quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Coluna

Falando Sério
Estamos ampliando os nossos passos na convivência com os fatos e notícias, pois agora, além dos sábados como de costume no nosso tradicional Jornal Estadão do Norte e no http://www.estadaoweb.com.br/, diga-se de passagem, o jornal de maior circulação no Estado e o site que mais cresce em click. Estaremos juntos toda quarta-feira das semanas vindouras, num ousado projeto de renovação editorial promovido por Mário Neto e Mário André, a nova geração da Família Calixto. Essa possui uma larga experiência nos meios de comunicação social escrita e falada. Assim, este Colunista só tem a agradecer a oportunidade e o incentivo por essa nova experiência de interação com a sociedade rondoniense.
Futuro
Porque será que até a presente data os deputados estaduais não aprovam a Lei do Plano Futuro Rondônia. O projeto de complementação de renda aos que recebem a Bolsa Família do Governo Federal, já que possui recursos disponibilizados pelo governo do Estado.
Aumento
Quem andou alardeando na imprensa e prometendo aumento para os policiais militares foi o Comandante Geral da PM/RO, o “Coronel Cassolista” Cezar de Figueiredo. Bem, tal declaração criou um clima de ansiedade e expectativa entre a tropa, podendo colocar o governo em maus lençóis. Nesse momento, uma canjinha de galinha não faz mal a ninguém.
Derrota I
O senador Ivo Cassol (PP), mais os Deputados Estaduais Luizinho Goebel (PV) e Valter Araújo (PTB), impuseram mais uma derrota política ao ex-senador Expedito Júnior (PSDB) no município de Cabixi.
Derrota II
O grupo político liderado pelo ex-prefeito José Rosário Barroso, o Bau, que é ligado politicamente ao ex-senador Expedito, apresentou a candidatura de Jorge Batista (PR). Este perdeu as eleições realizadas no último domingo (30/10) para o candidato a prefeito Izael Dias Moreira (PTB) em Cabixi.
Vitória
Para cumprir um mandato tampão, o candidato a prefeito Izael Dias Moreira (PTB) que saiu eleito das urnas com cerca de 61% dos votos, contou com o apoio também do governador Confúcio Moura (PMDB) e da liderança de Chicão de Carli (DEM), este último abriu mão de sua candidatura em favor de Izael.
Proeza
O candidato Izael (PTB), eleito a prefeito de Cabixi, conseguiu reunir em seu palanque os dois grupos políticos rivais de Rondônia, ou seja, O senador Ivo Cassol (PP) e o governador Confúcio Moura, juntamente com o Senador Valdir Raupp (PMDB).
Corredor I
Por iniciativa do deputado estadual Eurípides Lebrão (PTN), foi realizada no último sábado (29/10) no município de Costa Marques, uma audiência pública da Assembléia Legislativa para discutir a criação do corredor de exportação com a Bolívia e o Chile com saída para o pacifico.
Corredor II
A audiência pública foi umas das mais expressivas em autoridades públicas do Estado, bem como de representantes do governo boliviano e chileno, além de empresários de ambos os países interessados na integração econômica sul-americana.
Corredor III
O evento conseguiu reunir na mesma mesa, o governador Confúcio Moura (PMDB) e o seu staff de governo, o senador Acir Gurgacz (PDT), o deputado Valter Araújo (PTB) e o senador Ivo Cassol (PP), além é claro, dos deputados federais Carlos Magno (PP) e Nilton Capixaba, seus fiéis escudeiros.
Diplomado
O ex-governador Cássio Cunha Lima eleito senador na última eleição com mais de um milhão de votos pelo Estado da Paraíba, se viu impedido de tomar posse ao longo desses dez meses por conta da Lei da Ficha Limpa. Este conseguiu ser diplomado e na próxima semana tomará posse no senado.
Adeus
No caso de Cássio, abriu brecha jurídica e quem pode dar adeus a possibilidade de se tornar deputado federal, é o primeiro suplente Amir Lando (PMDB), pensando este que a tal Lei pegaria o deputado federal Natan Donadon do mesmo partido.
Greve I
Esse Colunista foi o primeiro a divulgar um manifesto de indignação produzido por alunos do Campus da Unir de Rolim de Moura contra o Reitor Januário Amaral. Bem, chegou aos ouvidos desse colunista por uma pessoa ligada ao grupo político Cassol, que tanto a greve da Unir, bem como a da PM, no início do governo Confúcio Moura (PMDB), teria um dedinho de ajuda dos cassolistas.
Greve II
Segundo o “cassolista” que mora em Rolim de Moura, a greve da PM seria para criar um desgaste imediato entre uma das maiores classes de servidores do Estado com o governo Confúcio (PMDB).
Greve III
Já a greve da Unir, seria para criar um desgaste político ao Senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp, ambos do PMDB. Pois todos sabem que o casal Raupp destinou um grande volume de recursos a Fundação Rio Mar, mantenedora da instituição.
Massa
Bem, se esses fatos por detrás da cortina forem verdade no tocante a greve da UNIR para derrubar o reitor Januário Amaral, os estudantes estariam sendo usados como massa de manobra de interesses escusos, bem como de alguém que estaria querendo autopromoção pessoal e tirar dividendos políticos futuro. Assim, fica a dúvida no ar e este Colunista promete ao Leitor apurar e trazer fatos novos.

Nenhum comentário: