domingo, 25 de dezembro de 2011

Coluna Falando Sério

Na quinta-feira (22/12) dessa semana foi transmitida em rede nacional a propaganda eleitoral do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, que teve como principal fundador o estadista Getúlio Vargas. O programa do PTB fez um paralelo entre Judas e a corrupção. Com linhas afirmativas durante todo tempo que a corrupção seria o Judas moderno, provocando sangria nos cofres públicos. Desviando recursos da educação e saúde principalmente, dizendo que o Estado se torna pesado por conta da cobrança da pesada carga tributária existente. O discurso do presidente nacional da legenda trabalhista na TV, Roberto Jeferson na TV, se apresentou sombreado de amnésia. Pois o mesmo foi o maior protagonista do escândalo dos Correios, do esquema do “mensalão” no governo Lula. No seu partido ainda tem sanguessuga e um deputado estadual, que até pouco tempo foi presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e encontra-se foragido da justiça, acusado de desviar gigante soma de verbas da saúde. É de se pensar até onde vai à cara de pau de alguns no mundo da política, você não acha?

Foragido

O deputado estadual Valter Araújo (PTB) ao se tornar foragido da justiça, agora é considerado réu confesso diante das acusações que recaiu sobre seus ombros com a Operação Termópilas da Polícia Federal.

Expulsão

Com a propaganda eleitoral do PTB essa semana, se fosse um partido sério como apareceu nas telinhas da TV, já teria expulsado os mandatários detentores de cargos eletivos envolvidos em escândalos de corrupção.

Garantia

A informação partiu do presidente regional em exercício do Partido Democrático Trabalhista – PDT, Rui Mota, que tem em seus quadros, o senador Acir Gurgacz, disse que estaria pronta a expulsão do deputado estadual Saulo da Renascer da legenda brizolista.

Lembrando

O deputado estadual Saulo da Renascer (PDT) envolve-se no esquema de propinas desbaratado pela Operação Termópilas da Polícia Federal. Lembrando, seu berço político é a cidade de Ariquemes.

Indiciada

Apesar das juras de inocência, foi ajuizada uma ação penal de corrupção ativa pela Justiça rondoniense a deputada estadual Ana da 8 (PT do B).

Decoro

O deputado estadual Ribamar Araújo (PT) que tem o discurso moralista, até a presente data não moveu uma palha para pedir a cassação dos seus pares envolvidos na Operação Termópilas.

Blogando

O senador Acir Gurgacz (PDT) divulgou em seu Blog que os servidores da Polícia Militar do Estado de Rondônia serão os primeiros na transposição para os quadros da União.

Prejuízos I

Passada a greve, a UNIR já amarga os seus primeiros prejuízos, ou seja, perdeu as seguintes verbas: 8 milhões para compra do terreno de 118 hectares para ampliação do Campus de Rolim de Moura.

Prejuízos II

O campus de Guajará-Mirim perdeu 200 mil destinado a reforma e projeto de acessibilidade. O curso de medicina perdeu mais de 5 Milhões, o Hospital Universitário também perdeu uma verba de mais de 1 milhão e a assistência estudantil ficou sem os 300 mil do PNAE.

Micros

Todos sabem que o movimento grevista da UNIR teve origem nas reivindicações de questões micros, a exemplo de lâmpadas, manutenção de bebedouros, conservação e limpeza dos campi, aquisição de material de expediente, aquisição de material para os laboratórios etc.

Macro

A reitora em exercício, professora Maria Cristina, em recente reunião, confessou que não se concentrará nas questões Micros, pois as questões Macros são mais urgentes para serem tratadas.

Bruxas

Terminada a greve da UNIR, a universidade está vivendo um verdadeiro caça as bruxas. Quando se deveria construir uma “coalização” e manter um dialogo permanente para superação conjunta dos problemas que afligem a comunidade universitária daquela instituição de ensino.

Trabalho

Quem vem trabalhando muito é o Reitor Raimundo Jimenez do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. O homem não para e garantiu para o ano de 2012, novas unidades nos municípios de Guajará-Mirim e Buritis.

Braçada

Quem está nadando de braçada é a deputada estadual Glaucione (PSDC) na intenção de votos para se tornar prefeita de Cacoal.

Liderando

Em Colorado do Oeste quem vem liderando a preferência do eleitor na corrida eleitoral é o atual prefeito Anedino da Farmácia (PP). Se a eleição fosse hoje, este se reelegeria com larga folga a frente dos atuais adversários.

Experiência

Com a experiência acumulada como presidente da Câmara Municipal de Porto Velho por duas vezes, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), dar claras demonstrações que consegue dar conta do recado como presidente da Assembléia Legislativa do Estado.

Saúde

Os atuais prefeitos em sua maioria no Estado preferem fazer a política pública da ambulância do que realmente fazer a lição de casa garantindo investimentos na saúde de baixa e média complexidade.

Fraqueza

Pois nenhum homem de bem fica feliz com a desgraça alheia, nem muito menos pela fraqueza administrativa de um gestor público. Assim, quem não sabe fazer, seja pelo menos humilde, chame quem sabe ou aprenda a escutar

Novamente

Surge a grande pergunta novamente sobre a atuação parlamentar dos vereadores da capital em fiscalizar os atos executivos da prefeitura: está faltando quantidade ou qualidade?

Felicitações

Este Colunista e toda a Equipe do Jornal Estadão do Norte, deseja a todos os leitores um Feliz Natal.

Nenhum comentário: