sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Porto Velho, a cidade que precisa acontecer

Programa de Reciclagem na capital Curitiba - PR

A coleta seletiva como forma de reduzir o desperdício
        
         Alguns meses sem publicar sobre Porto Velho, a cidade que precisa acontecer! Novamente fui motivado escrever e estimulado a escrever sobre relevante tema. Atribuo essa volta a partir do recebimento de um e-mail, postado por um cidadão cobrando a continuidade de idéias blogadas de gestão pública que podem vir a melhorar a nossa qualidade de vida na nossa cidade.
         Nas primeiras abordagens com de Porto Velho, a cidade precisa acontecer, tratei da preparação da cidade para os tempos das águas, alertei, mais nada foi feito de concreto e pessoas tiveram suas casas e ruas tomadas de conta pelas águas das intensas chuvas nos últimos dias. Sabemos que a prefeitura da Capital tem vários órgãos na sua estrutura que dão manutenção, conservação e limpeza na nossa cidade, mais tais órgãos ainda não foram capazes de criar programas amplos e impactantes para melhorar a vida dos habitantes da nossa cidade.
         Hoje vou tratar especificamente da coleta do lixo da nossa capital, pois todos sabem que tal serviço é terceirizado a uma empresa e por ano milhões são gastos, contrato aditivado, surge serviços extras que não estão em planilha e por fim, aparece o realinhamento de preço, manobras dentro da Lei que significa na verdade, desvio de dinheiro público. De tudo isso, quem paga a conta é o contribuinte através da Taxa de Lixo e continuamos sofrer com coleta irregular, ruas, terrenos baldios e espaços públicos sujos, ou seja, continuamos vendo nossa cidade suja, escura e mal conservada.
         Todos nós sabemos que não há como parar de produzir lixo por conta do consumismo. O que podemos juntos fazer é diminuir essa produção, isso só será possível acontecer se reduzirmos o desperdício e partimos para reutilização do que pode ser reciclado através da implantação da coleta seletiva, na verdade, o reaproveitando do de matérias descartado por nós e que pode ser novamente reutilizado através da reciclagem. Assim, nós habitantes de Porto Velho é preciso acreditar que podemos fazer a diferença através de um presente responsável para termos um futuro melhor.
         A coleta seletiva do lixo representa na verdade emprego para quem mais precisa de um trabalho e renda. Estimula a criação de cooperativas de catadores, conscientiza a população a participar de implantação de programas de responsabilidade pós-consumo, consolida uma política de resíduos sólidos e promove ganhos sociais e ambientais para nossa capital.

Nenhum comentário: