terça-feira, 12 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Não se sabe ainda, mas talvez seja a primeira vez que a um representante de uma etnia indígena tenha recebido a mais alta honraria de uma Academia Cientifica. A Universidade Federal de Rondônia na última sexta-feira (08/03) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao indígena Almir Suruí. O indígena rondoniense tem se projetado no cenário nacional e mundial em defesa dos povos indígenas e da preservação do meio ambiente. O que tem de mais Excelência ao conceder tão nobre título ao Almir Suruí, a reitora Berenice Tourinho projeta a UNIR em torno do debate sobre o REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação). Na verdade, o indígena defende a utilização racional do uso dos recursos naturais da Terra Indígena Sete de Setembro. O projeto prevê planejamento para um universo temporal de 50 anos, com objetivo claro de cessar toda e qualquer atividade ilegal que impactasse a área, ao mesmo tempo gerando divisas econômicas para os Suruí e para o município de Cacoal-RO. A UNIR abre a possibilidade para os povos indígenas de todo mundo negociarem projetos no contexto do mecanismo REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação), permitindo a todos estes povos, a gestão sustentável de suas terras no que concerne a sua economia, cultura e natureza.

Outorga

A outorga foi uma propositura do Mestrado em Geografia ao Conselho Superior da Unir. O autor do pedido foi feito pelo Prof. Dr. Dorivalder Dias Nunes.

Amizade

O vocalista Sting da banda U2 norte americana e o príncipe Charles da Inglaterra, são amigos pessoais do indígena Almir Suruí.

Presença

Os professores doutores Josué Costa e Adenilson Almeida Silva, bem como as professoras doutoras Maria das Graças Silva Nascimento Silva e Adriana Cristina Nunes, que fazem parte do Colegiado do Mestrado em Geografia, foram presença marcante no evento que concedeu tão nobre honraria ao indígena Almir Suruí.

Visita

O empresário Dirceu Fernandes e presidente do PMDB de Porto Velho, recebeu na tarde de ontem, a visita do presidente da OAB Jovem de Rondônia. Dr. Sandro Freitas, juntamente com conselheiro fiscal Dr. Márcio Souza.

Diplomatas

Encontram-se no Estado de Rondônia para uma visita técnica, diplomatas da Embaixada Americana. Estes estão sendo recebido pelo secretário de Estado Fernando Oliveira.

Resulta

A visita resulta de um convênio celebrado entre o governo do Estado e a Embaixada Americana para intercâmbio referente a treinamento e capacitação dos agentes penitenciários.

Enviados

Desse convênio, 25 agentes penitenciários de Rondônia foram enviados para o Estado de Colorado (EUA).

Esforço

É visível o esforço do Delegado Fernando Oliveira para humanização dos presídios no Estado. O mesmo transita muito bem com o Judiciário e mantém um dialogo aberto com os servidores da SEJUS.

Repouso

Acometido de uma estafa e visivelmente abatido da carga de trabalho puxada. O secretário adjunto da Casa Civil Edvaldo Soares, vem maneirando na sua agenda devido às recomendações médicas para prática de repouso.

Pediu

A vereadora Ana Maria Negreiros (PMDB) em sua fala na inauguração da revitalização do complexo esportivo Deroche, pediu ao governador Confúcio Moura (PMDB), a instalação de mais academias ao ar livre.

Conduta

Repercute entre os fornecedores da prefeitura de Porto Velho, a conduta de alguns vereadores que se colocam como lobistas em torno da manutenção de seus contratos ou conquista de outros.

Investigar

O Ministério Público e a Policia Federal precisam investigar as facilidades praticadas por “corretores” que trabalharam junto a Secretária Municipal de Regularização Fundiária.

Vírus

Comenta-se nos corredores da pasta municipal responsável pela regularização fundiária em Porto Velho, que por lá, ainda persiste o vírus “Ebola”, em decorrência de enormes áreas nobres da cidade, ter sido destinada a empresários para fins de especulação imobiliários.

Beneficiou

Enquanto a cidade padece de áreas para destinar aos sem teto ou moradores de ruas para construírem suas moradias, um “espertalhão” bem conhecido no meio político e religioso, foi quem mais se beneficiou com “comissões da corretagem”. Estamos de Olho!

Receber

Lembrando, que o programa da regularização fundiária, visa conceder o título de propriedade a quem mais precisa e que não pode pagar por ela. Quanto a terrenos de áreas públicas destinadas a especulação imobiliária, seus supostos “donos” merecem receber tal título sem nada pagar por eles?

Comentando

Muitos jornalistas e formadores de opinião em Porto Velho andam comentando na cidade, que o modus operandi de alguns vereadores, são muito piores ou iguais aos envolvidos nas Operações Dominó e Termópilas.

Nenhum comentário: