sexta-feira, 29 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Com a chegada do ex-prefeito Emerson Castro (PMDB) na Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico (SEDES), a incompetência, a ineficiência e a ineficácia, foi banida de uma das pastas mais importantes do governo do Estado. Para quem não sabe, a política de geração de emprego e renda que emancipa o cidadão rondoniense, parte das políticas públicas fomentadas e incrementadas pela SEDES. Assim, na tarde de quarta-feira, depois de dois anos sem se reunir, o CONDER teve sua primeira reunião de muitas como promete o secretário Emerson Castro. Foi nos passado que a tarde foi pouca, ou seja, todos os membros do Conselho de Desenvolvimento de Rondônia entraram pela noite para decidir sobre todas as pendências existentes no Parque Industrial e os incentivos as indústrias que desejam se instalar em Rondônia. Portanto, a política de geração de divisas para o Estado, emprego e renda, parece ter dado um grande salto. Num total de 29 projetos de pedidos de instalação de novas unidades industriais no Estado, o Estado poderá contar com a instalação de 23 indústrias nos próximos dias. Quem ganha é a população de Porto Velho, pois muitos poderão ter a garantia de emprego nos próximos meses, ou seja, desde a construção, passando pela instalação e por fim, a efetiva operação das indústrias. Serão milhares de empregos gerados para quem mais precisa.

Ampliará

O Secretário Emerson Castro (PMDB) ainda nos informou que a SEDES ampliará o programa de regularização fundiária das indústrias no Parque Industrial de Porto Velho.

Ganhando

Que com essa política de regularização fundiária do Parque Industrial, o empreendedor ganhou garantias reais para o empreendimento sair do papel. Pois encontrarão mais facilidades junto às instituições financeiras, ou seja, captar linhas de créditos que financie os projetos de instalação das unidades industriais.

Requeridas

Emerson Castro (PMDB) disse ainda que a SEDES vai notificar 30 empresas que perderam a concessão de seus lotes no Parque Industrial por não apresentaram os projetos base de instalação e operação.

Promover

A SEDES também firmou convênio com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com o objetivo de promover o melhoramento genético do tambaqui criado em cativeiro do Programa Águas Produtiva.

Fumaça

O conclave entre o deputado estadual Maurão de Carvalho (PP) e a secretária Isabel Luz ainda se arrasta e não apareceu a fumaça branca na chaminé da Assembleia Legislativa do Estado.

Promete

O deputado Maurão de Carvalho (PP) inconformado com a manutenção da secretaria de Educação Isabel Luz no cargo, anda ansioso para chegada da próxima semana. Esse promete recolher assinaturas dos deputados para instalação da CPI da SEDUC.

Proeza

O presidente estadual do Partido da Ecologia Nacional (PEN), empresário Kazan Roriz, teve a proeza de filiar o jovem Eduardo Valverde Filho nos quadros do seu partido.

Viveram

Eduardo Valverde Filho deixa o Partido dos Trabalhadores (PT), logo ele, como seu pai Eduardo Valverde (In memória) e sua mãe Mara Regina, viveram para construir o PT.

Muda

Eduardo Valverde Filho com sua filiação ao PEN muda toda a sua possível história de militância política, que poderia ser continuada dentro do PT em nome do pai.

Desempenho

A viúva Mara Regina do ex-deputado Valverde (In memória), foi candidata à vereadora no último pleito na capital e apresentou um desempenho pífio na urna.

Obter

Resta agora esperar para saber se Eduardo Valverde Filho, conseguirá em nome do pai, obter o mesmo resultado na urna que sempre teve seu pai quando foi candidato ao senado, e por duas vezes, eleito deputado federal pelo PT.

Participando

O polêmico deputado Federal Marcus Feliciano (PSC) que assumiu recentemente a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados, estará hoje em Rondônia participando de um seminário evangélico.

Assustados

Muitos andam assustados com as reuniões noite adentro na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com representantes da CAEX-Ministério Público Estadual, COE e Polícia Federal.

Operação

Não se engane, pois uma nova mega operação irá acontecer agora no mês de abril. Muitos serão pego ainda de pijama na cama, ou seja, acordarão com a polícia a sua porta para tomar café da manhã e sair algemado de casa.

Acontecer

Tem um ditado popular que diz assim: “doído não pode ser contrariado”. Portanto, não tenho medo de doído, contudo, aviso aos vereadores descontentes com esse Colunista, que não temos medo de ameaças.

Aceita

Os vereadores da capital contrariados com esse Colunista devem andar na linha para não ser presos pela polícia federal, pois ninguém aceita mais uma Câmara de Vereadores omissa, corrupta e conivente com os desmando com dinheiro do cidadão portovelhense como foi à legislatura passada.

Penúria

O retrato da conivência da Câmara de Vereadores de Porto Velho com o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), é o estado de penúria que se encontra a nossa cidade com inúmeras obras paralisadas, alagamentos nos bairros, obras com rachaduras e ruas parecendo queijo suíço.

quinta-feira, 28 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Ao assistir a audiência na Assembleia Legislativa que teve a secretária de Educação Isabel Luz como principal protagonista, logo veio à memória desse Colunista, cenas da novela global “Que rei sou eu?”. Quem pediu a audiência foi o deputado Maurão de Carvalho (PP), esse por diversas vezes no seu discurso de ataque a secretária Isabel Luz, alardeava nos microfones do plenário da Casa de Leis que era governista e sempre votou nas matérias do governo, mas não poderia continuar aceitando que a secretária Isabel Luz destratar-se as lideranças políticas do Estado como vem fazendo. Maurão de Carvalho disse por diversas vezes que a secretaria Isabel Luz não se espelhava na humildade e simplicidade do governador Confúcio Moura (PMDB), esse que abraça e tem a paciência de ouvir todo mundo. Logo leitor, ao fazer uma leitura das fisionomias dos presentes durante a fala dos personagens envolvidos, um fato nos chamou muito atenção, ou seja, o sorriso maquiavélico no quanto da boca da deputada estadual Epifânia Barbosa (PT) durante toda sessão. Era como ali, estivesse a Rainha Valentine. E as expressões e palavras do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), lembrava muito o personagem Ravengar.

Disparadas

O que mais chamou atenção na sessão da Assembleia Legislativa com a secretária Isabel Luz, foram as palavras do Deputado Estadual Hermínio Coelho (PSD) - presidente da Casa de Leis, disparadas ao deputado estadual Kaká Mendonça (PTB) e Neodi Carlos (PSDC).

Debate

O deputado Hermínio Coelho (PSD) foi categórico e irônico por diversas vezes com os Deputados Kaká e Neodi, no debate em torno das normativas do Regimento Interno da Casa, ou seja, de quem falava primeiro na audiência após a fala da secretária de Educação Isabel Luz, se era os deputados ou o professor representante de sua classe.

Interpretado

Num tom irônico, o deputado Hermínio se dirigiu várias vezes aos deputados Kaká e Neodi, afirmando que o Regimento também deveria ser interpretado na íntegra quando os referidos deputados estivessem chorando pelos corredores da Casa de Leis.

Prevalecer

O que o deputado Hermínio Coelho (PSD) quis alertar os deputados Kaká Mendonça (PTB) e Neodi Carlos (PSDC) da validade do Regimento Interno da Casa de Leis para prevalecer o corporativismo interno da casa quando o assunto é a imunidade parlamentar. Na verdade, livrando os deputados de responder temporariamente os processos que ambos possuem e tramitam na justiça estadual e federal.

Únicos

Na votação da polêmica criada em torno do Regimento Interno da ALE/RO na audiência com a secretária de Educação Isabel Luz, os deputados Maurão de Carvalho (PP), Adriano Boiadeiro (PRP) e Cláudio Carvalho (PT), forma os únicos que se levantaram em apoio ao deputado Hermínio Coelho (PSD).

Vaiado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) foi vaiado pelos presentes que lotavam a plenária da Casa, ou seja, quando foram denominados de puxa sacos da secretária Isabel Luz. O mesmo quis dizer que os CDS da SEDUC lotavam a Casa de Leis.

Finalmente

No dia de ontem, finalmente a Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho, instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as compensações sociais realizadas pelas Usinas do Madeira na capital.

Bastidores

O que mais chama atenção é o vereador que foi eleito para presidi-la! Este colunista se reserva a economizar palavras ao nome do mesmo em respeito a sua família. Mas uma coisa é certa, já se comenta nos bastidores políticos, que esse poderá sair algemado da Câmara Municipal de Vereadores.

Rever

Entendemos que os comentários nos bastidores políticos em relação a CPI das Usinas do Madeira instalada pela Câmara de Vereadores da Capital, não será para rever contratos de investimentos com relação às compensações, mas a instituição de uma rede de intrigas, chantagem e pedido de propina.

Rede

É preciso que os Executivos das Usinas do Rio Madeira na se deixem envolver com essa CPI da Câmara de Vereadores a possível rede de intrigas, chantagem e pedidos de propina. Agora, se realmente houve falha nas compensações, que os responsáveis sejam punidos.

Investigar

Cabe ao Ministério Público Estadual e Federal, além é claro, da Polícia Federal, começar investigar os vereadores membros dessa CPI das Usinas da Câmara de Vereadores da Capital, para então, apontar se esse Colunista está errado ou mostrar a população que existe muito milho nesse angu.

Dado

 Falar em CPI na Câmara Municipal de Vereadores da Capital, nunca mais ninguém ouviu falar da CPI do Lixo e dos Transportes públicos. Será que o cala boca já foi dado pela mala preta?

quarta-feira, 27 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Na sessão especial da Assembleia Legislativa que contou com a presença da secretaria de Estado da Educação Isabel Luz, os corredores da ALE estavam cheios, a plenária lotada de servidores da Educação e o plenário contavam com a presença de inúmeros secretários de Estados.  Isabel Luz fez a apresentação de um diagnóstico dos avanços na sua pasta nos últimos dois anos. Apresentou dados e números comparativos do governo anterior ao governo da Cooperação, na verdade, apresentou os avanços significativos que teve o governo Confúcio Moura (PMDB) nos últimos dois anos. Quanto ao uso de diárias em excesso, a secretária disse que quando respondeu pela diretoria administrativa e financeira da pasta, teve que visitar todas as escolas do Estado com o objetivo de dar explicações sobre a implantação do PNAE, ou seja, Escolas que recebiam apenas R$ 6 mil reais, passaram a receber R$ 100 mil reais nos caixas escolares. Portanto, se fazia necessário viajar tanto e receber 16 dias de diárias num único mês. Quanto ao sumiço dos bens, a secretária Isabel Luz explicou, mas não convenceu. Quanto aos descontentamentos dos deputados com a secretária com relação ao jogo de cintura político, essa fez sua retração em público e foi muito aplaudida pelos presentes. Ao término de sua fala, a secretária Isabel Luz pediu aos deputados, professores e sindicato, que descem as mãos e celebrassem um pacto pela Educação de Rondônia.

Contou

A sessão também contou com bate boca entre os deputados estadual Kaká Mendonça (PTB) e Valdivino Tucura (PRP) com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD).

Impedir

O bate boca girou em torno do cumprimento do Regimento Interno da ALE/RO, o deputado Kaká Mendonça (PTB) pediu observância de um Artigo regimental para impedir a fala do representante dos professores.

Prevaleceu

O deputado Hermínio Coelho (PSD) que presidia a sessão, quando colocou o Regimento em votação, ficou demonstrado que a força dos deputados governistas na Casa de Leis prevaleceu e o representante dos professores foi convidado a deixar a Tribuna da ALE/RO.

Gracinha

O deputado Euclides Maciel (PSDB) foi tirar uma gracinha com seu colega de partido em Ji-Paraná, o deputado Jean de Oliveira (PSDB) que não deixou de graça.

Gastando

No discurso de Euclides Maciel (PSDB), afirmou que o deputado Jean Oliveira (PSDB) estava gastando muito com diárias devido as suas idas e vindas aos municípios do Estado.

Destacou

Na vez do deputado Jean Oliveira (PSDB) discursar, destacou que deputados estaduais não recebem diárias para se deslocar dentro do Estado.

Tiririca

O deputado Jean Oliveira (PSDB) ainda foi mais longe com o deputado Euclides Maciel (PSDB), afirmando que “se o eleitor de São Paulo elegeu o Tiririca, agora entende porque Ji-Paraná elegeu Euclides Maciel deputado estadual”.

Burburinho

Falando em Ji-Paraná, o burburinho aumenta em torno dos nomes de Juarez Jardim (PP), Ricardo Sá (PMDB) e Zé Maria (PHS) para disputar uma vaga para deputado federal nas próximas eleições.

Ironia

Os neófitos terão que enfrentar nas urnas de Ji-Paraná os deputados federais Anselmo de Jesus (PT) e Marcos Rogério (PDT), ambos eram suplentes e assumiram o mandato por ironia do destino.

Cogita

Na disputa pelo voto para deputado estadual em Ji-Paraná se cogita os nomes de Ary Saraiva (PSDC), Pastor Elenilton (PHS), Solange Pereira (PMDB), Euclides Maciel (PSDB), José de Abreu Bianco (DEM) e Edvaldo Soares (PMDB).

Descarta

Assessores de primeiro escalão do governo não descarta a hipótese do governador Confúcio Moura (PMDB), ter como aliado numa possível reeleição, o ex-senador Expedito Júnior.

Contados

Quem anda com os dias contados é o Aeroclube de Porto Velho. A área de 78 km² avaliada em 3 milhões de reais, pertence a Aeronáutica, ou seja, patrimônio da União.

Pediram

Aeronáutica não renovou o termo de cessão e uso para o Aeroclube. Os sócios para sair do local, pediram a doação de um terreno a prefeitura e ao Estado, caberia a cerca, acesso e pista, somando um investimento de 15 milhões de reais.

Devolvido

O vereador Sid Orleans (PT) andou alfinetando o seu colega vereador Everaldo Fogaça (PTB) nos meios de comunicação, afirmando que Fogaça não teria devolvido ainda o dinheiro recebido das diárias com destino a João Pessoa, capital da Paraíba.

Confidenciou

Funcionários da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho nos confidenciou que muitos vereadores que embolsaram as diárias e não foram ao destino previsto, esses apenas teria apresentado um “relatório” de justificativa.

terça-feira, 26 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Ao julgar pelas sucessivas declarações de sua possível pré-candidatura ao governo do Estado em 2014, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) vem visitando os municípios do Estado com o intuito de ser notado. Na verdade, o deputado Hermínio Coelho não sabe ainda das verdadeiras pretensões do deputado federal Moreira Mendes que preside o PSD e muito menos, das pretensões do prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni, que antes negava, e agora, já sinaliza o seu desejo de vir a disputar o governo do Estado nas próximas eleições de 2014. Mas tanto Hermínio Coelho como Alex Testoni, irá esbarrar nas pretensões do deputado federal Moreira Mendes, esse nutriu o sonho antigo de novamente disputar o senado. As conversas dentro do PSD tem sido intensa nos últimos dias em torno de uma candidatura majoritária, pois o pensamento é fortalecer a legenda ainda mais no Estado. Sendo assim, o protagonista principal desse projeto será o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab que preside o PSD nacionalmente. Esse virá no próximo dia 13 de abril a um encontro regional da legenda no município de Ouro Preto do Oeste. Assim, nesse encontro, quem poderá sair fragilizado é o deputado Hermínio Coelho, pois sendo o município administrado por Alex Testoni, deverá ser Testoni o indicado como pré-candidato ao governo do Estado pelo PSD, e ai, também se revelará os desejos que movem a mente do deputado federal Moreira Mendes (PSD) para as suas pretensões nas próximas eleições.

Trocar

O deputado federal paraibano Efraim Filho (DEM) em declarações a imprensa na capital federal, afirmou que o partido dos Democratas pode trocar o PSDB pelo PSB de Eduardo Campos nas próximas eleições de 2014 na disputa pela presidência da República.

Aproximação

Para o deputado federal Efraim Filho (DEM), o namoro entre Campos e o DEM “esquenta”. A aproximação dos dois partidos seria um processo “natural, repetindo o que já acontece na Paraíba”.

Paquera

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) além de namorar com o DEM em nível nacional, também paquera com o PPS, o PDT e o PHS.

Formar

Desfeita a aliança entre o DEM e o PSDB que se arrasta desde a década de 1990, os tucanos buscariam formar a chapa Café com Leite, ou seja, Aécio Neves (PSDB) de Minas Gerais com Gilberto Kassab (PSD) de São Paulo.

Anuncia

Após conquistar a prefeitura de São Francisco do Guaporé com a sua filha Lebrinha, o deputado estadual Lebrão (PTN), se anuncia como pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições.

Ganhando

Se não for balão de ensaio do deputado Lebrão (PTN) para que o seu partido possa conseguir pré-candidatos a deputados estaduais com vista às próximas eleições, quem sairá ganhando é a legenda que poderá contar com um deputado federal eleito.

Esperneando

Quem anda esperneando como uma Lebre é o deputado estadual Luiz Cláudio da Agricultura (PTN), esse vem tentando sair numa pernada só da legenda que atualmente é filiado, mas não consegue devido à fidelidade partidária.

Calo

O deputado estadual Flavio Lemos (PR) eleito por Porto Velho, em recente conversa com esse Colunista, afirmou que vem ampliando a sua base eleitoral nos municípios de Buritis e Monte Negro. Se tornando um calo para o ex-deputado Jair Mioto na região.

Consumia

O deputado Flávio Lemos (PR) afirmou que no governo Ivo Cassol (PP), a folha de pagamento dos servidores estaduais consumia apenas 1 Bilhão por ano, ou seja, uma média de 130 Milhões mês.

Salto

Perguntado sobre a gestão do governador Confúcio Moura (PMDB), o deputado Flávio Lemos (PR) foi enfático ao afirmar que no governo de Confúcio Moura (PMDB), a folha de pagamento deu um salto para 196 milhões ao mês e que ao ano, chega a um montante aproximado de 2. 450 Bilhões de reais.

Pai

Em tom de desabafo, o deputado estadual Flávio Lemos (PR) disse que o governador Confúcio Moura (PMDB) é um pai para os servidores estaduais e um padrasto para os deputados estaduais.

Promovendo

O secretário de Administração do Estado Rui Vieira (PMDB) vem promovendo rodadas de negociações com os sindicatos de servidores estaduais para elaboração dos PCCR.

Desceram

Dirigentes de 14 sindicatos patronal dos setores produtivos do Estado que se uniram para promover uma gestão democrática na FIERO e por fim a gestão de Denis do Baú vem descendo a lenha na secretária Nancy Rodrigues.

Abertamente

Os dirigentes patronais dos setores produtivos reclamam abertamente da intervenção da secretaria Nancy Rodrigues no processo interno da FIERO. Elas alegam que Nancy deseja a todo custo, emplacar um madeireiro de Rolim de Moura como vice-presidente na chapa encabeçada pelo empresário Adélio Barofaldi.

domingo, 24 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


O debate político da semana se inicia com os holofotes voltados para o ex-senador Expedito Júnior (PSDB). Esse, recentemente tinha ganho do senador Ivo Cassol (PP) a primeira rodada da briga de braço pelo controle do Partido da República (PR) no Estado. No segundo round, o senador Ivo Cassol (PP) se saiu melhor fazendo Jaqueline Cassol a nova presidente estadual do PR. O presidente nacional da legenda Valdemar Costa Neto, não respeitou prefeitos, vereadores e nem mesmo as lideranças regionais, a exemplo do ex-prefeito Laerte Gomes de Alvorada do Oeste, do ex-prefeito Luiz Gomes de Nova União, do deputado estadual Flavio Lemos, do ex-deputado federal Miguel de Souza (nomeado recentemente no governo do Estado) e por último, da liderança jovem de Expedito Neto. O desespero do senador Ivo Cassol (PP) e seus aliados é tanto, para novamente conseguir chegar ao governo do Estado, que estão lançando mão de qualquer estratégia para enfraquecer as bases políticas dos seus principais adversários políticos, no caso, o ex-senador Expedito Júnior, o governador Confúcio Moura (PMDB) e o senador Acir Gurgacz (PDT). Quanto ao PT que é adversário histórico do senador Ivo Cassol, esse dar como morta a sigla no Estado. Portanto, entenda o porquê da mira dos deputados estaduais aliados do senador Ivo Cassol (PP) na Assembleia Legislativa ao tucano Expedito Júnior. Nos bastidores, o processo de cassação do senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) é semelhante ao de Expedito Júnior, os advogados de Cassol sabem que Cássio Cunha Lima não está impedido de concorrer ao governo do Estado da Paraíba, pois sua condenação na esfera eleitoral acaba cinco dias antes da eleição de 2014. Sendo assim, Expedito Júnior também não ficará impedido de concorrer novamente ao governo do Estado ou a vaga ao senado nas próximas eleições.

Deseja

As bases tucanas como uma boa parte do eleitorado rondoniense, deseja ver o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) como candidato ao governo do Estado nas próximas eleições.

Aninhar

Se o senador Expedito Júnior (PSDB) deseja mesmo concorrer a algum cargo eletivo nas próximas eleições, esse precisa se aninhar na mesma banca de advocacia do senador paraibano Cássio Cunha Lima, também tucano.

Revelou

O deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB) revelou que está preparando suas baterias para defender a secretária de educação Isabel Luz na sabatina de terça-feira (26) na Assembleia Legislativa.

Peca

O deputado Zequinha foi enfático em dizer que a secretária Isabel Luz peca por ser uma boa técnica e lhe deixar faltar um pouco de traquejo político. Trocando em miúdos, jogo de cintura com os deputados, prefeitos e vereadores.

Revelaram

Assessores mais próximos ao governador Confúcio Moura (PMDB) revelaram que a secretária da Educação Isabel Luz balança, mas não cai.

Satisfeito

Esses mesmos assessores nos informou que o governador Confúcio Moura (PMDB) anda por mais de satisfeito com o trabalho da secretária Isabel Luz a frente da pasta da Educação.

Holofotes

Até terça-feira (26), os holofotes estarão voltados para o plenário da Assembleia Legislativa no tocante a convocação da secretaria Isabel Luz a prestar esclarecimentos aos deputados sobre atividades inerentes a sua pasta.

Aposta

Até lá, o governador Confúcio Moura (PMDB) aposta na fumaça branca entre o deputado Maurão de Carvalho (PP) e a secretaria Isabel Luz.

Avaliada

Convenhamos, a secretária Isabel Luz não pode ser considerada uma “miss simpatia”, mas pode ser avaliada como uma das melhores técnicas quando o assunto é capacidade de execução.

Ausente

O prefeito Mauro Nazif (PSB) que anda ausente aos problemas causados pela chuva na capital, vem deixando a população da capital transtornada e frustrada por ter escolhido o médico em vez de um garçom que já foi prefeito.

Percebe

Mas uma coisa é certa, ao visualizar o Diário Oficial do Município de Porto Velho, a cada semana, se percebe que o prefeito Mauro Nazif (PSB) vem cumprindo com os vereadores da sua base, quando o assunto é nomeação.

Nomeações

Identificamos nomes bem conhecidos do meio político da capital com seus CDS na prefeitura de Porto Velho, ou seja, nomeações assinadas pelo prefeito Mauro Nazif (PSB).

Campeões

Os vereadores Din Din (PSL), Alan Queiroz (PSDB), Edmilson Lemos (PSDB), Cabo Anjos (PDT), Márcio Pacele (PSB), Ana Maria Negreiros (PMDB) e José Wildes (PT), são os campeões em nomeações no Diário Oficial do Município de Porto Velho.

Fumaça

Pessoas que se consideram lesada pelos dirigentes do Bloco Maria Fumaça, estão se mobilizando nas redes sociais para juntos, entrarem na justiça, com o objetivo de reaver o dinheiro dos abadás comprados para o Carnaval fora de época que não aconteceu.

FALANDO SÉRIO


Primeiramente, esse Colunista pede desculpas ao Leitor pelos dias de ausência, justificável por uma virose que nos derrubou. Engraçado, é que na atualidade não existe mais doenças especificas, o que mais nos assusta, é que na linguagem médica atual de uma grande maioria de profissionais na área, tudo se resume a uma “virose”. Cabe aos pacientes mais atenciosos consigo mesmo, solicitar do médico, a requisição de exames como forma de precaução aos diagnósticos por empirismo. A suposta “virose” nos fez enxergar que não difere muito o pronto atendimento médico na rede privada hospitalar da rede pública de saúde na capital, ambas se encontram atoladas nos mesmos problemas. O caos com a falta de médicos e enfermeiros com nível superior continua a ser gritante nas unidades de saúde em Porto Velho. A falta de investimentos e planejamento na saúde no Estado não é de agora por gestores públicos, esses surgiram ao longo dos tempos até chegar os dias de hoje. Essa situação se arrasta desde as dificuldades enfrentadas pelo médico Joaquim Tanajura (1916) e aos relatos históricos em livros dos que passaram pelo Hospital da Candelária. É preciso sim, compromisso maior das autoridades públicas com a população em promover uma verdadeira revolução na Saúde do Estado de Rondônia, ou seja, promover um pacto estadual visando criar um ambiente favorável, com soma de esforços entre o Estado, prefeituras, entidades filantrópicas e a rede privada de hospitais, para que ofereçam um bom serviço ao contribuinte.

Apelo

Não é de hoje que esse Colunista faz apelo aos prefeitos para que invistam na medicina preventiva e de baixa complexidade, evitando assim, a política pública da ambulância com destino a capital.

Ganhou

Rondônia ganhou nos últimos anos os hospitais regionais de São Francisco do Guaporé e Cacoal. Falta ainda um hospital regional em Ji-Paraná.

Assinou

Para a fronteira, o governador Confúcio Moura (PMDB) assinou a ordem de serviço do hospital regional de Guajará-Mirim que deverá ficar pronto dentro de um ano. Bem, essa é a previsão!

Assusta

Assustador é o aumento da divida do Hospital Tiradentes (ASTIR), que antes era de R$ 800 mil, e com a nova Diretoria apoiada pelo vereador Cabo Anjos (PDT), saltou para R$ 8 milhões.

Incorporado

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) deve ter incorporado “Nostradamus”, para lardear falsas noticias sobre a situação financeira do Estado.

Alardear

O deputado Hermínio Coelho (PSD) que preside a Assembleia Legislativa, em visita ao município de Cacoal na quinta-feira (21), usou os meios de comunicação para alardear que o Estado passa por dificuldade financeira.

Crédito

Recentemente, informamos ao leitor sobre o Decreto 17.600, no qual o governo do Estado (Poder Executivo) repassa um crédito na ordem de R$ 27,5 milhões para reforçar o caixa da Assembleia Legislativa (Poder Legislativo).

Superávit

O recurso é proveniente do exercício financeiro de 2012, devido ao superávit orçamentário do Executivo no ano passado. Talvez o caro leitor não saiba, mas o orçamento da Assembleia Legislativa previsto para esse ano é na ordem de R$ 186.349.501,00.

“Gordurinha”

Com esse reforço, o Legislativo estadual passa para uma previsão orçamentária de R$ 213 milhões, uma média de quase R$ 20 milhões por mês. Sendo assim, os deputados poderão contar com uma “gordurinha a mais” paga pelo contribuinte.

Aumento

Qualquer um leigo em finanças sabe que superávit significa aumento de receita ou de produção, portanto, o Estado no exercício financeiro do ano de 2012, obteve aumento de sua arrecadação.

Famosos

Também não se deve culpar os famosos CDS pelo aumento da folha de pagamento dos servidores estaduais. Basta se virar para um servidor e fazer a seguinte pergunta: quanto você ganhava no seu contra-cheque no governo passado e quanto ganha agora?

Sabem

Todos sabem, inclusive, os deputados estaduais, que a folha de pagamento do Estado saiu de R$ 130 milhões/mês para R$ 193 milhões/mês devido as correções salariais concedidos aos servidores estaduais pelo governador Confúcio Moura (PMDB).

Beirava

Os deputados estaduais também sabem que o número de CDS no governo passado beirava 14 mil. No governo Confúcio Moura (PMDB), não ultrapassa a conta de 7,5 mil cargos.

Transparência

Quando se fala em transparência, o deputado Hermínio Coelho (PSD) deveria ser mais transparente com a receita da Casa de Leis. Divulgar no Portal da Transparência, a folha de servidores da ALE com os nomes e seus respectivos salários.

quarta-feira, 20 de março de 2013

FALANDO SÉRIO


Muito vem se falando da reforma eleitoral nos corredores do Congresso Nacional. Muito se tem falado na possível aprovação dessa reforma ao apagar das luzes antes de 04 de outubro desse ano. O que mais chama atenção nessa reforma é o fim das coligações partidárias, ou seja, visa diminuir as probabilidades das legendas menos tradicionais possam atingir o coeficiente eleitoral mínimo exigido para elegerem os seus parlamentares sem a ajuda de outras agremiações. Na verdade, essa reforma arquitetada pelos partidos mais tradicionais, é classificada por articulistas políticos como arapuca dos partidos mais tradicionais aos partidos menos tradicionais, considerados nanicos. Quem mais defende o fim das coligações no Congresso Nacional é o PT e o PMDB, ambos acreditam que sem a coligação, partidos menos tradicionais, a exemplo do PPS e DEM, que são aliados da oposição, ou seja, do PSDB, desapareceriam nas urnas.  Para não desaparecer, esses partidos considerados nanicos, teriam que preparar suas nominatas próprias como tentativa de atingir o coeficiente eleitoral mínimo e sobreviver às urnas. Esse tipo de manobra é um golpe a democracia brasileira, é tentar reduzir a voz daqueles que não consegue se fizer ouvir nos partidos mais tradicionais. São minorias que se organizam nos partidos menos tradicionais para manifestar as suas ideias, seus pensamentos e suas bandeiras de lutas. É criar um ambiente de distanciamento ainda maior daquelas lideranças que surgem do meio do povo e são projetadas para um mandato parlamentar. Os partidos mais tradicionais querendo por fim as coligações, transparece o desejo da consolidação de poder no jogo político.

Manobra

São práticas comuns as reformas políticas de conveniência a cada eleição no jogo político no Brasil. Na verdade, uma manobra daqueles que desejam se perpetuar no poder.

Surgiu

O PT que surgiu combatendo os vícios arcaicos de uma elite atrasada do nosso país, na atualidade, demonstra que se renderam as práticas antigas da “enxada e voto”.

Orquestraram

Quando as elites brasileiras perceberam que políticos idealistas eleitos pelo povo por partidos menos tradicionais, dando sinais de promover reformas de base no país. Logo, orquestraram um Golpe de Estado com os Militares.

Chance

A manobra é para fazer valer a “Teoria da Lei do mais forte sobre o mais fraco”. O maior intuito desse caldeirão todo é impedir que novas lideranças políticas, a exemplo do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), Marina Silva (sem partido) e Aécio Neves (PSB), não tenha a chance de chegar ao Palácio do Planalto.

Adesões

O governador Confúcio Moura (PMDB) tem registrado nos últimos dias, várias adesões de prefeitos e vereadores dos municípios beneficiados com ações do governo da Cooperação.

Desfilar

Os palanques armados para o lançamento de obras e assinatura de ordens de serviços têm levado lideranças políticas locais, prefeitos e vereadores, a desfilar ao lado do governador Confúcio Moura (PMDB).

Desconversa

Quando o assunto é reeleição, o governador Confúcio Moura (PMDB) desconversa. Insisti em dizer que está muito cedo para antecipar o processo sucessório e eleitoral.

Revigoramento

Notícias do interior dão como certo o revigoramento muscular eleitoral do governador Confúcio Moura (PMDB). Muitos reconhecem que o homem pensa Rondônia para o futuro, mas muitos ao seu lado, ainda pensa no passado.

Fumaça

Sobre o conclave do Deputado Maurão de Carvalho (PP) com a secretaria da Educação Isabel Luz, a “fumaça branca” deverá prevalecer.

Contestando

O deputado Luizinho Goebel (PV) que emplacou o secretário de Estado da Agricultura, abriu a terça-feira contestando o governo de querer vender a dívida do Estado com a União para um banco privado.

Questiona

O deputado Luizinho Goebel (PV) questiona a venda da divida com as seguintes interrogações: E o Beron, como fica? Vamos assumir que somos devedores e quitar todo o saldo da dívida que já foi paga?

Explicou

O deputado Luizinho ainda explicou que o caso Beron continua em discussão no Supremo Tribunal Federal. O mesmo alega que caso o Estado ganhei a demanda judicial, poderá ficar refém de um banco privado.

Entrelinhas

Quanto a esses tipos de mudanças de contratos por juros mais baixos, considerados como soluções mágicas por alguns financistas. É preciso ler as entrelinhas desses contratos. Empréstimos nesses moldes foram realizados por vários governos de Estado na década de 1990.

Resultou

Dessa modalidade de empréstimo de bancos privados aos Estados, resultaram naquela época devido aos juros flutuantes (câmbio internacional), o atraso de seis meses de salários dos servidores, bancos estaduais liquidados e calote aos fornecedores. Com isso, mais de 20 governadores tiveram sua carreira política aniquilada.