sexta-feira, 21 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Abro o editorial de hoje com a seguinte pergunta: Por que os Rondonienses vão às ruas? Na tarde de ontem milhares de manifestantes tomaram as ruas de Porto Velho a partir da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na verdade, por mais que a passagem de ônibus de R$ 2,60 por um itinerário tão curto pese no bolso do trabalhador da nossa capital, o grito preso na garganta é bem maior do que pensa a nossa classe política. A sociedade brasileira e em particular a nossa, não suporta mais conviver com um sistema de saúde pública falido, educação de péssima qualidade com professores vivendo a pão e água, violência crescente e servidores que fazem a segurança pública tendo que morar ao lado de bandidos, corruptos andando nas ruas como se fossem pessoas de bem, o país sofrendo colapso de infraestrutura, a classe média pagando uma conta que não é sua e sim pertencente às elites, ou seja, a política redistributiva de transferência de renda adotada desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, as populações urbanas tendo que conviver em cidades com serviços públicos medievais, sendo um contraditório mediante ao Brasil ter atingido recentemente o topo da 6º economia mundial. São tantas contradições que ao longo desse tempo, a nossa democracia e a constituição cidadão não conseguiram apresentar resposta entre um abismo existente de um país com grande potencialidade econômica e uma desigualdade latente na distribuição dessa riqueza. É preciso sim ir para as ruas fazer esse enfrentamento e demonstrar a indignação de tanta crueldade da “Ditadura Econômica” imposta a nós brasileiros.

Refletiu

A sociedade brasileira refletiu em tempo sobre os custos elevados para se realizar a Copa do Mundo e os comparou com os investimentos feitos em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Trocando em miúdos I

Trocando em miúdos: se o governo tem tanto dinheiro para gastar na construção de novos estádios e investir na infraestrutura das cidades sedes da copa, por que não tem para pagar salários decentes aos professores, aos médicos e enfermeiros, aos agentes penitenciários e socioeducadores, policiais civis, militares e bombeiros.

Trocando em miúdos II

Trocando em miúdos: será que os trinta bilhões gastos para construir meia dúzia de estádios, não daria para investir na duplicação das nossas rodovias, proporcionar investimentos nas nossas estradas de ferro, hidrovias, portos e aeroportos?

Trocando em miúdos III

Trocando em miúdos: o que acontece com o nosso Judiciário, Ministério Público e polícias que demoram tanto para apurar e colocar na cadeia os nossos políticos corruptos, servidores públicos propineiros e empresários do colarinho branco.

Perguntar

Tenho que me perguntar e perguntar ao nobre leitor: o combate efetivo à violência e à corrupção faz parte da má gestão dos nossos agentes públicos ou da má vontade com o povo que os elegem pelo voto direto e secreto?

Resolveram

Depois que anunciamos a omissão e o silêncio dos nossos parlamentares diante das manifestações nas ruas contra a corrupção, o senador Valdir Raupp (PMDB) e o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) resolverem divulgar suas opiniões por suas assessorias de imprensa sobre o tema.

Esqueceu

O deputado estadual Hermínio Coelho (PMDB) quando anuncia apoio à manifestação, esqueceu que como presidente da Assembleia Legislativa do Estado, colocou em votação projeto que suspendeu na justiça, os processos dos deputados estaduais envolvidos na “Operação Termópilas”.

Matemática

O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) ao começar 65 obras, apenas inaugurou uma obra. As demais obras, apenas 25% de cada obra foram executadas e com gastos percentuais de 65% do recurso destinado às mesmas, ou seja, incoerência matemática.

Sumiu

O dinheiro do Centro Administrativo Municipal (CPM) sumiu durante a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Denúncia antiga nossa, ou seja, da existência do convênio firmado com o Banco do Brasil para custear as obra do CPM e que são na verdade, esse dinheiro saiu do bolso dos servidores públicos municipais que sustentam o banco através das tarifas bancárias.

Assumir


Existe muito a ser escrito e falado, entretanto, nos resumimos a esses por hoje! Então, o povo precisa de mais motivos para ir às ruas? E, por favor, senhores donos do poder, deixem de culpar a imprensa e o povo simples! Na verdade, esses senhores donos do poder devem assumir as suas (ir) responsabilidades!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito de suas reflexões curtas, ágeis e bem escritas. Parabéns!