terça-feira, 1 de novembro de 2011

É possível garantir segurança pública a população?


           A cada mês posto uma Enquete no meu Blog para interagir com quem acessa e saber a opinião sobre determinados temas. No mês de outubro perguntei ao Leitor qual a avaliação que você faz sobre o desempenho do atual governo com a segurança pública? Bem, sabemos que ainda é cedo para avaliar o Governo Confúcio Moura neste quesito, a final, este ainda está governando com a Lei Orçamentária Anual planejada pelo governo passado.
            Bem, vamos aos números postados pelos internautas que acessaram o meu Blogspot no mês de outubro. Temos 58% que avaliaram como péssimo o desempenho do governo no quesito da segurança pública. Apenas 34% avaliaram como Bom e Regular e 4% não souberam opinar.
            O número considerado alto e negativo para o governo que apareceu na avaliação do internauta, é resultante dos altos indicies de criminalidade existente na capital e nos demais centros urbanas emergentes, ou seja, cidades médias que cresceram no interior na última década, devido o momento econômico favorável que vive o Estado de Rondônia nos últimos tempos.
            Assim, é preciso avaliar bem o mapa da violência do Estado, pois os números do passado eram interpretados a partir da disputa por terras, ou seja, conflitos agrários e pela atividade garimpeira. Na atualidade, temos os acertos de contas gerados pelo tráfico de drogas, em sua maioria, nos bairros periféricos, tanto da capital, como nas médias cidades.
            Mais não só cresceram as taxas de homicídios urbanos, outros crimes também já aparecem com taxas elevadas, a exemplo de roubos a residências, furtos de veículos e motos, assaltos em estabelecimentos comerciais e a transeuntes tanto no centro como nos bairros a qualquer hora do dia. Lembro ainda que a zona rural deixou de ser referência em tranqüilidade, pois a febre do momento é o roubo de gado, caminhões, tratores e motos nos sítios.
            Recentemente denunciei o aumento da criminalidade no Estado, encaminhei ofícios a Assembléia Legislativa, ao Governo do Estado e ao Ministério Público sugerindo a abertura de investigações para apurar os vários crimes de “pistolagem” no nosso Estado e formação de “Pólos de Crimes”.
             Continuo a defender tais investigações devido aos assassinatos de políticos, comerciantes e funcionários públicos. Esses crimes são caracterizados a partir de extermínio com similaridade de ameaças de mortes, listas “negras” de pessoas marcadas para morrer, torturas, carbonização das vitimas, crimes por encomendas através de execuções públicas por matadores de aluguéis e qualquer lugar se tornou lugares de “desovas”, práticas bem conhecida de grupos de extermínio, levando a crer a existência de “sindicatos do crime”.

Nenhum comentário: