sábado, 2 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Durante a semana que passou, apresentamos nesse mesmo espaço, notícias sobre o caos que persiste na UNIR. Mesmo com o término da greve que culminou na renúncia do ex-reitor Januário Amaral e, a eleição para escolha de um novo reitor, que culminou com a vitória da candidata do comando de greve, professora Berenice Tourinho. Demonstra que passado quase um ano da gestão da Reitora Berenice, essa que é uma pessoa acessível e cordial, pouco foi feito e ao mesmo tempo muito foi feito, a exemplo dos papeis higiênicos nos banheiros. A reitora Berenice em depoimento a imprensa nacional e local no dia de ontem, usa dos mesmos argumentos da gestão anterior, ou seja, de que não possui em caixa, ou seja, recursos financeiros suficientes repassados pelo MEC para fazer as melhorias necessárias nos campi da Universidade Federal de Rondônia. Lembrando, que o grupo que dá sustentação política a atual reitora são pessoas ligadas ao PSOL. Queimaram bonecos do Senador Valdir Raupp e da sua esposa Marinha Raupp, ambos do PMDB e considerados como o casal mais influente da República na atualidade. Então, sem repasse do MEC e sem apoio dos dois parlamentares que por muito tempo foram os maiores padrinhos da instituição, percebesse que cada vez mais o caminho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se torna pedregoso. Ainda relatando a situação da UNIR, abaixo segue recortes do que foi publicado na mídia nacional no dia de ontem sobre o caos que continua na universidade.

Vistoria

Os laboratórios do curso de medicina, enfermagem, biologia e ainda a marcenaria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), foram vistoriados na quinta-feira (28/02) e interditados nos dia ontem.

Vencidos

Medicamentos vencidos há cinco anos, formol fora da validade e cadáveres em estado avançado de decomposição, foram algumas das irregularidades encontradas pelo juiz da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Carlos Antônio Chagas Júnior.

Denúncias

A comissão formada por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Advocacia Geral da União (AGU), vistoriaram laboratórios da universidade para apurar denúncias apresentadas em uma ação civil pública ajuizada pelo MPT.

Seguro

Na ausência do Hospital Universitário, as aulas práticas são realizadas em unidades básicas de saúde e hospitais públicos, contudo é necessário um seguro de vida ao aluno, que é exposto a um ambiente insalubre, que deveria também ser disponibilizado pela UNIR, entretanto a realidade é outra. Os alunos que vem pagando do próprio bolso pelo seguro de vida.

Mídia

Ao G1, a reitora da Unir, Berenice Tourinho, informou que é de conhecimento da direção as condições insalubres e os problemas estruturais da instituição, mas que a depende de liberação de recursos de Ministério da Educação (MEC) para sanar os problemas, o que ainda não aconteceu.

Transparência

A reitora Berenice Tourinho disse ainda que é preciso “ter transparência para demonstrar essas falhas e essa exposição faz parte do processo”, disse Berenice, que classificou a ação contra a universidade como “passiva”.

“Ética”

Mas apesar dos avanços da UNIR quanto a limpeza da instituição e dos papeis higiênicos nos banheiros, o pior a UNIR está vivendo atualmente em seus porões. Desde a posse da nova reitora Berenice Tourinho, instalou-se um verdadeiro tribunal de exceção dentro da Instituição sobre os auspícios da “ética”.

Acompanhado

O secretário adjunto Edevaldo Soares (PMDB) recebeu na Casa Civil, o prefeito Laerte Queiroz (PSDB) de Nova Mamoré que estava acompanhado do secretário de Estado da Agricultura Evandro Cesar Padovani (PSDB).

Presença

Na ocasião, o prefeito de Nova Mamoré Laerte Queiroz (PSDB), solicitou a presença do Programa Governo Perto de Você. Com essa ação, o município poderá ganhar dois tratores para serem destinados a Associação de produtores rurais na terceira Linha do Ribeirão e ao Distrito de Nova Dimensão.

Reabertura

O prefeito Laerte Queiroz (PSDB) ainda pediu apoio para reabertura da Casa de Farinha pertencente a Associação Grama no Distrito de Nova Dimensão.

Desmandos

Na ocasião da visita, o prefeito Laerte Queiroz (PSDB) relatou que precisou fazer uma tomada de contas da gestão do ex-prefeito José Brasileiro (PSB), devido aos desmandos administrativos encontrados.

Folha

Outro relato do prefeito Laerte Queiroz (PSDB) sobre o caos encontrado na prefeitura de Nova Mamoré, é sobre o concurso realizado no meio do ano passado que resultou na contratação de mais de 200 novos servidores, deixando a folha pagamento acima dos limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Feijão

Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura Evandro Padovani (PSDB) nos relatou que as licitações para compra do feijão a ser distribuídos aos produtores rurais, não foram realizadas em tempo hábil no ano passado pelo então ex-secretário Anselmo de Jesus (PT).

Nenhum comentário: