quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sociedade e seus Mundos Paralelos: a desconstrução do discurso


         Todos nós que enveredamos pelo estudo das ciências sociais, logo aprendemos que todas as formas de espaço são produtos históricos, resultante da ação do homem sobre a natureza, a transformando em espaços artificiais e que a cada instante, representa relações sociais dinâmicas, dando origem à produção do espaço visível.
         A geografia regionaliza o mundo com diferentes critérios como forma de facilitar o estudo do mesmo, buscando apresentar diversas análises especifica, descartando a generalização de informações.
         No período da ordem bipolar, conhecido como Guerra fria, o mundo foi dividido em três mundos, ou seja, Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Assim, os países que forma o grupo de Primeiro Mundo possuem parques industriais modernos de elevado nível tecnológicos, economias fortalecidas e apresenta indicadores sociais elevados.
         Quanto ao grupo de países que formam o segundo mundo, a regionalização geográfica considera que é formado pelos países de economia planificada, ou seja, o grupo de países ex-socialistas, sendo que essa designação não se usa mais. No entanto, muitos autores ainda classificam o Segundo Mundo como os “países em desenvolvimentos”, ou seja, de economias emergentes, representado pelo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que juntos formam um grupo político de cooperação.
         Por fim, o grupo de países que forma o Terceiro Mundo são nações que possuem economias subdesenvolvidas ou em vias de desenvolvimento, espalhadas na América Latina, África e Ásia. E a partir de uma observação que constatou a existência de uma grande disparidade econômica, social e política entre as nações analisadas. Tais disparidades e diferenças, o economista francês Alfred Sauvy no ano de 1952, atribuindo pela primeira vez à expressão “Terceira Mundo” as nações marginalizadas no cenário mundial, que na sua grande maioria, sãos os países latinos, asiáticos e africanos.
         Então, a regionalização a partir dos três mundos, está de acordo com a Teoria dos Mundos, designação dada a partir do método de análise usando a partir do ano de 1945 e perdurou até o ano de 1990. A expressão se refere à subdivisão do mundo por grandeza econômica, apesar dessas expressões na atualidade não serem muito usada e mesmo recebendo muitas criticas na atualidade, as denominações mais comuns e usadas são: países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
         Então, com base nos ensinamentos do geógrafo Milton Santos precedido na noção de totalidade e análise da teoria do espaço. Tracei no meu imaginário, linhas de reflexão sobre o texto a “Sociedade e seus Mundos Paralelos”, em determinado parágrafo, afirma que “precisamos deixar de lado esse primeiro mundo de ilusões e o segundo mundo das desigualdades e realidade em que nos encontramos e evoluir para um terceiro mundo de políticas públicas voltadas para o bem estar social”.   Ao discordar do ponto de vista do autor, quando nós que fazemos parte de uma sociedade de segundo mundo, que vivemos sob as hostes do primeiro mundo, não se pode evoluir de onde se veio. Uma grande controvérsia ao pensamento de Milton Santos e concluo, interpretando o pensamento sobre a sociedade e seus mundos paralelos, a partir dos conhecimentos acumulados, que a percepção de pertencimento e a insatisfação frente à indiferença do mundo não deve levar o ser humano a construir mundos paralelos abstrato, previsível, controlável ou em espaços perfeitos, mais sim, construir caminhos que nos leve ao mundo paralelo do Terceiro Mundo.

Nenhum comentário: