terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coluna Falando Sério

Em meados de setembro, este colunista fez uma reflexão sobre o início do ano legislativo da Assembléia e o quadro que se desenhou de ferrenha desarmonia entre o Poder Legislativo com o Executivo. Afirmei ironicamente que o deputado estadual Valter Araújo (PTB) estava sabiamente sabendo conduzir o processo de harmonização dos poderes com ajuda dos demais deputados estaduais, mudando os “modus operandi” comparado aos das legislaturas passadas e fiz vários alerta a sua assessoria de imprensa do que poderia vir acontecer, mais “esse” me dizia que não acreditava em Papai Noel. Pois bem, o trenó do xilindró, chegou bem mais antes que a noite de Natal.
Reconhecimento
Imprescindível o reconhecimento público que teve o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) em ser o único membro da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa que não estava envolvido no esquema da “propinagem” mantido pelo deputado estadual Valter Araújo (PTB).
Discurso
O ex-governador e hoje senador Ivo Cassol (PP) ao usar a tribuna do senado para fazer suas considerações sobre a Operação Termópilas, deve ter sido acometido de amnésia.  Pois a maioria dos envolvidos, são empresários que nasceram no seu governo e quanto ao deputado Valter Araújo (PTB), esse sempre foi seu principal aliado de primeira hora.
Extensão
As investigações da Operação Termópilas deveria se estender as empresas que prestam serviço de vigilância ao Estado desde a época do governo de Ivo Cassol. É sabido que ao apagar das luzes do governo passado, o contrato foi aditivado e pago em tempo record nas vésperas da noite de Natal.
Insatisfação
O “extrazinho de natal” a empresa de vigilância que presta serviço ao Estado, teria motivado o distanciamento político do senador Ivo Cassol (PP) e o ex-governador João Cahúlla (PPS). A verdade do fato não seria porque o senador considerou o ato ilícito, mais por beneficiar o seu principal desafeto político.
Urgência
O senador Ivo Cassol (PP) precisa com urgência se dirigir ao Hospital João Paulo II para tomar uma injeção de fósforo na veia, a fim de reativar a sua memória, coisa que ele não fez em oito anos passado, mais precisa fazer agora. Pois este cenário de corrupção no Estado, tem raízes profundas desde o seu governo.
Suplentes I
No caso dos suplentes de deputados estaduais envolvidos que poderão ser convocados para assumirem a titularidade do mandato mediante o pedido da justiça a Assembléia Legislativa, dificilmente acontecerá.
Suplente II
Primeiro, o ex-deputado Carlão de Oliveira está quase morando dentro da Assembléia Legislativa para dar pressão nos demais deputados estaduais - não envolvidos no esquema da “propinagem” - para não afastar e nem muito menos cassar o mandato de qualquer titular de mandato que seja, pois seria uma desmoralização para ele e para o seu filho, o deputado estadual Jean de Oliveira (PSDB).
Suplente III
Dos suplentes mencionados pela justiça, dois são vereadores da capital. Assim, o Pastor Delson (PRB) e Cláudio Carvalho (PT) dificilmente se arriscaria renunciar seus mandatos de vereadores para assumir a titularidade do mandato de deputado estadual, sem a certeza da efetividade do cargo.
Titularidade
Não renunciando aos seus respectivos mandatos de vereadores, o Pastor Delson (PRB) e Cláudio Carvalho (PT), ambos teriam que renunciar a primeira suplência em favor do segundo suplente. Estes assumiriam a titularidade da primeira suplência e quem sabe, com o desenrolar dos fatos, assumiriam a titularidade do mandato de deputado estadual.
Sucessão
A operação Termópilas alterou completamente o quadro sucessório da prefeitura de Porto velho, tirando da disputa os deputados estaduais Zequinha Araújo (PMDB), Epifânia Barbosa (PT) e Valter Aréujo (PTB).
Apadrinhados I
Não está fácil para o prefeito Roberto Sobrinho deslanchar os seus apadrinhados a sucessão municipal. Segundo a Operação Termópilas a deputada estadual Epifânia Barbosa (PT), que também é presidente estadual do PT, aparece num vídeo recebendo propina em troca de apoio incondicional a mesa diretora da ALE e votar contra as matérias de interesse do governo.
Apadrinhados II
O “plano B” do prefeito Roberto Sobrinho (PT) seria apostar no nome do vereador petista Cláudio Carvalho. Mais o que pesa contra esse é a forte ligação que possui com as empresas de ônibus, estas detém o monopólio das linhas da capital. Além de carregar nas costas a responsabilidade do atraso nas obras de água e esgoto da capital, por ter feito denúncias infundadas.
BB
É de arrepiar! Segundo investigações da Operação Termópilas, funcionários do Banco do Brasil que estão presos, estavam envolvidos no esquema da quadrilha criminosa. Tais funcionários são acusados de favorecer transações bancárias, fornecer informações sigilosas, facilidades em saques e transações financeiras.

2 comentários:

Anônimo disse...

cuidado que o peixa morre pela boca... quem se junta com porco lavagem come...

João Carlos Formiga disse...

Desde que comecei a receber os e-mail "blogando" do Herbert, não deixei de ler! Este vem sendo coerente, pois nunca mudou a sua linha editorial! Ele nos coloca pra pensar! Tudo é verdade sobre o governo passado, que priorizou estradas e equeceu das vidas que sucumbi nos Hospitais do Estado! Poucas salas de aulas e escolas foram construídas, além do achatamento dos nossos salários! E ainda disse que professor é igual a pinga, toda esquina tem! Esta certo mesmo, a corrupção começou no governo passado, porco deve ser esse cidaão que escreveu essa besteira ai! Acho sim, que ele deveria esta metido no meio dos porcos que serviam lavagem aos funcionários públicos no governo passado! Parabéns Herbert! Admiro sua coragem!