terça-feira, 2 de abril de 2013

FALANDO SÉRIO


Admira-nos muito o silêncio que paira no ar sobre os escândalos de desvios de recursos públicos através de um escoadouro que existia na EMDUR durante a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Esse escoadouro do dinheiro do contribuinte apenas beneficiou alguns, ou seja, enriqueceram pessoas, o que levou ao Ministério Público estadual executar uma operação que resultou apenas na apreensão de documentos e recolhimento de alguns computadores. Nomes ainda não vieram a público, prisões ainda não foram feitas e, parece que mais um esquema de corrupção na Prefeitura de Porto Velho durante a administração do Partido dos Trabalhadores na capital, caíra no esquecimento. Nem mesmo os vereadores da atual legislatura levanta importante debate sobre o tema, é como se existisse um pacto de silêncio entre todos e um grande surto de amnésia. Mas caro leitor, a nossa memória não é tão curta assim, portanto, estaremos usando desse espaço para sempre relembrar as autoridades competentes, bem como, a sua memória, aqueles que um dia lesaram o patrimônio público e continuam a andar livremente pelas ruas como se fosse uma andorinha alegrando o céu.

Perguntar

Também, devemos perguntar ao Ministério Público, quando os responsáveis pelos desvios dos recursos públicos da EMDUR vão conhecer a cadeia?

Envolvidos

Ainda é preciso lembrar e saber se os vereadores da época e da atual legislatura reeleitos, envolvidos no esquema da EMDUR, vão para cadeia?

Reaver

É preciso saber ainda, se realmente, o Ministério Público vai conseguir reaver algum centavo do que foi lesado do contribuinte de Porto Velho, por esses que usaram a EMDUR como escoadouro de recursos públicos municipais?

Transposição I

Quem anda comemorando os resultados da transposição é o secretário de Administração Rui Vieira (PMDB), o mesmo nos informou que haverá uma economia para o Estado de R$ 28 milhões de reais e a partir de janeiro de 2014, serão quase dez mil servidores transposto para os quadros federais.

Transposição II

Rui Vieira disse que a lição de casa o Estado já foi feita, ou seja, está tudo pronto para recepção do termo de opção, agora, é só aguardar a abertura do sistema de protocolo e dos ajustes finais por parte da SANF.

Artífice

O que não se pode negar nesse processo todo, é que a grande artífice da transposição dos servidores estaduais foi a deputada Marinha Raupp (PMDB) que trabalhou em silêncio.

Harmonizar

As informações que recebemos de Brasília nos deram conta de que a deputada Marinha Raupp, conseguiu harmonizar os secretários de Estado, as Ministras do Planejamento e Casa Civil, bem como, toda a bancada federal em favor da transposição dos servidores estaduais para os quadros federais. 

Bombardeio

A ex-candidata a prefeita Mariana Carvalho (PSDB) de Porto Velho, recebeu um bombardeio de criticas de boa parte da imprensa por uma mensagem de rádio desejando feliz páscoa aos rondonienses e em especial, aos portovelhenses.

Parcialidade

A imprensa faltou parcialidade com a jovem Mariana Carvalho (PSDB), pois o ex-candidato a prefeito Mário Português (PPS), que ficou em quarto lugar no pleito eleitoral do ano passado em Porto Velho, espalhou um outdoor em cada esquina da capital, contendo uma mensagem de feliz páscoa e nem por isso foi vítima do mesmo bombardeio.

Propaganda I

A Lei Eleitoral é clara quando a propaganda é apresentada em matérias publicadas em jornais da região, cartazes, outdoor, internet, adesivos, vinhetas de rádios e TV com mensagens pessoais ou apontando o candidato como apoiador de algumas festas etc.

Propaganda II

Ocorre que essa referida propaganda fora de época é proibida pela Lei 9.504, de 1997, sujeitando o infrator à multa e, em determinados casos, pode configurar abuso de poder econômico, conduzindo o candidato à inelegibilidade.

Abusam

Portanto, o que se constata, é que ambos, tanto Mariana Carvalho e Mário Português, abusam do poder econômico e promovem a propaganda eleitoral antecipada, mesmo sendo paga. Ato que a legislação eleitoral proíbe por serem pessoas públicas.

Coibir

Cabe agora ao Ministério Público Eleitoral, fiscalizar e aplicar a defesa da ordem jurídica, bem como coibir a prática da "propaganda extemporânea".

Pulando

A PM acabou com uma rinha de galo no Bairro Teixeirão na tarde de sábado. Pessoas distintas e de posses se faziam presente com suas apostas, inclusive, um deputado estadual frequentador do ambiente de crueldade, que fugiu pulando a cerca do vizinho.

Nenhum comentário: