sábado, 18 de maio de 2013

FALANDO SÉRIO


Rondônia é a economia que mais cresceu nos últimos anos no país e começa apresentar reais sinais de desaceleração na economia. Não obstante a política econômica adotada a nível nacional pelo governo Dilma, a política regional tem contribuído para o processo de desaceleração, é fato que desde o início o governo Dilma deixou seu recado aos governadores que teriam que trabalhar com uma quantidade menor de moeda em caixa, as reduções de impostos afetou diretamente a todos os governos e claro, os estados que não possuem uma maquina produtiva eficiente são os que estão a pagar a conta do IPI reduzido. O Estado de Rondônia começa 2013 com grandes problemas econômicos com sua arrecadação em queda constante, quando comparada à série de 12 meses, o Estado apresenta os últimos dois meses a pior arrecadação. Assim, outra forma eficiente de medir a arrecadação é comparar o mês atual com o mês do ano anterior, nesse modelo é ainda mais assustador quando comparada a arrecadação do mês de maio ao mês de abril desse mesmo quadrimestre, sendo a perda nominal de arrecadação superando a casa dos 23 milhões de Reais. Imagine ao calcularmos a situação real da arrecadação incluindo os índices inflacionários. A desaceleração no processo de arrecadação coincide com um período de greves e manifestações por melhorias salariais, sendo importante observar a proximidade dos gastos de pessoal ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Infelizmente diante de todos os fatos, os ventos que sopram de fora para movimentar a economia estadual não demonstram bons sinais para um aumento imediato no processo de arrecadação, em um momento em que a economia no mundo está em recessão, às obras do governo federal em sua grande maioria voltada para os eventos esportivos, a indústria com pequenos sinais de recuperação a nível nacional, a única esperança é o consumo das famílias para movimentar a economia local, mas como consumir quando não se tem renda, como consumir quando os níveis de inadimplência estão elevados, realmente fica o conselho Keynesiano, “se queres um emprego, peça a alguém para consumir mais”, quem sabe assim, no futuro terá sua vaga garantida.

Prudencial

É prudencial os lideres sindicais observar a queda da receita estadual para pedir aumentos salariais.

Observar

A equipe econômica do governo da Cooperação também precisa observar o equilíbrio fiscal para não termos seis meses de salários atrasados e lembrando que o Estado já paga os salários com muita dificuldade.

Sorteio

Neste sábado o governador Confúcio Moura (PMDB) estará participando em Ji-Paraná do sorteio de 593 casas do programa estadual Morada Nova.

Usina

Ainda na parte da manhã em Ji-Paraná, o governador Confúcio Moura (PMDB) inaugurará a Usina de Asfalto Quente.

Empenhado

O secretário Adjunto da Casa Civil Edvaldo Soares (PMDB) tem se empenhando para levar as ações do governo da Cooperação a Ji-Paraná, bem como a liberação de emendas parlamentares estaduais destinadas aquele município.

Tentando

O prefeito de Guajará-Mirim Dr. Dúlcio (PT) nos afirmou que vem tentando manter o equilíbrio financeiro e fiscal da prefeitura daquele município.

Baixa

O prefeito Dr. Dúlcio (PT) disse que ainda não tirou a prefeitura de Guajará-Mirim do CADIN por conta da baixa arrecadação.

Motivos

O prefeito Dr. Dúlcio (PT) na sua fala, alegou que os motivos da baixa arrecadação da prefeitura de Guajará-Mirim é devido à falta de compromisso da população com o pagamento do IPTU.

Nenhum comentário: