sábado, 13 de abril de 2013

FALANDO SÉRIO


Tivemos a oportunidade de conversar rapidamente em Brasília com o deputado federal Efraim Filho e o senador José Agripino, ambos são líderes dos DEMOCRATAS no Congresso Nacional. Ambos não esconderam o desejo de fortalecer do DEM nos Estados, com o intuito de eleger pelo menos 50 deputados federais nas próximas eleições. Esses também não esconderam o desejo de aliança com o presidenciável socialista Eduardo Campos (PSB). O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), nos revelou que os tucanos falharam com seus compromissos com o DEM em diversos Estados. Portanto, as lideranças do DEM entende que se faz necessário respeitar as bases do partido, sem interferir nas alianças regionais, para voltarem a ter 50 assentos pelo menos no Congresso nacional, nem que para isso, seja preciso se coligar com o PSB, PMDB, PSD e PDT. A mídia nacional também divulgou detalhes da reunião do senador Aécio Neves (PSDB-MG) com a cúpula do DEM. Nesse encontro, o senador José Agripino (RN) que preside os democratas, afirmou que o DEM saiu perdendo na manutenção da aliança com o PSDB nas eleições de 2012, ou seja, o DEM esperava eleger um número maior de prefeitos em Minas Gerais e São Paulo, o que não aconteceu. Além da falta de reciprocidade nas eleições de 2010 e na atualidade, o líder na Câmara do DEM, deputado Ronaldo Caiado, pretende disputar o governo contra a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB).

Revés

Pelas bandas de cá, o DEM sofreu um grande revés nas eleições de 2010 e 2012. O exemplo maior fica para o deputado estadual Adelino Folhador (DEM), que ficou em terceiro lugar na disputa para prefeitura de Ariquemes.

Derrotas

O deputado estadual Adelino Folhador (DEM) sofreu duas derrotas na urna em 2010 para o então ex-deputado Lourival Amorim (PMN). Esse último se elegeu prefeito de Ariquemes e ainda, elegeu seu irmão prefeito de Cacaulândia, cidade que Adelino foi prefeito.

Desmentido

Existe um ditado popular de quem cala, consente. Sendo assim, o ex-governador José Bianco não tem desmentido a imprensa sobre seu desembarque no PDT do senador Acir Gurgacz.

Investigar

O MP também precisa investigar a ligação dos dirigentes do DEM de Porto Velho com a construtora Baitchega, esse é responsável pela execução do Programa Brasil Carinhoso com a prefeitura de Porto Velho.

Privilégios

Alguns deputados estaduais estão gozando de privilégios concedidos por alguém do governo da Cooperação. Esses estariam utilizando veículos oficiais do governo do Estado no seu cotidiano, ou seja, atender seus interesses particulares. Está errado, pois os mesmos já recebem verbas indenizatórias para o seu deslocamento e manutenção dos seus veículos particulares.

Moralista

Absurdo é o discurso contraditório do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), que prega austeridade na administração pública e na ALE e na prática, faz o contrário, anunciando a compra de picapes no valor de R$ 180 mil para cada deputado estadual.

Presença

Acontece hoje no Teatro Municipal de Ouro Preto do Oeste, o Encontro Estadual do PSD sobre a liderança do deputado federal Moreira Mendes com a presença do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Quadro

A leitura que se faz da vinda do ex-prefeito Gilberto Kassab desse quadro político interno do PSD no Estado, é a real e possível lançamento de uma candidatura própria ao governo do Estado.

Estaria

Nesse caldo do PSD, estará o ex-senador Expedito Júnior candidato ao senado, ou seja, se estivesse no mandato, estaria concorrendo à reeleição.

Missa

Quem deve começa a ficar com um olho na missa e outro no padre, é o senador Acir Gurgacz (PDT) com a possível candidatura do ex-senador Expedito Júnior. Polarização na certa.

Explicar

Tanto Expedito Júnior, quanto o senador Acir Gurgacz, terão muitos detalhes para explicar ao eleitor, na tentativa de conquistar a confiança do voto. Com isso, uma terceira via poderá ser construída.

Continuando

Continuando sobre o plágio, quero dizer a todos os colegas da imprensa que podem transcrever o assunto que esse Colunista abordar, pois nesse mundo da informação, o mais importante é a notícia chegar ao conhecimento de todos.

Agradecer

Aproveito, para agradecer ao jornalista e colega Alan Alex por está acompanhando o que escrevemos nesse espaço no nosso dia a dia.

Nenhum comentário: