terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O ADEUS A ISAAC BENESBY


         Domingo Guajará-Mirim chorou mais uma vez. Não foi só Guajará, foi Rondônia inteira. O coração do Isaac parou de vez. De agora em diante não o veremos mais – como sempre ansioso e alegre ao mesmo tempo. Sempre com pressa para cumprir suas tarefas. Amava começar e terminar um serviço no prazo certo. E andar pelas ruas distribuindo abraços.
         Era engenheiro de campo. De fazer acontecer as coisas. Sempre criando alternativas para o baixo custo. Fazer bem feito dentro do orçamento curto de uma prefeitura. Improvisava composições da massa asfáltica. Juntava os materiais disponíveis em cada região. Fazia contas de cabeça, avesso a maquinarias calculadoras. Tinha a história política de Rondônia na palma da mão. Uma memória prodigiosa.
         Foi Prefeito de Guajará. Imbatível em suas ações que perenizam. Foi além das suas atribuições domésticas. Esticou o carreador antigo que ligava BR 364 ao seu município e o transformou em rodovia pavimentada. Ele mesmo à frente, puxando a guia do trabalho, fez o que hoje seria impossível para um município médio. Deputado Estadual, Secretário de Estado.
         Ele me ensinou fazer asfalto barato. Eu fiz com ele. E por ultimo, no Governo atual, ele tocou pra mim duas obras, em Alto Alegre dos Parecis e Guajará. Sempre dando um jeito de se fazer mais com menos.
         Tive rapidamente no seu velório. Em nome do povo rondoniense, para dizer o adeus de Rondônia a um filho ilustre. Posso dizer que sua família foi dona do noroeste rondoniense. Ele desapegado de bens, só deixa o seu nome, a sua obra e muita amizade.

Fonte: Blog do Confúcio Moura

Nenhum comentário: