sábado, 20 de abril de 2013

FALANDO SÉRIO

Na manhã de ontem (19), professores, pesquisadores e diversos representantes de órgãos estaduais e federais com atuação no meio ambiente, se reuniram no auditório da Federação de Futebol de Rondônia, para instituir o Comitê Gestor da Incubadora das Políticas Pública para a Amazônia (IPPA).  Segundo os gestores locais, o IPPA é um mecanismo institucional de articulação entre as universidades, institutos de pesquisa, governos e setor produtivo da Amazônia, vinculada ao Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que tem como missão contribuir para a concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a região, seus estados e municípios, apoiadas no conhecimento científico, nos saberes tradicionais e na participação qualificada dos atores regionais. Assim, a biodiversidade, floresta, cidades, periferias, indígenas, quilombolas, assentamentos, rios, água, alagamento se queimadas, considera-se que muito pode ser dito a respeito da Amazônia e muito ainda falta ser descoberto sobre a região. Mas uma das principais questões que se colocam neste início de século é: Como promover o desenvolvimento sustentável deste lugar, tido como estratégico por grande parte dos países do mundo?

Espaço

Todos presentes consideram a Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA), um espaço importante para a proposição de respostas a estas questões.

Presentes

Estavam presentes os professores renomados Josué Costa, Maria das Graças Silva e Silva, Dorisvalder Nunes, Adriana Nunes, Dante da Fonseca, Fabio Casara, Toninho entre muitos outros que realizam pesquisa em conjunto com o Núcleo de Estudos da Amazônia (NEA).  

Revelou

O prefeito de Campo Novo de Rondônia Oscimar Ferreira (PV) se mostra interessado em formalizar parcerias com instituições de ensino e com o governo do Estado, no sentido de estimular a prática de ecoturismo na localidade.

Possibilitaria

A prática de ecoturismo segundo o prefeito Oscimar Ferreira (PV) possibilitaria a geração de emprego e renda para uma camada jovem que vem migrando para os municípios da BR. 364, no intuito de conseguir um emprego e ter a oportunidade de cursar uma faculdade.

Revelou

O prefeito Oscimar revelou as potencialidades do município para receber um campus universitário de pesquisa em biodiversidade e conservação da natureza.

Desejo

A vereadora Sueli Moraes (PMDB) disse que o maior desejo da população de Campo Novo de Rondônia é ver a conclusão do asfalto até o município.

Diversas

A vereadora Sueli que é pertence aos quadros do partido governista, afirmou que “por diversas vezes sensibilizou as lideranças de maior expressão do seu partido, ou seja, o governador Confúcio Moura (PMDB) e o senador Valdir Raupp (PMDB), para conclusão das obras na estrada que parece não ter fim”.

Corredor

O vereador Sabá (PP) defende que o município de Campo Novo de Rondônia pode se tornar um grande corredor de exportação, se a bancada federal trabalhasse para sair do papel, a estrada parque ligando ao município de Nova Mamoré.

Sofrendo

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Novo de Rondônia Nivaldo Rosa (PR) disse que a população rural vem sofrendo muito devido as fortes chuvas do inverno rigoroso, o que vem causando um enorme estrago nas estradas rurais.

Encaminhado

O vereador Nivaldo Rosa (PR) disse ter encaminhado pedido ao governador Confúcio Moura (PMDB) e ao superintende do DER Lúcio Mosquini (PMDB), ações rápidas do Programa Estradão nas estradas rurais de Campo Novo de Rondônia.

Proibidos

Gestores públicos estão proibidos por Lei de abrir concursos para preenchimento de reserva de cadastro para ocupação de cargos públicos.

Assumirem

Dois nomes estão cotados para assumirem posições no governo da Cooperação. Trata-se dos peemedebistas, Luiz Valadares e Pedro Beber, ambos ligados ao senador Valdir Raupp (PMDB).

Publicou

O TSE publicou a inelegibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o deixando fora da disputa nas próximas eleições de 2014.

Promoveu

Com a certeza, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), promoveu uma degola nos cargos indicados pelo senador tucano, pois nos últimos dias esse vinha ensaiando uma possível pré-candidatura ao governo do Estado.

Consulta

O caso de inelegibilidade do senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) se aplica ao ex-senador rondoniense Expedito Júnior (PSDB). Portanto, nos próximos dias, dirigentes do PHS farão uma consulta ao TSE nos moldes que foi feita ao senador tucano do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário: