sábado, 10 de dezembro de 2011

A frase que me fez refletir!


            Um amigo se dirigiu há mim dias atrás com frases afirmativas sobre a carência afetiva que cada um de nós demonstramos no nosso cotidiano, através de atitudes e de comportamentos exteriorizados. Fiquei pensativo sobre o tema, logo meus pensamentos divagaram sobre o assunto, gerando dúvidas. Busquei traçar um imaginário entre a carência afetiva e a dependência emocional por alguém, principalmente quando amamos demais e esse amor só nos provoca sofrimento.
            No meu imaginário, cheguei à conclusão que a palavra dependência é tão pesada como um lingote de ferro. Criam-se personagens tristes com sorriso alegre nas pessoas, que deixam de viver uma vida saudável e feliz, para se tornarem pessoas altamente destrutivas, devido ao sentimento de amor obsessivo que passa a dominar a mente dessas pessoas dependentes, se viciando em outro alguém, ou seja, uma mulher viciada num homem ou um homem viciada numa mulher.
            Não me aprofundei no assunto, mais empiricamente, mais penso que a dependência emocional é fruto de um amor obsessivo, deve levar a vida de muitas pessoas à destruição, não importando a classe social que essas pessoas venham a pertencer.  Ainda divagando no meu imaginário, penso que a dependência emocional caminha as pessoas a usarem o potencial de sua mente para tentar a agradar o outro sem limites. Forma errada de demonstrar o amor que sente pelo outro, ou seja, a partir do uso de todas as suas faculdades para agradar alguém, pensando na verdade, que com tal comportamento, haverá reconhecimento por parte de quem é agradado, e ainda acha que vai fazer com que a outra pessoa se sinta amada ou que vai conseguir ser amado na mesma intensidade, sendo na verdade, engano de quem acredita nesse conto de fada.
            Na verdade, a carência afetiva somada à dependência emocional, representa um circulo vicioso do personagem que ama mais o outro do que a si mesmo, criando um script que tem o medo, o abandono e a solidão como roteiro principal na vida amorosa. As pessoas que passam a conviver com esse cenário, passam a si sentir incapazes de amar outra pessoa que venha corresponder verdadeiramente um sentimento de amor e carinho, ou seja, não se tornar capazes de buscar ou aceitar o amor de outro alguém.
            Assim, concluo afirmando que a carência afetiva de uma pessoa consiste em usar todo o potencial de sua mente, vontade e sentimentos a fim de agradar sem limites a outra pessoa para se sentir amado por ela. A relação alicerçada a partir de tal cenário aqui desenhado se tem como pano de fundo, a atração de um relacionamento perturbador para mente e fatídico para alma, devido às fortes dores emocionais profundas por amar demais o outro que não corresponde como se espera.

Nenhum comentário: