segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O desafio de promover intercâmbio ente o COPM da Paraíba com o COPM de Rondônia


            O inicio do mês de dezembro deste ano, precisamente a sexta-feira (02/12/11) ficará marcada na memória desse blogueiro, pois pude testemunhar a visita do Coronel Francisco de Assis Silva ao Estado de Rondônia. Este atualmente é presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Estado da Paraíba, que também veio acompanhado do meu primo, o Tenente-Coronel Carroberto Oliveira de Albuquerque, ambos fazem parte da construção da história da Polícia Militar do Estado da Paraíba.
            Inicialmente, pensei que ambos não viriam, a final, o convite não teve tanta formalidade, por isso a agenda de compromissos foi realizada sem tantas formalidades. Logo pela manhã da referida sexta-feira, foi feito uma visita de cortesia ao presidente do Partido Humanista da Solidariedade – PHS de Porto Velho, o advogado Reinaldo Rosa, homem marcado por uma história de vida de sucesso e de grandes realizações pessoais, considerado por mim, um exemplo de homem sério e de grande espírito público.


            Ainda no escritório do nosso amigo Reinaldo Rosa, tivemos um encontro informal com o Major PMRO Silvio e o Major Ferro PMRO (Ferrinho), ambos vieram trazer o abraço fraterno do chefe da Casa Militar do Estado de Rondônia, Major PMRO Gualberto, por esta acompanhando a comitiva do governador pelo interior do Estado, não se pode fazer presente. A conversa girou em torno da passagem do Major Silvio pela Academia de Polícia Cabo Branco pertencente à Polícia Militar do Estado da Paraíba. Depois de muita prosa, todos nós nos despedimos e levei o Cel. Francisco e o Coronel Carroberto à presença do Capitão Mário Souza, esse é presidente do Clube dos Oficias da briosa Polícia Militar do Estado de Rondônia.


            Chegando a sede administrativa do COPM da PMRO, localizado no Mirante Dois e Meio, as margens do Rio Madeira, os visitantes ficaram admirados com a estrutura do lugar, bem como da belíssima paisagem, considerado por ambos os coronéis visitantes, um espetáculo a parte da natureza. O Cel. Francisco chegou a comparar o lugar com um quadro pintado e na sua tela expressaria a casa construída com traços do neoclássico e ao fundo, a paisagem morta da natureza, algo plausível aos olhos de quem ver e de rara beleza em pleno espaço urbano.
            Logo todos se apresentaram, a conversa girava nas experiências administrativas de cada presidente. Para coincidência maior, o Cap. PMRO Mário Souza também passou pela Academia da Policia Cabo Branco e declarou o seu amor por João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba.


            Depois de muita prosa sobre os serviços prestados aos associados do COPM-PB e a comunidade em geral, com destaque para o esporte. Também se falou da atuação política reivindicatória em favor da oficialidade da Policia Militar e de políticas públicas que venha cada vez mais fortalecer a instituição que fazem parte como profissionais. O Cel. Francisco ainda em sua fala foi enfático ao afirmar da necessidade de todos representantes de classe das entidades constituídas, manterem-se unidas e traçar uma única linha de discurso, sem divergir muito. Além é claro, de buscar construir um dialogo permanente com o Comando Geral e com os Poderes Executivos, Judiciário e Legislativo, a fim de fortalecer a instituição Polícia Militar.


            Foi chegado à hora do Cel. PMPB Francisco ouvir do Cap. PMRO Mário Sousa a história do COPM-RO, dos serviços prestados aos associados e da grandeza do COPM que ele representa como instituição representativa da oficialidade da Briosa Polícia Militar do Estado de Rondônia. Este enalteceu a localização estratégica da sede administrativa, bem como dos desfrutes oferecidos pela sede campestre do COPM-RO. O Cap. PMRO Mário Souza agradeceu a visita, disse que ainda tem muito a aprender e que deseja manter vivo o intercâmbio entre os demais Clubes de Oficiais espalhados pelo Brasil e que é chegada à hora, de buscar realizar atividades semelhantes ao COPM-PB, oferecendo a oficialidade associada, os mesmo níveis de serviços prestados pelo COPM-PB aos associados e a comunidade em geral.


            Ao término da visita, o Cap. PMRO Mário Souza recebeu das mãos do Cel. Francisco, a revista editada pelo Clube, camisetas alusiva aos Jogos interclubes de Oficias Militares e Bombeiros do Brasil, do Bloco Carnavalesco – PM Folia e tantos outros brindes confeccionados pelo COPM-PMPB. O Cap. PMRO agradeceu a visita, as lembranças recebidas e disse que o desafio estaria lançado para se manter vivo o intercâmbio cultural e esportivo entre as suas entidades de representação de classe de oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia e da Paraíba. Em seguida, logo partimos para o local do almoço.

Nenhum comentário: