sábado, 29 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Ficou bem claro nas ruas que a população brasileira ainda “confia no Ministério Público” quando decidiu comprar a briga e derrubar a PEC 37 no grito. Bem, o recado foi dado e a responsabilidade aumenta para os integrantes do Ministério Público estadual e federal. Agora resta saber se a população se encontra satisfeita com a velocidade da investigação dos escândalos de corrupção praticados na gestão do ex-prefeito afastado por corrupção Roberto Sobrinho (PT), dos deputados estaduais envolvidos nas operações “Dominó” e “Termópilas”, de prefeitos do interior e até mesmo dos detentores de mandatos parlamentares que já passaram pela cadeira de governador no Palácio Presidente Vargas. No mesmo ritmo, a população ainda não viu ação concreta do Ministério Público nas Câmaras Municipais de Vereadores, pois muito se tem a investigar, principalmente a de Porto Velho. Principalmente quando é do nosso conhecimento que vereadores usam do mandato para subtrair vantagens para si. Assim, deixo a seguinte pergunta: qual será a resposta da população da capital a respeito de todas essas pautas mencionadas acima?

Confiança

O Ministério Público não pode perder a confiança e a credibilidade depositada pela população brasileira quando essa se mobilizou e foi às ruas para por fim a PEC 37.

Celeridade

Agora, resta saber se o MP vai demostrar gratidão à população através do rigor, eficiência e celeridade na apuração dos escândalos que levaram Rondônia, as manchetes dos principais meios de comunicação do nosso país de forma tão negativa.

Motivos

Tivemos a oportunidade de conversar com o vereador Alan Queiroz (PSDB) que atualmente é presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho. Na ocasião, colocamos para o nobre edil os motivos de tanta fiscalização da nossa parte para com aquela casa de Leis mirim.

Basta

Bem, basta o nobre eleitor acessar a página do Estadão online, o nosso blog e pesquisar nas edições antigas desse conceituado jornal, o quanto fiscalizamos a legislatura passada na Câmara Municipal de Vereadores, bem como, a gestão do ex-prefeito afastado por corrupção Roberto Sobrinho (PT).

Esclarecer

A conversa com o vereador Alan Queiroz (PSDB) serviu para esclarecer temas pontuais em favor da cidade de Porto Velho e de sua gestão frente à Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho.

Descontente

O vereador Alan Queiroz (PSDB) mostrou-se bastante descontente com a atuação do prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) em relação aos serviços emergências que a capital necessita.

Exemplo

Os manifestantes do movimento #vemprarua deveriam seguir o exemplo dos curitibanos que exigiram a redução dos salários dos vereadores e das verbas de gabinete de cada vereador de Curitiba.

Quem

Tivemos a oportunidade de conversar com o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) e quando indagado sobre as acusações lhe imposta pelo deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), Expedito se resumiu a dizer que “o povo rondoniense vai saber dizer nas urnas quem é quem e está com a consciência muito tranquila”.

Pronto

Quando o deputado Valter Araújo (PTB) foi preso e afastado do seu mandato, de pronto o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) que preside a Assembleia Legislativa, deu posse ao suplente Kaká Mendonça (PTB).

Sorte

O suplente Edvaldo Soares (PMDB) não terá a mesma sorte imposta ao suplente Kaká Mendonça (PTB) mediante prisão determinada pelo STF ao deputado estadual Marco Antônio Donadon (PMDB).

Pressão

O suplente de deputado estadual Edvaldo Soares terá que esperar pelo rito da boa vontade do deputado Hermínio Coelho (PSD) que preside a ALE/RO, devido à pressão dada pelo deputado estadual Euclides Maciel (PSDB).

Calo

O deputado estadual Euclides Maciel (PSDB) durante reunião da mesa diretora da ALE/RO para decidir sobre a cassação do mandato do deputado estadual Marco Antônio Donadon (PMDB), bateu na mesa, esperneou e por fim, revelou que considera o suplente Edvaldo Soares um calo para ele e externou o desejo de não querer ver seu colega de Ji-Paraná empossado.

Considerado


Na manhã de ontem, o deputado federal Natan Donadon (PMDB) se entregou numa parada de ônibus na Asa Sul da capital federal a um delegado da Polícia Federal. Portanto, Natan não pode ser mais considerado foragido e na tarde de ontem foi levado para o presídio da Papuda na capital federal.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) saiu da toca através de uma entrevista ao Jornal O Globo no dia de ontem. Na entrevista, Lula disse existir um desejo de um Golpe de Estado contra do governo de Dilma Rousseff (PT) por parte da “direita”. Sabemos que não existe clima para golpe ou muito menos para deposição da presidenta Dilma por parte da direita brasileira, a não ser, pelo próprio PT que deseja um plebiscito. Tal plebiscito segundo o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), funcionária como um “cheque em branco”, igualzinho ao que foi dado a Hugo Chávez pelos venezuelanos. A história não mente, o único interessado desse cenário imaginado por Lula seria Michel Temer que é do PMDB e ocupa a vice-presidência da República. Bem, se Lula considera o PSDB, DEM e PPS como a direita ideológica do país e desejam a deposição Dilma, não passo de ledo engano, pois essa suposta “direita” teve a oportunidade de concretizar esse suposto feito imaginado por Lula no mensalão e não o fizeram, pelo contrário, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se colocou na posição de grande estadista e defendeu a permanência do Pacto Democrático, ou seja, sem ruptura da consolidação da democracia brasileira ainda tão frágil desde o fim da Ditadura Militar.

Esqueceu

O ex-presidente Lula esqueceu que precisou se aliar com partidos conservadores e mais a direita para se eleger presidente da República e orquestrar a permanência do PT como inquilino do Palácio do Planalto.

Arco

A base governista e o “arco de aliança” petista convergem à esquerda com o PC do B, PV, PDT, ao centro com o PMDB, PSB, PHS, PTC, PTB, à direita com o PSD, PR, PTB, PTC e a extrema direita com o PP, PT do B, PRB de Edir Macedo e PSC do deputado Marco Feliciano.

Erram

Todos analistas e articulistas erram ao tentar fazer comparações do #movimentovemprarua que contagia a juventude brasileira com outros movimentos populares ocorridos no Brasil e no mundo.

Confiança

Insisto em dizer que o PT ganhou a confiança do povo brasileiro pela persistência e na atuação vanguardista em defesa das reformas de base, da moral e da ética.

Relação

Chegando ao poder depois da quarta tentativa, Lula (PT) viu o tamanho da complexidade da máquina pública e da necessidade de manter uma relação harmoniosa com os demais poderes para manter-se no poder, principalmente no episódio do mensalão.

Gostou

Como gostou de experimentar do poder, Lula e sua companheirada do PT, CUT, UNE, MST etc. Logo trataram de rasgar todas as bandeiras de luta defendida por mais de três décadas. Sendo assim, o povo desiludido, indignado, cansado e medo da inflação, buscaram as ruas como grande eco de seus anseios.

Vantagem

Posso ser considerado como um analista conservador por considerar que o PT na verdade, é quem mais leva vantagem com o #movimentovemprarua, ou seja, vem conseguindo colocar em pauta a reforma política tão desejada, pretendida e defendida nos últimos tempos através dos meios de comunicação.

Cassação I

O presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB) ao determinar abertura do processo de cassação do deputado federal Natan Donadon (PMDB) fará com que Amir Lando (PMDB) reascenda ao cenário político nacional.

Cassação II

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) e presidente da Assembleia Legislativa declarou que não vai seguir o exemplo do presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves (PMDB), ou seja, dar início ao processo de cassação do deputado estadual Marco Antônio Donadon (PMDB) que já se encontra preso no centro de correção da Polícia Militar por determinação do Supremo Tribunal Federal.

Cassação III

Portanto, o deputado Hermínio Coelho (PSD) disse que vai aguardar os prazos regimentais de 120 dias para iniciar o processo de cassação do deputado estadual Marco Antônio Donadon (PMDB) e então, dar posse ao primeiro suplente Edvaldo Soares (PMDB).

Retardar

É vergonhosa a atitude do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) de retardar o processo de cassação do deputado estadual Marco Antônio Donadon (PMDB). Logo Hermínio que sempre se colocar como arauto da moralidade. Sendo assim, quanta controvérsia do discurso da prática!

Desligamento


Na tarde de ontem, o Diretório Estadual do PMDB publicou uma nota oficial comunicando o desligamento partidário dos irmãos Marco Antônio Donadon e Natan Donadon que tiveram a prisão decretada pelo STF.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Logo depois que o Supremo Tribunal Federal publicou a prisão do deputado federal Natan Donadon (PMDB), o colégio de líderes decidiu por unanimidade abrir processo de cassação do mandato de Natan e esse terá cinco sessões para sua defesa. Depois, segue para votação secreta em Plenário. Agora, ontem pela manhã, a CCJ aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, que institui o voto aberto para processos de cassação de mandato parlamentar por falta de decoro e por condenação criminal com sentença transitada em julgado. Caso a proposta seja votada antes da decisão da cassação pelo Plenário, o processo de Donadon poderá ter os votos abertos. Agora resta saber, se os deputados estaduais pelas bandas de cá não serão enérgico como foi os pares de Natan Donadon na Câmara Federal? Pior é que o Estado de Rondônia desde o início da semana tem sido palco de escândalos de corrupção e prisões. Tanto a Operação “Hidra de Lerna” e com a determinação de prisão dos irmãos Donadons pelo STF, expondo o nosso Estado de forma negativa na mídia nacional.

Corporativismo

A prisão dos irmãos Donadons, ou seja, do deputado estadual Marco Antônio Donadon e o deputado federal Natan Donadon, ambos do PMDB, demonstra que tanto o STF quanto o STJ perderam a paciência com o corporativismo existente nas Casas Legislativa brasileira.

Fora

Como todos sabem da existência de instrumentos jurídicos como a imunidade parlamentar, fórum privilegiado, graus de recursos e Regimentos Internos tem deixado uma gama de políticos corruptos fora da cadeia.

Engano

É ledo engano pensar que a “Era Donadon” se encerra com a prisão de Marco Antônio e Natan, a família ainda possui uma legião de eleitores no Cone Sul do Estado e já preparam o vereador Júnior Donadon (PMDB) como o político carreirista do clã no universo do poder rondoniense.

Ressurgir

Também não se deve esquecer-se da velha raposa Melki Donadon (PTB) que dentro em breve estará liberado pela justiça e poderá ressurgir das cinzas através do voto igualzinho ao deputado Nilton Capixaba (PTB) que teve envolvimento no escândalo da “Operação Sanguessuga”.

Facada

Ao conceder entrevista numa rádio da capital, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) disse que espera receber uma facada nas costas nos próximos dias do deputado federal Moreira Mendes (PSD) que preside o PSD no Estado.

Ripa

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) na mesma entrevista também desceu a ripa no ex-senador Expedito Júnior (PSDB) ao questionar os valores do contrato da Rocha Segurança com a SEDUC bem como do caso do BERON.

Classificando

O deputado Hermínio ainda na entrevista disse que o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) tomou dinheiro emprestado ao BERON e não pagou, classificando Expedito como caloteiro e ladrão dos cofres públicos.

Controvérsias

A fala do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) na entrevista apresentou muitas controvérsias ao elogiar o ex-governador Ivo Cassol (PP) que num passado bem próximo quando ainda era vereador, rechaçou por várias vezes Cassol, principalmente no período das greves dos policiais militares e dos professores que quase chegaram a passar fome pelos salários e soldos que recebiam.

Controvérsias

As outras controvérsias do deputado Hermínio Coelho (PSD) ficaram públicas quando ele se apresenta como arauto da moralidade no Estado e no microfone da rádio, teceu elogios ao deputado estadual Natan Donadon (PMDB) e até que tentou, mas não conseguiu explicar os motivos que o levaram a colocar em votação o decreto legislativo que suspendeu os processos dos deputados estaduais envolvidos na “Operação Termópilas”.

Decidiu

Escolhido por meio de eleição e indicado pelo governador Confúcio Moura (PMDB) a partir de uma lista tríplice para ocupar o cargo de defensor público geral, a Assembleia Legislativa decidiu pelo nome do defensor público Antônio Fontoura Coimbra.

Percebeu

Depois de 50 dias de greve dos professores e as crianças e adolescente sem aulas da rede de ensino municipal de Porto Velho, a equipe econômica do prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) percebeu que poderia dar o aumento de 8%.

Prejuízos


Os prejuízos são enormes tantos para os alunos da rede municipal de ensino da capital como para os pais que terão que se adequar ao novo calendário escolar. Pois o ano letivo ficou comprometido e os alunos deverão assistir aulas aos sábados, feriados e férias encurtadas.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Trago ao nobre leitor da nossa Coluna uma reflexão do filosofo e pensador brasileiro Olavo de Carvalho sobre a direita no Brasil. O mesmo considera a direita como sendo um corpo fortíssimo, mas sem cabeça. Olavo afirma que a massas sem liderança organizada não chegam à parte alguma, por mais que esbravejem a exemplo das manifestações do “movimento vem pra rua”. O filosofo brasileira considera que todas as revoluções, quem tira proveito da agitação pública não é quem tem o coração do lado das massas, é quem tem a visão estratégica de para onde conduzi-las. O povo está clamando por uma liderança, e esta não aparece. Na sua escrita, Olavo quando se “refere a "liderança" não se refere a indivíduos dotados, mas a uma organização séria, longamente preparada, em silêncio, no estudo estratégico das possibilidades de ação. Essa organização não existe, e nenhum homem sozinho, por mais dotado que seja, pode substituí-la. Um indivíduo dotado, sem uma organização por trás, pode ser um símbolo aglutinador, mas não um verdadeiro líder. Seria o profeta desarmado de que fala Maquiavel. Napoleão ergueu a cabeça sobre todo o país num momento de crise porque tinha o Exército francês por trás. Sem isso, sua genialidade e coragem não teriam servido para nada. O problema é que a nossa "direita" - organizações religiosas incluídas - perdeu vinte anos com discurseiras, doutrinais ocas e exibições de asqueroso bom-mocismo, em vez de se preparar para a ação. Durante todo esse tempo implorei que se preparassem, que estudassem a fundo, que aprendessem a organizar militância, mas todos, sem exceção taparam os ouvidos ou se fizeram de superiores”.

Prevemos

Aconteceu como prevemos sobre os nomes indicados na lista tríplice a Assembleia Legislativa pelo governador Confúcio Moura (PMDB) no sentido de preencher a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ou seja, os nomes não coincidem com as especulações anteriores.

Nomes

Os nomes indicados para vaga de conselheiro do TCE-RO recaiu sobre os ombros de Gilvan Ramos, Juscelino Amaral e Elisete Lionel, ou seja, recaiu sobre nomes bem próximos ao governador Confúcio Moura (PMDB).

Surpresa

O governador Confúcio Moura (PMDB) cumpriu a promessa que fez a ambos os aliados, ou seja, Gilvan Ramos e Juscelino Amaral. Mas a grande surpresa para os assessores nucleares do Palácio Presidente Vargas recaio sobre o nome de Elisete Leonel.

Gilvan

A escolha do governador Confúcio Moura (PMDB) pelo nome de Gilvan Ramos recaia sobre a sua ficha técnica, preparo para o exercício do cargo, os anos de lealdade política e por gozar da amizade pessoal do governador.

Juscelino

O nome do ex-chefe da Casa Civil Juscelino Amaral é tido como um prémio de consolação pelo chefe do Executivo ao seu ex-colaborador e servirá para a Maçonaria provar a sua força junto ao Poder Legislativo ao tentar empinar o nome de Juscelino para conselheiro.

Inferno

Segundo os assessores nucleares palacianos, o governador Confúcio Moura (PMDB) que vive um verdadeiro inferno astral devido às greves de parte dos servidores estaduais, passará a viver um “inferno astral familiar” se os deputados estaduais recair a escolha sobre o nome de Elisete Lionel para conselheira do TCE-RO.

Afastamento

Depois de seis meses de ineficiência por parte da administração socialista a frente da prefeitura da capital, vereadores se rebelam e falam até em pedir o afastamento do prefeito Mauro Nazif (PSB) e de seu vice, Dalton Di Franco (PDT).

Exemplo

O vereador Jair Montes (PTV) foi o mais eufórico ao usar a tribuna contra o prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB). Esse para dar exemplo como homem probo deveria começar exonerando o seu chefe de gabinete, pois o ocupante do cargo não suportaria meia hora de investigação por parte do Ministério Público da União, Receita Federal e Polícia Federal.

Juntos

Os vereadores mais eufóricos que usaram a tribuna para sugerir o afastamento do prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) esqueceram que estiveram juntos durante toda a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT).

Sabiam

Então, será que esses vereadores que pedem a saída de Dr. Mauro Nazif (PSB) não sabiam dos desvios dos recursos públicos realizada pela gestão petista?

Pacto


Agora vai a pergunta: Que pacto de silêncio é esse que foi feito que Dr. Mauro fez que não venha a público dizer como recebeu a prefeitura ou declarar-se como inapto para o exercício da função de prefeito?

terça-feira, 25 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Na sessão realizada na última quinta-feira (20) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura do candidato a vereador Natanael Nogueira dos Santos do município de Manacapuru no Estado do Amazonas, ou seja, após o Ministério Público Eleitoral afirmar que Natanael estaria inelegível por compra de votos nas eleições de 2004, sendo assim, este estaria inelegível até o final de 2012 mediante a Lei da Ficha Limpa por interpretação do Ministério Público Eleitoral. Mas por maioria de votos, os ministros entenderam que Natanael estava elegível às vésperas das eleições de 2012, quando cessou o prazo de sua inelegibilidade de oito anos por compra de votos no pleito de 2004. Segundo o relator do recurso do Ministério Público, o ministro Marco Aurélio afirmou que a inelegibilidade de oito anos de Natanael dos Santos terminou no dia 3 de outubro de 2012, ou seja, às vésperas das eleições de 07 de outubro de 2012. Ainda de acordo com o ministro Marco Aurélio, o início do prazo de inelegibilidade de Natanael dos Santos deve, portanto, ser contado a partir de 03 de outubro de 2004, ou seja, da data das eleições de 2004 até às vésperas das eleições de 2012, quando o candidato já não era inelegível, e não tomando o ano completo de 2012.

Coincidência

O ministro Marco Aurélio do TSE disse também que “não houve inclusive coincidência quanto às datas dos pleitos de 2004 e 2012, o recorrido [Natanael dos Santos], quando realizada esta última eleição, já não estava mais inelegível” ao negar o recurso do Ministério Público.

Entendimento

A ministra Cármen Lúcia presidente do TSE foi a única a divergir do voto do relator, afirmando que no seu entendimento, a despeito da expressão “pelo prazo de oito anos a contar da eleição”, o prazo de inelegibilidade contido na Lei da Ficha Limpa abrange o ano “cheio”, sendo que Natanael dos Santos não poderia, por isso, concorrer às eleições de 2012.

Páreo I

Com essa decisão, o TSE coloca o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) no páreo das próximas eleições de 2014. Pois sua pena condenatória por corrupção eleitoral, ou seja, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), ocorreu no dia 03 de outubro de 2006, sendo assim, a pena imposta de 08 anos se completará em 03 de outubro de 2014.

Páreo II

Portanto, como as eleições de 2014 vai acontecer em 05 de outubro e com a decisão exemplificada acima concebe o direito do candidato cassado a concorrer, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) estará no páreo por questão de apenas dois dias.

Páreo III

Bem, com a entrada de Expedito Júnior no páreo, muda todo o cenário do jogo político de 2014, ou seja, nem o governador Confúcio Moura (PMDB) e nem o senador Acir Gurgacz (PDT) estará sozinho.

Caminhos

Entende-se que o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) terá que optar por um dos dois caminhos abertos pela decisão do TSE mencionada acima, ou seja, disputar o governo ou senado.

Troco

Se Expedito sair candidato ao governado do Estado e encontrar pela frente o senador Ivo Cassol (PP) como possível adversário, o tucano de plumagem nova poderá cantar bem mais alto dessa vez, dando o troco da moeda a Cassol, ou seja, o acusando de ser ficha suja como fez com Expedito nas últimas eleições de 2010.

Mano

Caso Expedito venha disputar o senado, poderá ir para o mano a mano com o senador Acir Gurgacz (PDT).

Confiança

Agora com esse recado que o povo brasileiro vem dando nas ruas a classe política através dessa onda de manifestação nas ruas pedindo o fim da corrupção e por reformas de base, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) conseguirá arrancar do eleitor rondoniense a confiança do voto para qualquer disputa eleitoral que venha a se lançar no futuro?

Crescendo


O secretário chefe da Casa Civil Marco Antônio de Faria vem demonstrando muita habilidade no exercício da sua função e vem crescendo cada vez mais o seu conceito como bom articulador do governo de Confúcio Moura (PMDB) junto aos demais poderes, ou seja, judiciário, parlamentares estaduais e federais, lideranças políticas e sindicais. 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Não pude de deixar transcrever as belíssimas palavras do jornalista e blogueiro Aluízio Amorim quando afirmar que quando eclodiram as manifestações, fez um alerta “para um fato que se comprovou, ou seja, o movimento foi deflagrado pelo PT, por meio do Movimento Passe Livre. Desde o começo constatei o que ficou agora comprovado, quando o MPL anunciou sua retirada dos protestos alegando - vejam aqui - que as manifestações estariam dominadas por aquilo que qualifica de “conservadores”. Isto aconteceu depois que o PT e seus satélites como PSOL, PSTU, PCdoB e assemelhados saíram da toca com suas bandeiras vermelhas e foram repelidos em meio às manifestações não só em São Paulo, como em diversos pontos do país. Depois que a tal Vivian do MPL, tornada celebridade pela Rede Globo, anunciou que o próximo passo seria acabar com os latifúndios rural e urbano, parece que as coisas começaram a ficar claras, pelo menos para as pessoas com razoável nível de informação. A pauta nitidamente comunista ficou evidenciada. Entretanto, como destaquei desde o início da anarquia o que realmente soava surrealístico, era o fato de que pessoas que nunca se perfilaram em torno do esquerdismo pudessem estar de mãos dadas com eles. Seria o mesmo que pedir para subir ao cadafalso e dar o pescoço ao carrasco. Pois bem. A saída do grupo esquerdista do movimento tem um significado importantíssimo”. Seria mais ou menos assim: tudo o que acontecer de agora em diante será debitado na conta daqueles a quem os comunistas acusam de “conservadores”.

Nunca

Quando líder estudantil em João Pessoa na Paraíba - minha terra natal, no inicio da década de 1990, nunca estimulamos violência e muito menos vandalismo. Mas é impossível segurar parte da massa que preferem caminhar pelo fundamentalismo das ideias e radicalismo na prática.

Recado

O que é admirável nesse momento é o povo brasileiro nas ruas dando um enérgico recado a classe política brasileira e em especial ao PT.

Esqueceram I

Admirável mesmo são os petistas pedirem manifestações pacificas ao povo brasileiro. Nossa quanta memória curta! Bastou mesmo agarrar o osso do poder que esqueceram o quebra-que que promoviam nas greves gerais dos trabalhadores nos idos de 60 e 70 com seu braço sindical chamado CUT.

Esqueceram II

Essa mesma militância petista, inclusive a presidenta Dilma Rousseff (PT) que pegou em armas, esqueceram que pichavam, sequestrava, saqueavam, assaltavam bancos e até mataram gente inocente por uma única causa, o restabelecimento da democracia no nosso país!

Novidade

O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT) nesta noite de sexta-feira (21) não trouxe nenhuma novidade a respeito do Planalto sobre as manifestações de rua.

“Transigir”

Como na época de guerrilheira, a presidenta Dilma (PT) se fez notar o tom de ameaçador que o governo não vai “transigir” com atos de violência em vários trechos da sua fala.

Sinais

Mas o que fez o governo do PT até agora fez pelas reformas de base tão prometidas ao longo de sua trajetória política? Há quase duas semanas que as principais cidades do país têm ficado paralisadas no final da tarde e nem o Planalto e muito menos o Congresso Nacional demonstrar interesse em apresentar sinais às questões mais emergenciais que o povo brasileiro grita.

Abraçados

Eu quero é ver o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva junto com a presidente Dilma Rousseff (PT) irem às ruas abraçados com José Sarney, Fernando Collor de Mello, Paulo Maluf, Renan Calheiros, Delúbio Soares, Marcos Valério, José Genuíno, João Paulo Cunha, José Dirceu etc...

Antecipação

O governador Confúcio Moura (PMDB) determinou aos secretários de Administração Rui Vieira (PMDB) e o das finanças Benedito Alves (PMDB) a antecipação do calendário de pagamento. Portanto, terça-feira próxima o pagamento do Estado está disponível na conta dos servidores estaduais.

Provar

Está na hora da secretaria de Educação Isabel Luz (PMDB) provar sua liderança junto aos professores e diretores da Escola.

Notório

Na audiência pública na Assembleia Legislativa foi público e notório a quantidade de diretores e professores presentes aos gritos na retaguarda em defesa da secretaria Isabel Luz (PMDB).

Chamar


Essa mesma liderança da secretaria Isabel Luz (PMDB) deve ser exercida para chamar os líderes sindicais do SINTERO para sentar a mesa, sensibilizar, negociar e encerrar a greve que já compromete o calendário do ano letivo.

sábado, 22 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Tivemos a oportunidade de caminhar junto com uma nova geração que trouxe as ruas de Porto Velho o movimento “vem pra rua” convocado pelas redes sociais a nível nacional. O que podemos perceber pelas bandas de cá na contextualização da manifestação são as queixas que se misturam a um sentimento nacional em relação à falta de investimento na saúde, educação, segurança pública, transporte público, as obras inacabadas da gestão do ex-prefeito afastado Roberto Sobrinho (PT) e o medo da volta da inflação. Bem, o que mais pesa sobre essas latitudes entre os manifestantes é o desejo maior do fim da corrupção e apuração com rigor de todos os escândalos patrocinados por políticos e empresários. Portanto, muitos cartazes e faixas exibidas pediam o fim da PEC 37. Podemos também testemunhar o desejo dos manifestantes de manter afastada a militância de centrais sindicais ligadas ou não aos partidos de esquerdas, bem como de partidos políticos independentemente da orientação ideológica. Percebemos entre os manifestantes nenhum desejo de golpe de Estado, Guerra Civil ou queda de governo, ou seja, a quebra do pacto democrático! As palavras de ordem eram no sentido de sensibilizar as nossas autoridades públicas no tocante aos problemas emergenciais mencionadas acima quem aflige a grande maioria da população brasileira.

Recado

A multidão que foi às ruas deu um recado direto também ao prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) quanto à necessidade de terminar as obras inacabadas deixadas pela gestão do ex-prefeito afastado Roberto Sobrinho.

Prometeu

Esse desejo foi externado quando a manifestação percorreu a Avenida Sete de Setembro, toda a Jorge Teixeira e terminou com a interdição do viaduto da Jatuarana, no qual o leitor deve lembrar que o prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) prometeu concluir em apenas quatro meses de administração nas telinhas do programa televiso CQC que é exibido nacionalmente. Seis meses estão se passando!

Inapetência

Lembrando que o governador Confúcio Moura (PMDB) e o diretor do DER Lúcio Mosquini (PMDB) se prontificaram de retomar e concluir em vinte dias as obras da Rua da Beira, mas a administração paralítica municipal socialista não abriu mão da obra junto ao DNIT, ou seja, demonstrando inapetência para está à frente da prefeitura da capital mais uma vez.

Arrepiar

Bem, é de arrepiar quando se fala em mobilidade e transporte público na capital Porto Velho, tanto os motoristas quanto os pedestres, convivem com verdadeiras armadilhas nos horários de pique devido à falta de investimento no transporte público coletivo e na infraestrutura dos principais corredores que ligam o bairro ao centro da cidade.

Protocolou

Falando em transporte público da capital, o vereador Léo Morais (PTB) nos afirmou que apenas protocolou o pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos transportes públicos e que não pode presidi-la, mediante orientação do vereador Alan Queiroz (PSDB) que preside a Câmara de Vereadores da capital.

Apresentar

O vereador Léo Morais (PTB) também nos informou que nos próximos dias o vereador Márcio Paceli (PSB) e o vereador Cabo Anjos (PDT) devem apresentar o relatório final da CPI dos transportes coletivos da nossa capital.

Lembrando

Lembrando que o ex-prefeito afastado Roberto Sobrinho (PT) se elegeu prometendo a quebra do monopólio da concessão dos transportes públicos da nossa capital. Na verdade, logo que assumiu a prefeitura, logo tratou de retirar de circulação os ônibus climatizados.

Lucidez

Com muita lucidez no dia de ontem, o procurador da República Reginaldo Trindade - no qual admiramos muito devido o seu espirito público, publicou um artigo nos meios de comunicação local o seguinte título: “A encruzilhada dos viadutos e o martírio da capital”.

Vale


No seu artigo, o procurador Reginaldo Trindade afirma que o prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) “herdou uma cidade em frangalhos, devastada pelo que de mais sórdido pode afligir uma moderna sociedade humana. Porto Velho esteve (está?) em situação bem parecida com as cidades americanas flageladas recentemente por furacões. A diferença é que a calamidade por aqui não decorreu da natureza, mas do que de pior há na natureza dos homens que estiveram à frente dos sonhos de toda a população”. Todo o restante vale a pena ser lido!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

FALANDO SÉRIO

Abro o editorial de hoje com a seguinte pergunta: Por que os Rondonienses vão às ruas? Na tarde de ontem milhares de manifestantes tomaram as ruas de Porto Velho a partir da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na verdade, por mais que a passagem de ônibus de R$ 2,60 por um itinerário tão curto pese no bolso do trabalhador da nossa capital, o grito preso na garganta é bem maior do que pensa a nossa classe política. A sociedade brasileira e em particular a nossa, não suporta mais conviver com um sistema de saúde pública falido, educação de péssima qualidade com professores vivendo a pão e água, violência crescente e servidores que fazem a segurança pública tendo que morar ao lado de bandidos, corruptos andando nas ruas como se fossem pessoas de bem, o país sofrendo colapso de infraestrutura, a classe média pagando uma conta que não é sua e sim pertencente às elites, ou seja, a política redistributiva de transferência de renda adotada desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, as populações urbanas tendo que conviver em cidades com serviços públicos medievais, sendo um contraditório mediante ao Brasil ter atingido recentemente o topo da 6º economia mundial. São tantas contradições que ao longo desse tempo, a nossa democracia e a constituição cidadão não conseguiram apresentar resposta entre um abismo existente de um país com grande potencialidade econômica e uma desigualdade latente na distribuição dessa riqueza. É preciso sim ir para as ruas fazer esse enfrentamento e demonstrar a indignação de tanta crueldade da “Ditadura Econômica” imposta a nós brasileiros.

Refletiu

A sociedade brasileira refletiu em tempo sobre os custos elevados para se realizar a Copa do Mundo e os comparou com os investimentos feitos em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Trocando em miúdos I

Trocando em miúdos: se o governo tem tanto dinheiro para gastar na construção de novos estádios e investir na infraestrutura das cidades sedes da copa, por que não tem para pagar salários decentes aos professores, aos médicos e enfermeiros, aos agentes penitenciários e socioeducadores, policiais civis, militares e bombeiros.

Trocando em miúdos II

Trocando em miúdos: será que os trinta bilhões gastos para construir meia dúzia de estádios, não daria para investir na duplicação das nossas rodovias, proporcionar investimentos nas nossas estradas de ferro, hidrovias, portos e aeroportos?

Trocando em miúdos III

Trocando em miúdos: o que acontece com o nosso Judiciário, Ministério Público e polícias que demoram tanto para apurar e colocar na cadeia os nossos políticos corruptos, servidores públicos propineiros e empresários do colarinho branco.

Perguntar

Tenho que me perguntar e perguntar ao nobre leitor: o combate efetivo à violência e à corrupção faz parte da má gestão dos nossos agentes públicos ou da má vontade com o povo que os elegem pelo voto direto e secreto?

Resolveram

Depois que anunciamos a omissão e o silêncio dos nossos parlamentares diante das manifestações nas ruas contra a corrupção, o senador Valdir Raupp (PMDB) e o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) resolverem divulgar suas opiniões por suas assessorias de imprensa sobre o tema.

Esqueceu

O deputado estadual Hermínio Coelho (PMDB) quando anuncia apoio à manifestação, esqueceu que como presidente da Assembleia Legislativa do Estado, colocou em votação projeto que suspendeu na justiça, os processos dos deputados estaduais envolvidos na “Operação Termópilas”.

Matemática

O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) ao começar 65 obras, apenas inaugurou uma obra. As demais obras, apenas 25% de cada obra foram executadas e com gastos percentuais de 65% do recurso destinado às mesmas, ou seja, incoerência matemática.

Sumiu

O dinheiro do Centro Administrativo Municipal (CPM) sumiu durante a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Denúncia antiga nossa, ou seja, da existência do convênio firmado com o Banco do Brasil para custear as obra do CPM e que são na verdade, esse dinheiro saiu do bolso dos servidores públicos municipais que sustentam o banco através das tarifas bancárias.

Assumir


Existe muito a ser escrito e falado, entretanto, nos resumimos a esses por hoje! Então, o povo precisa de mais motivos para ir às ruas? E, por favor, senhores donos do poder, deixem de culpar a imprensa e o povo simples! Na verdade, esses senhores donos do poder devem assumir as suas (ir) responsabilidades!!!