domingo, 20 de novembro de 2011

Coluna Falando Sério

Nos últimos anos, a política rondoniense vem apresentando uma dinâmica muito rápida em sua evolução, se tornando um exemplo de casos clássicos na sua História. E quem tem contribuído fortemente para tal fato, são os meios de comunicação, principalmente, o jornalismo em rede, ou seja, a internet e as redes sociais como principal ferramenta de divulgação dos fatos em tempo real. O Estado de Rondônia não tinha até então na sua história política, renovado de forma tão rápida as suas lideranças políticas ou mesmo permitir surgir novos blocos políticos como agora na atualidade.
Cenário I
Nas eleições de 2002, o então ex-prefeito de Rolim de Moura, Ivo Cassol, vendeu a imagem de bom administrador e teve seu projeto consolidado nas urnas pelo povo, sendo eleito governador do Estado, derrotando o então candidato a reeleição ao governo, José de Abreu Bianco, considerado por muitos, uma raposa na política.
Cenário II
O então governador Ivo Cassol, enfrentou uma crise de convivência com a Assembléia Legislativa no seu primeiro governo, mais conseguiu a proeza de ser reeleito em 2006. Político personalista, centralizou as ações de governo em si, tido como mão-de-ferro e sem freio na língua. O seu estilo de governo se assemelhou muito ao Imperador persa Dário I.
Cenário III
Vieram as eleições de 2010, o grupo político liderado pelo então senador Ivo Cassol (PP), sem perfil partidário e ideológico, deixa o governo e elege-se senador, quebrando mais um tabu político no Estado. Mais não consegue eleger o seu sucessor, João Cahúlla (PPS).
Palco I
No palco, um novo personagem surge no cenário, ou seja, o ex-prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB), este nunca atropelou o processo político, soube esperar a sua vez. Como parlamentar, realizou um mandato atuante, logo se tornou administrador público experimentado e que deu certo, sendo então eleito governador em 2010. Por conta de sua história, foi consagrado pelo povo nas urnas.
Palco II
Todos sabem que o PT e o PMDB, por si só, representa cada qual, um bloco político. Em outro campo temos um bloco liderado pelo então senador Ivo Cassol (PP), sendo apenas hospedeiro de partidos políticos. Ainda existe uma frágil aliança entre o prefeito Bianco (DEM) e o senador Acir Gurgacz (PDT).
Palco III
Na atualidade, outro bloco vem surgindo, este liderado pelo ex-senador Expedito Júnior (PSDB), que trouxe para seu arco de aliança o ex-deputado federal Miguel de Souza (PR) e agora, numa verdadeira operação desmanche do grupo político Cassol, aproximou para o ninho tucano, o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV) e o deputado federal Moreira Mendes (PSD).
Jogo
Assim, todos sabem que as eleições estaduais de 2014 passam pelas eleições de 2012. Diante de tal leitura, agora é esperar como as pedras no tabuleiro do jogo político vão se movimentar e quem sairá vitorioso nas futuras partidas, tendo o povo como grandes árbitros.
Declarou-se
Capitaneado pelos históricos do PMDB, o diretor do DEOSP, Abelardo Castro, deu uma entrevista numa rádio da capital, declarando-se pré-candidato a prefeito pelo partido governista a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho (PT).
Aliança
O pré-candidato Abelardo Castro (PMDB), neófito em política, vai tentar construir uma aliança como o Bloco político liderado pelo ex-senador Expedito Júnior (PSDB) e disse ainda que numa possível aliança, gostaria de ter o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV) na chapa como candidato a vice-prefeito.
Páreo
Outro que já esta no páreo a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho (PT) é o vereador Mário Sérgio (PMN). Este será lançado pré-candidato a prefeito do seu partido no próximo Encontro Regional do PMN, marcado para acontecer no próximo dia 25 de novembro, a partir das 09h da manhã no SINDPROF.
Termópilas I
Na manhã de sexta-feira (18/11), Porto Velho foi surpreendida com a Operação Termópilas desencadeada pela Polícia Federal para dar cumprimento a 71 mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, sendo 10 de prisão preventiva, 04 de prisão temporária, 57 de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens e valores, de suspensão de exercício de função pública e proibição de acessos.
Termópilas II
Segundo a Nota a Imprensa divulgada pela Polícia Federal, que segundo as provas do inquérito, diz que o grupo agia sob a liderança do presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado estadual Valter Araújo (PTB) e praticava crimes no âmbito de algumas Secretarias de Estado.
Termópilas III
Ainda segundo a Polícia Federal, havia um esquema que loteava as licitações e contratos de prestação de serviços junto à administração pública estadual, mediante corrupção e tráfico de influência.
Passagem
Quem está de passagem pelo Estado, é o auditor do Sistema Único de Saúde –SUS do Estado da Paraíba, Manoel Lins e sua esposa Deodata. Ambos declararam estar encantados com o as belezas naturais de Rondônia e com suas potencialidades de desenvolvimento.

Nenhum comentário: