domingo, 18 de dezembro de 2011

Coluna Falando Sério

O ano praticamente já chegou ao fim, um ano marcado por muitas crises econômicas regionalizadas, atingindo os EUA e a Europa principalmente. Pelas bandas de cá, a presidente Dilma conseguiu afastar o fantasma da crise econômica arrochando o sinto da classe média e quem é rico, ficou mais rico e o pobre, cada vez mais pobre. Na Nova Rondônia, muitos setores do Estado conseguiram avançar. Mais o maior desafio do governador Confúcio Moura (PMDB) para 2012 será vencer os sabotadores do seu governo, ou seja, fazer um verdadeiro limpa nos “autocanibais” e “autonucleares” enraizados em setores da administração, prejudicando e emperrando o governo da cooperação, ou seja, segurando o freio de mão.
Balança
Quem sempre balança na boca da imprensa, mais não cai, é o secretário chefe da Casa Civil, Ricardo Sá. Este saiu ileso da Operação Termópilas, ou melhor, todos no meio político sabem do seu comportamento austero em toda sua vida pública.
Transposição
Quem tem se dedicado de corpo e alma pela transposição dos servidores é o Secretário de Administração Rui Vieira. O homem montou uma boa equipe de gestão e faz questão de acompanhar tudo bem de pertinho.
Tucanos
Os tucanos do PSDB da capital, em reunião na semana que passou, lançaram três nomes como pré-candidatos a prefeitos de Porto Velho, sendo que os dois mais cotados na boca do povo seria o do médico Alexandre Brito ou da vereadora Mariana Carvalho.
Fritados
Quem poderá sair fritado do processo de escolha no frentão formado pelo PSDB, PR e PV, são os pré-candidatos a prefeito Miguel de Souza e Lindomar Garçon, respectivamente.
Surpresa
Não se espante, pois um passarinho vermelho me contou que o nome da chefe da Gabinete do prefeito Roberto Sobrinho (PT), Miriam Saldanha, pode surgir como pré-candidata a prefeita da legenda petista e seria ungida pelo presidente do diretório municipal Tácito Pereira.
Afastada I
Ao contrário da prefeita de Fortaleza, Liziane Lins (PT), que parte para o embate nos processos políticos internos da legenda. A ex-senadora Fátima Cleide (PT) vem sempre afirmando que os CPF são diferentes das lideranças partidárias.
Afastada II
A ex-senadora Fátima Cleide (PT), esquece que tal atitude de silêncio e de não envolver-se nas questões internas do partido, a torna passiva de tudo, deixando o eleitor com as barbas de molho.
Itapuã
O prefeito João Testa (PMDB) do município de Itapuã do Oeste tem reeleição garantida se a eleição fosse hoje. O homem enxugou a máquina, alocou muito recursos e vem se revelando como um grande tocador de obras.
Cujubim
Este Colunista em conversa com lideranças políticas locais no município de Cujubim, afirmaram que o atual prefeito Ernan Amorim (PRTB) vai ter que suar a camisa para ser reeleito.
Machadinho
Em Machadinho do Oeste o atual prefeito Marinho da CAERD (PV) tem reeleição garantida. Isso, se o deputado estadual Neodi Oliveira (PSDC) não vier candidato a prefeito.
Ariquemes
O atual prefeito Márcio Raposo (PSD) vai ter que sair da toca, pois mesmo com o possível apoio do governador Confúcio Moura (PMDB) para buscar a sua reeleição, o nome que está na boca do povo é do deputado estadual Lorival Amorin (PMN).
Vale do Anari
O nome de Lidiane Hidalgo (PHS) vem crescendo no município do Vale do Anari para uma possível disputa majoritária. Seria uma disputa teco a teco com o atual prefeito Nego Maturana (PTN) que tentará a sua reeleição.
Comando
O poder judiciário estadual tem novo comando. Ontem quem assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Estado foi o desembargador Roosevelt Queiroz em substituição ao desembargador Cássio Sbarzi Guedes.
Comportamento
O desembargador Cássio Sbarzi Guedes é um homem de extrema simplicidade e teve sua vida marcada por um comportamento exemplar de seriedade e austeridade. O seu maior feito foi dar inicio ao processo de ampliação de acesso das pessoas a justiça no Estado.
Arquivado
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Cássio Sbarzi Guedes, mandou arquivar o pedido da Assembléia Legislativa sobre a decisão do desembargador Sansão Saldanha que afastou da Mesa Diretora.
Eleição
Assim, os deputados Jean Oliveira (PSDB), Epifânia Barbosa (PT), Ana da 8 (PT do B) e Flávio Lemos (PR) envolvidos na Operação Termópilas, ficam fora da mesa e agora, a cobra vai fumar! É preciso então, ter uma nova eleição para a mesa diretora da ALE.
Discreto
Quem vem fazendo um trabalho discreto mais eficiente na EMATER é o secretário executivo da pasta, Elisafam Sales (PT). Este vem tentando trazer para o órgão extensionista de apoio ao produtor rural, o caminho da inovação e implementação de novas tecnologias visando fortalecer a cadeia produtiva do Estado.
Diferença
Segundo a afirmativa do articulista Rudolfo Lago, osPolíticos que misturam o público e o privado, que não têm noção da diferença entre as duas coisas, sempre existiram. Mas quando essa confusão acontece com o próprio presidente da Câmara, ela ganha graves contornos institucionais”.

Nenhum comentário: