quarta-feira, 5 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Tivemos a oportunidade de assistir a palestra promovida pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia/UNIR com o Professor Doutor Honoris Causa Almir Narayamoga Suruí sobre o tema “A participação do Indígena na Formulação das Políticas Públicas”. Na sua fala, o líder indígena ressaltou os avanços conquistados pelo Plano 50 Anos Suruí que visa o uso sustentável da floresta com base no extrativismo e a mantendo em pé. O mesmo projeto contempla a formalização com indústrias, municípios e Estado no sentido de promover a mudança de consciência em relação à adoção de políticas públicas que visem conter o avanço da mudança climática atual. Almir também defendeu a criação de instrumentos capazes de melhorar a vida das pessoas e do coletivo como um todo por parte do Estado. Por fim, apresentou os parceiros do Plano 50 Anos Suruí, ou seja, o Google, a Funbio, Água Verde da Suíça, Fundação Amazônia, Florestand e a Associação Canindé.  Almir finalizou afirmando que “as criticas em relação a essas parcerias é de quem não sabe das necessidades do povo Suruí”!

Marrom

Numa conversa a parte, o líder indígena Almir Suruí nos disse que deixou o Partido Verde (PV) por esse ter se tornado marrom.

Empenhado

Almir Suruí também nos revelou que está empenhando na formação da Rede Sustentabilidade da ex-presidenciável Marina Silva.

Considerar

Perguntado sobre futuro político, Almir Suruí nos revelou que não possui pretensão alguma para disputar a nenhum cargo eletivo por já se considerar um homem público.

Sacrifício

A cúpula do PT paulista escolheu o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para o sacrifício eleitoral nas próximas eleições de 2014 mediante a necessidade de promover alianças com outras agremiações partidárias.

Arapuca

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ao identificar a arapuca montada logo procurou o ex-presidente Lula para tratar do assunto e não tendo sido recebido, o senador Suplicy foi ao Instituto Lula e pessoalmente entregou uma carta dirigida ao ex-presidente cheia de ponderações e desabafos - uma sutil lição de moral.

Cai

Depois da Heloísa Helena, do Cristovam Buarque e da Marina Silva, o PT dos mensaleiros vai tirar uma das últimas reservas morais do partido: Eduardo Suplicy. Cai fora antes Suplicy!

Sofre

Pelas bandas de cá, é bem visível pelo seu comportamento que o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) sofre com uma crise existência ideológica partidária desde que saiu do Partido dos Trabalhadores.

Arranca-rabo

Nos últimos dias, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) teve um arranca-rabo com o presidente estadual da legenda que lhe deu abrigo quando decidiu deixar o PT, ou seja, com o deputado federal Moreira Mendes.

“Convite”

Sendo assim, Hermínio Coelho (PSD) reuniu parte dos dirigentes do PC do B e pediu para que o partido vermelhinho formalizasse por escrito o “convite” de filiação. Assim, logo trataria de filiar-se a legenda presidida no Estado por Manoel Nery.

Exigiu

Para se filiar ao PC do B, o deputado Hermínio Coelho exigiu a indicação da candidatura ao governo do Estado, por ter tido as suas pretensões negadas pelo deputado federal Moreira Mendes (PSD).

Será

Na discussão, Moreira Mendes disse que o candidato ao governo do Estado pelo PSD será mesmo o prefeito Alex Testoni (PSD) de Ouro Preto do Oeste.

Afinidades

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) esquece que quem manda no PC do B a nível estadual é o senador Valdir Raupp (PMDB) por conta das afinidades que possui com o presidente estadual da legenda Manoel Nery.

Concedeu

O agente penitenciário Messias Fernandes (PHS-Machadinho do Oeste) concedeu entrevista de rádio criticando a politica de governos passados para o sistema carcerário do Estado.

Sensibilidade

Messias Fernandes na mesma entrevista disse que os governos passados não fez nada para melhorar os salários e as condições de trabalho da categoria. No entanto, pediu a sensibilidade do Governador Confúcio Moura (PMDB) para negociar definitivamente o PCCS e acabar com a greve.

Desdobramentos


Repercutiu tanto a publicação dos desdobramentos da queda do ex-Reitor Raimundo Jimenez do IFRO que recebemos vários e-mails externando o desejo de intervenção por parte de muitos servidores dos campis de Ji-Paraná e Cacoal.

Nenhum comentário: