terça-feira, 23 de outubro de 2012

A tática de desconstruir o discurso por armadilhas e provocações


O candidato a prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) em sua propaganda eleitoral, na postura dos debates e nas redes sociais, esta claramente demonstrando que partiu para o vale tudo, numa tentativa de ganhar a eleição no próximo domingo (28/10), esquecendo-se dos bons princípios que devem reger um processo eleitoral.
O candidato em questão esqueceu que os tempos são outros, esse vem utilizando as mesmas táticas que me faz lembrar os radicais dos tempos de universidade, ou seja, quando não tinha argumento, usava como tática, a desconstrução do discurso do outro, cheio de armadilhas e provocações à honra e os princípios morais da pessoa humana.
Digo e repito, que até então, no primeiro turno, não sabíamos de quem partia as multiplicações de publicações nas redes sociais recheados de Troll e Fake´s, que segundo o jornalista Marcos Masini, nos afirma que a “função destes é disseminar, insistentemente informações errôneas, falácias, balelas e deturpações – o mantra destes é: uma mentira multiplicada se torna uma verdade. Por quê? Por interesses financeiros, partidários, esdrúxulos ou escusos”.
Essas pessoas disfarçadas de Troll´s em sua maioria são bancados por empresas concorrentes e no período eleitoral, por políticos que detém maior poder econômico.  Segundo Masini, “o Troll pago, geralmente, tem um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado e desfila referências e contradiz os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa (deturpada), muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional. Fotos e bio, claro, nada é verdadeiro. Tudo para impressionar os desavisados e para ganhar seguidores.
Assim eleitor, fique atento a quem tentar lhe enganar e semear mentiras e inverdades nessa reta final nesse processo eleitoral para escolha do próximo prefeito de Porto Velho.

Nenhum comentário: