quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As enchentes chegaram e não foi falta de aviso!


           Até o final do mês de agosto, esse blogueiro vinha publicando uma seqüência de assuntos relacionados aos problemas estruturais enfrentado pela nossa capital, ou seja, a falta que faz um bom planejamento e um prefeito com visão de reformador urbano.
            As reflexões que sempre tinha o seguinte título: Porto Velho, a cidade que precisa acontecer! Foi inspirado numa frase do radialista Mauricio Calixto, pessoa que tenho muito apreço, carinho e admiração.
            No texto que foi escrito e publicado em 27/08/11 nesse Blog, já questionava as ações da prefeitura no sentido de preparar a capital para o “tempo das águas”, ou seja, o forte inverno amazônico que sempre ocorre no mês de dezembro a janeiro com maior intensidade.
            O texto bastante aprofundado se pautou em fazer uma pequena a mostra de problemas estruturais enfrentados por Porto Velho e que por falta de um bom planejamento, deixam de ser ambiental e passam ser de ordem estrutural, social, político e econômico.
            Foi feito também uma apresentação de fotos com galerias entupidas, bueiros obstruídos, ruas sem meio-feio, valetas, sarjetas e sumidouros para facilitar a drenagem da alta precipitação no período mencionado acima.
            Lembro que o tempo passou e o serviço estrutural essencial para esse período chuvoso mencionado acima, bem como, a limpeza dos igarapés em perímetros urbanos, visando evitar alagamentos e transbordamento dos leitos naturais dos mesmos, não foi realizado com a amplitude que requer tais problemas pela prefeitura da capital.
            Assim, na manhã de hoje, a cidade por falta de medidas preventivas, as fortes chuvas que caíram sobre os céus de Porto Velho nessa madrugada e provavelmente não cessarão no restante do dia pelo aspecto do tempo e do clima, trouxe transtorno a população que se deparou com uma cidade alagada.
            Os maiores fatores que contribui para o alagamento nesse período chuvoso é o asfalto que deixa o solo impermeável, sendo necessária a aplicação conjunta de toda a infra-estrutura de rede coletora de águas pluviométricas artificiais, bem como a conscientização da população a não jogar lixo na rua e a prefeitura fazer bem a sua lição de casa em manter o sistema de coleta de lixo e varrição em dia na cidade. Tai a lição, varrer, limpar e pintar, pra terminar, iluminar!

Nenhum comentário: