sábado, 26 de novembro de 2011

Faltou criatividade para comemorar o Aniversário da Polícia Militar de Rondônia


            Com a extinção da Guarda Territorial de Rondônia em de 26 de novembro de 1975, no mesmo decreto, fez nascer à briosa Polícia Militar do Estado de Rondônia. Então hoje, todos que fizeram ou fazem parte de sua história, devem encher o peito de orgulho, pois são 36 anos de história.
            Mesmo com o dia festivo de ontem (25/11) com entregas de medalhas, reinauguração do prédio do Comando Geral, lançamento de revista comemorativa, entregas de viaturas, de medalhas dos jogos internos e só.
            Bem que se poderia ter feito uma semana alusiva aos festejos dos 36 anos de criação de uma instituição séria, comprometida em promover a segurança da sociedade e manter a ordem. Mais a mentalidade que comanda a nossa PMRO esta bem distante de aproximar à briosa Policia Militar da sociedade, bem como, de promover uma integração maior entre os que escrevem a sua história.
            A semana poderia ter sido marcada com competições esportivas abrangendo várias modalidades, poderia ter sido feito uma mostra de talentos, realizar uma cerimônia de promoção de Militares as mais diversas graduações e tão aguardada pelos oficiais. Ainda faltou a promoção de um grande desfile com a participação de delegações das demais unidades da instituição espalhada pelo Estado, como forma de promover uma integração maior entre todos que escrevem sua história atual.
            Esqueceram que a Polícia Militar possui um Colégio de educação básica, este poderia ter interagido com as mais diversas disciplinas dos componentes curriculares, ou seja, trabalhar com a História, Geografia, Produção Literária, Artes etc. E por fim, premiar os trabalhos de grande relevância produzidos pelos alunos.
            A semana poderia ter sido marcada com várias conferências sobre segurança pública nas Escolas, Bairros, Instituições de Ensino Superior, etc. Tal evento reuniria profissionais que fazem a segurança pública do nosso Estado. Perdeu a oportunidade de promover uma interação com lideranças comunitárias, comunidades escolares, Conselhos e demais representações da sociedade civil, para proporcionar um debate com temas voltados para o policiamento comunitário, as ações positivas do policiamento ostensivo, a parceria e interação ente policia e comunidade.
            Esqueceram de promover momentos de lazer e recreativo com as famílias dos que escrevem os capítulos da história da briosa Polícia Militar do Estado de Rondônia, bem como, promover um Ato Ecumênico, reunindo evangélicos e católicos, que levassem uma mensagem de paz e de humanização da instituição ao coração de todas as autoridades que fazem a segurança pública no Estado, policiais militares, familiares e a sociedade em geral. E tantos outros eventos que poderiam ter feito parte da programação que marcaria a comemoração de aniversário da nossa PMRO.
O que marcou na verdade foi a demonstração da falta de consideração e criatividade para se comemorar verdadeiramente o aniversário da nossa briosa Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Nenhum comentário: