terça-feira, 16 de outubro de 2012

Existe um ditado “diga-me com quem andas que eu te direi quem és”


Ontem fui surpreendido com um paragrafo de um conceituado colunista político da nossa capital, citando em seu questionamento a máxima do ditado popular de “diga-me com quem andas que eu te direi quem és”.
 Assim, logo que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou o livro “Cartas a um jovem político - para construir um país melhor”, aprendi a lição que o político não deve entrar em contendas com a imprensa e como jornalista ou publicista, com Isabel Lustosa no seu livro “Insultos Impressos. A Guerra dos Jornalistas na Independência (1821-1823)”, que faz parte do nosso cotidiano as artimanhas retóricas, combinando linguagem e expressões com adágios populares, humor apurado e até mesmo ofensas pessoais.
No meu caso como “blogueiro nas horas vagas”, escrevo para quem deseja ler, sem preocupar-me com as letras, mas com reflexões do geral, e a partir da leitura, de que escreve os nossos jornalistas, bem como as suas posições políticas “por eles abraçadas com fervor (genuíno ou oportunista)”.
Cabe ao leitor a se amparar em fatos e aos detalhes históricos, necessários à compreensão do evento descrito e todos os nomes mencionados numa matéria jornalística. Assim, chamo atenção para o contraditório, para moral e amoral, que tomou conta dos parágrafos escritos no meu blog, nos sites eletrônicos e nas redes sociais, a partir de uma única publicação nossa, questionando um único personagem ao lado do candidato a prefeito Mauro Nazif (PSB) e seu vice Dalton di Franco (PDT).
Logo pergunto, é oportuno o outro lado apanhar calado, sem desmascarar aquele que há tanto tempo se coloca para o eleitor como paladino dos bons costumes, arauto da moralidade e incorruptível. Que vai para a propaganda eleitoral dizendo e afirmando que só ele esta preparado para cuidar com seriedade do dinheiro público, e o tempo todo, tentando passar a imagem de ficha suja ao candidato Lindomar Garçon, uma inverdade com afirmativas vazias, pois se o mesmo tivesse, nem a candidatura teria registrado e estaria em campanha como candidato liderando as pesquisas desde o inicio até esse presente segundo turno dessas eleições municipais.
Muito fácil atirar pedras quando se tem telhado de vidro, até então não revelado. O que mais importa nesse momento é saber que o coordenador de campanha do candidato a prefeito Mauro Nazif (PSB) e seu vice Dalton di Franco (PDT), consta em seu passado, e de membros da sua família, o envolvimento numa “máfia dos caça-níqueis” que resultou em prisão na operação Xeque-Mate promovida pela Policia Federal, essa operação na verdade das verdades, desbaratou um esquema criminoso, sendo o seu tio, o “cabeça” e o seu sobrinho, coordenador de campanha do candidato a prefeito Mauro Nazif (PSB) e seu vice Dalton di Franco (PDT), foi citado como “gerente” do esquema em Rondônia.
Digo, se ele foi inocentado, parabéns para ele, mais sem sombra de dúvidas, conhecendo o mundo da política como muitos conhecem tão bem, o que nos preocupa nesse momento, é se esse mesmo “grupo criminoso” que nos grampos da Policia Federal afirmava “Em diferentes diálogos telefônicos com o seu suposto sócio no negócio, o empresário Nilton Cezar Servo (tio de Eduardo Rauen), Morelli diz que corrompem policiais, avalia que uns [juízes] têm que morrer mesmo’, menciona acreditar que seu ‘nome’ intimida investigações. A um contador, também por telefone, pede o documento ‘do bingo’, onde estão os caça-níqueis, aberto em nome de um laranja em Ilhabela (SP), segundo a Polícia Federal.” Venha querer ressurgir como financiadores de campanha no intuito de se locupletar futuramente com o dinheiro público a exemplo do esquema montado por Carlinhos Cachoeira que nos revelou a verdade da máscara que usava o ex-senador Demóstenes Torres (DEM).

Nenhum comentário: