdir Raupp e Marinha Raupp, o prefeito do partido não foi a reeleição e não se conseguiu emplacar nem mesmo um vice-prefeito na disputa.
O partidão também nas cidades de Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, esses são importantes colégios eleitorais, também amargaram grandes prejuízos e, por último, para completar, o município de Jaru que recebeu a Usina de asfalto do Estado e comandado pelo PMDB há anos, o clã muleta perdeu a prefeitura para a professora Sônia do PT. Sendo assim, o PMDB ainda tem a maior base municipal no Estado, mesmo tendo encolhido nos principais colégios eleitorais.
Quem mais cresceu na urna foi PP comandado pelo senador Ivo Cassol, esse conseguiu fazer as prefeituras de São Francisco do Guaporé, Castanheira, Teixerópolis, Cerejeiras e reeleger, o prefeito em Colorado do Oeste. Mas seu maior feito foi conquistar dois importantes colégios eleitorais, Vilhena que conseguiu reeleger o prefeito do seu partido e Rolim de Moura, sendo essa última, seu berço político e, tendo que dividir o troféu da vitória com o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), a deputada Marinha Raupp e o senador Valdir Raupp, ambos caciques do PMDB.
O PT que teve uma fragorosa derrota nas urnas da capital amargando um quinto lugar e ainda ter que ficar atrás do neófito em política Mário Português (PPS), conseguiu ganhar nos pequenos colégios eleitorais de Urupá, derrotando o deputado Edson Martins, esse que é líder do governo na Assembleia Legislativa. Elegeu o prefeito de São Miguel do Guaporé e Costa Marques na BR. 429, antes reduto eleitoral do ex-senador Expedito Júnior. Com todos os acertos e desacertos, conseguiram reeleger o seu prefeito em Cacoal, mantendo um importante colégio eleitoral e conquistando outros, a exemplo de Guajará-Mirim e Presidente Médici, fazendo o PMDB amargar expressiva derrota nesses últimos.
Mesmo sem mandato, o ex-senador Expedito Júnior teve folego ainda para eleger os prefeitos nos municípios de Campo Novo de Rondônia, Nova Mamoré, Novo Horizonte, Pimenteira do Oeste e Primavera de Rondônia, superando o seu maior adversário político para 2014, o senador Acir Gurcaz do PDT, que apenas conseguiu eleger as prefeituras de Monte Negro e Theobroma.
Os partidos nanicos que ampliaram as suas bases foram: PMN elegendo Ariquemes e Cacaulândia; o PTN com Vale do Paraíso; o PR em Nova União; o PTB que também saiu fortalecido elegendo Cabixi, Corumbiara, Ministro Andreazza e Pimenta Bueno, este último, importante colégio eleitoral; O PV conseguiu reeleger as prefeituras do Candeias do Jamari e Machadinho do Oeste e, vai disputar o segundo turno na capital com o PSB, que conseguiu eleger apenas a prefeitura de Ji-Paraná.

Nenhum comentário: