terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Bolo de Aniversário com sabor da felicidade

           
           Não teve melhor, fazer de um simples domingo, um dia especial. Comemorar o meu aniversário antecipadamente em família. Supersticiosos apostam que quando se comemora antes da data certa, o aniversariante morre no dia. Sendo assim, vou rezar a Deus para que nada me aconteça até a meia noite do dia 23 de novembro, livrando-me das superstições dos mais antigos.  Tal antecipação foi em decorrência das curtas férias do meu Tio Manoel Lins e minha Tia Deodata Lins na nossa Rondônia e da data prevista de retorno a João Pessoa – Paraíba, antes do dia do meu aniversário.
            No domingo (20/11/2011) tive a oportunidade de ser convidado para um almoço em família oferecido pela minha prima Mércia, seu esposo Cavalcanti, seus filhos Ivo e Luiza. Além de compartilhar bons momentos com tio Neto (Manoel Lins) e minha tia Déo (Deodata). Meus convidados não poderiam faltar, meu filho Luíz Renato e meu sobrinho Neto Lins. O dia se tornou especial para todos, foram piadas, lembranças da tradicional festa da família Lins, histórias pitorescas de Serra Redonda e tantos outros assuntos, que merecem ser guardados na memória, para depois virar brincadeira com as letras.
            Tio Neto o tempo todo chamando o sobrinho mais novo, Luíz Renato, de “coronelzinho” em alusão ao meu pai, Severino Lins de Albuquerque. Este em vida e na profissão chegou ao posto mais alto da Briosa Polícia Militar do Estado da Paraíba, Coronel e Comandante Geral. No almoço, os conselhos dos mais sábios também não faltaram aos mais novos, o tempo todo, tanto tio Neto como tia Deó, reforçavam a necessidade da continuidade dos estudos, com palavras de incentivo e gestos de carinhos.
            Em meio ao almoço, tivemos o prazer de receber a visita do nosso amigo Dirceu Fernandes e logo mais chegou meu amigo irmão, Beto Anísio, ambos vieram se juntar a nós para papear, conversar e prosear neste domingo tão especial. As histórias da família, as lembranças de vovó Cícera Gonçalves de Albuquerque, do vovô Anisberto Lins de Albuquerque e do meu pai, Severino Lins, bem como a história de vida e profissional do meu tio Neto, também foram compartilhadas com os nossos visitantes.
            Realmente, esse dia foi um dia que se tornou especial, as conversam fluía, a prosa surgia e o papo rendia. Todos os presentes ainda puderam ter uma aula com tio Neto sobre saúde pública, gestão de recursos e refletir sobre a crise no Sistema Único de Saúde (SUS), presente em muitas localidades pelo país afora. Afinal, os Municípios e Estados, não dão conta de fazer a lição de casa sozinhos, precisam do amparo do governo Federal e de pessoas sérias a frente da gestão dos recursos. Tal lição veio de um auditor do SUS com vasta experiência no Estado da Paraíba.
            A conversa se foi indo, a tarde ficou curta, mais a lição ficou. Não a nada melhor na vida do que esta entre família e verdadeiros amigos para se comemorar datas especiais. As demonstrações de afeto e carinho acontecem espontaneamente e bem que eu queria ser o mês todo, quem sabe o ano todo, para sempre estarmos recebendo manifestações de carinho e apreço.
            Mais o melhor presente eu ganhei nesses seis anos de vida vivendo em Rondônia, pois muito me ensinou e de várias lições pude aprender. Assim, devo lembrar a todos, que amanhã pode ser tarde demais para se pedir desculpas, tarde demais para tentar, tarde demais para acreditar. Eu e a minha mania de achar que os outros fariam tudo por mim, aquilo que eu faria por eles. Entenda que, ninguém consegue ser feliz passando por cima da felicidade dos outros e concluo dizendo, entre ser feliz e ter razão? Hoje, eu prefiro ser feliz!

Nenhum comentário: