segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pra onde vão Fátima Cleide, Mariana Carvalho e Lindomar Garçon com o término da eleição?

Candidatos a prefeito de Porto Velho (Foto: Taísa Arruda/G1)

Porto Velho teve uma eleição municipal acirradíssima no primeiro turno para escolha do seu oitavo prefeito eleito após a criação do Estado de Rondônia. Foram nove candidatos que por diversas vezes se embolaram nas sondagens de intenção de voto durante o primeiro turno da eleição.
Os resultados das urnas em Porto Velho mostrou o que é capaz de fazer o Marketing Eleitoral, pois a ele sim, pode creditar a vitória acachapante do candidato Mauro Nazif (PSB) no segundo turno sobre o segundo colocado.
A candidata Fátima Cleide (PT) teve um bom Marketing Eleitoral, mas não teve o empenho da militância petista que saiu rachada no processo de escolha interna do partido para saber quem seria o candidato a prefeito da legenda, e depois, não soube enfrentar no palanque eletrônico e nas ruas a rejeição do atual prefeito Roberto Sobrinho do mesmo partido.
A jovem médica e advogada Mariana Carvalho (PSDB) que tem tradição familiar na política foi a grande revelação da eleição, mais uma semana de campanha teria chegado ao segundo turno. Essa teve um marketing eleitoral inteligente, e a mesma, arregaçou as mangas indo aos bairros e distritos pedir voto cara a cara com o eleitor. A menina afastou os caciques da legenda e assumiu a ponteira do time na rua. Resta saber se o eleitor vai esquecer a sua omissão em não declarar o seu voto para prefeito no segundo turno das eleições.
Quanto a Lindomar Garçon (PV) que liderou as pesquisas no primeiro turno mesmo com pouco tempo de televisão, ainda teve a proeza de chegar ao segundo turno com uma boa margem de voto sobre o segundo colocado. Mas é preciso admitir, o candidato conseguiu perder para ele mesmo quando não soube disciplinar-se diante da coordenação de campanha, superar a sua fragilidade eleitoral, aprender a ouvir o Marketing Eleitoral, ter ao seu lado uma boa base intelectual consistente e discutir no grupo como se articular a construção de apoios políticos.
Assim, resta saber pra onde vão Fátima Cleide (PT), Mariana Carvalho (PSDB) e Lindomar Garçon (PV) com o término da eleição?

Nenhum comentário: