segunda-feira, 8 de abril de 2013

FALANDO SÉRIO


É admirável o ecletismo do ex-senador Expedito Júnior (PSDB) ao transitar livremente em todas as forças políticas do Estado. Nos bastidores políticos, existem relatos que em 1998, o ex-senador Expedito, foi o grande articulador da candidatura do então prefeito de Vilhena Melki Donadon ao governo do Estado, na época pertencente aos quadros do PMDB, e o seu partido, ocupava o Palácio Presidente Vargas, sede do governo do Estado de Rondônia, na pessoa do governador Valdir Raupp (PMDB), hoje senador. Foram idas e vindas de Expedito a Vilhena, até que convenceu Melki a largar a prefeitura e concorrer ao governo do Estado pelo PSC. Tal manobra resultou na vitória do então senador José de Abreu Bianco (PFL) ao governo, e fez com que o seu primeiro suplente, o advogado Moreira Mendes, assumisse o mandato de senador. Coube ao então governador Valdir Raupp (PMDB), amargar a derrota da tentativa de reeleição no segundo turno para Bianco (PFL). Nesse projeto de Melki, Expedito Júnior beneficiou Bianco e Moreira Mendes. Com a mesma astúcia num futuro bem próximo, Expedito Júnior convenceu o prefeito de Rolim de Moura, Ivo Cassol, a ser candidato ao governo do Estado pelo PSDB, com o feito, Cassol vence Bianco no segundo turno das eleições em 2002 e se torna governador do Estado de Rondônia. Esse também consegue quebrar dois tabus, se reelege governador no primeiro turno e depois, se torna senador da República. Expedito, seu aliado, perde o mandato para o segundo colocado nas eleições por compra de votos e segue caminhos opostos aos de Ivo Cassol, que trataremos em outras oportunidades.

Desenvoltura

Com seu ecletismo, astúcia e desenvoltura, o ex-senador Expedito Júnior vem visitando constantemente o prefeito Alex Testoni (PSD) de Ouro Preto do Oeste, na tentativa de convencê-lo a migrar para os quadros do PSDB.

Protagonista

Expedito Júnior ao tentar convencer Alex Testoni de deixar o PSD, recai sobre a intenção de fazê-lo possível candidato ao governo do Estado, ou seja, Alex Testoni seria um protagonista eleitoral como foi Ivo Cassol em 2002.

Sobrevivência

Expedito Júnior não está errado em construir o seu projeto político para 2014. O mesmo preside um partido no Estado, o PSDB e precisa garantir a sua sobrevivência política.

Feito

Caso convença Alex Testoni, esse terá como cartão postal as suas realizações a frente da prefeitura de Ouro Preto do Oeste, ou seja, mostrar ao eleitor durante a propaganda eleitoral gratuita o que foi feito.

Musculatura

Com Alex Testoni no PSDB, os tucanos passariam a ter chances reais de voltar a ocupar o Palácio Tancredo Neves. Alex reuni condições de ser candidato ao governo do Estado por ter musculatura de votos e financeira, para enfrentar uma campanha eleitoral majoritária.

Construção

Caso Expedito Júnior consiga colocar em prática seus planos, esse largaria na frente na construção das articulações para as eleições majoritárias de 2014. Teria um palanque leve ao governo do Estado e, além disso, lhe daria sustentabilidade de palanque para disputar o senado.

Moeda

O outro lado da moeda dessa articulação recai sobre os ombros de Moreira Mendes. Esse terá que liberar Alex Testoni do PSD para o PSDB, sem que esse, perca o mandato de prefeito de Ouro Preto do Oeste. Em troca, o atual deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), poderia figurar na chapa como candidato a vice-governador.

Baterias

Dentro desse pacote, essas forças políticas, centrariam baterias para eleger Guilherme Erse deputado estadual e reeleger Moreira Mendes a deputado federal.

Dorme

Enquanto isso, o PMDB dorme e empurrar com a barriga os seus aliados, ou melhor, não sabe até agora quem são seus verdadeiros aliados. Caso sabe, empurram com a barriga, deixando o tempo passar para se construir nomitas e esvaziar os partidos adversários.

Dois

E caso todo esse cenário se confirme, o município de Ouro Preto do Oeste terá dois candidato ao governo do Estado, ou seja, o deputado federal Carlos Magno (PP) que disputaria com apoio do grupo político do senador Ivo Cassol (PP).

Chutou

Sem muitas explicações, o empresário Kazan Roriz (PEN), chutou o balde e anunciou que não irá disputar a nenhuma cargo eletivo nas próximas eleições.

Maestro

Tem vereador que se esconde atrás de uma Igreja, mas na verdade, é um verdadeiro maestro na prática de desvios de recursos da EMDUR durante a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT).

Nenhum comentário: