sábado, 3 de setembro de 2011

Coluna


Falando Sério
Por Herbert Lins*
Os céus de Rondônia e a procura pela população por entendimento médico nos hospitais e posto de saúde para tratar as doenças respiratórias e pulmonares, denuncia o aumento das queimadas no Estado, bem como em toda região amazônica. Quem mais sofre são com as queimadas, são os idosos e as crianças com a fumaça, pois, segundos informações repassadas por médicos que prestam atendimento em postos de saúde nos bairros e nos hospitais, houve nos últimos dias, um aumento significativo nas consultas clínicas para diagnosticar as doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Assim, é preciso que os órgãos ambientais, não só aplique medidas fiscalizadoras e punitivas, mas uma intensa campanha de conscientização junto aos produtores rurais e madeireiros, para acabar com a prática de queimadas, buscando a utilização de práticas de uso do solo que leve ao caminho da sustentabilidade ambiental.
Desmatamento
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o desejo de qualificar o desflorestamento que abrange os Estados da Amazônia Legal, lançou nessa sexta-feira (02/09) em parceria com a EMBRAPA e o INPE, o sistema TerraClass, este revela o que aconteceu com a floresta e analisa os dados de desmatamento ocorrido entre os anos de 2007 e 2008.
Perca
O estudo confronta os dados já conhecidos, a exemplo da ocupação das pastagens dentro das áreas desmatadas. Até 2008, a floresta perdeu por desmatamento o total de 719. 210 km² (uma área quase três vezes o tamanho do estado de São Paulo).
Terras
Até a presente data, não se sabe para onde foi o Instituto de Terras de Rondônia – ITERON, ou seja, o mesmo ainda não conseguiu sair do papel. Um sonho antigo dos produtotres rurais do Estado como já anunciado anteriormente por esta Coluna.
Queda
Segundo informações repassadas por policiais que trabalham no policiamento na capital, após a fiscalização intensa realizada pelo Juizado da Infância e Juventude varando as madrugadas, os números de Boletins de Ocorrência registrados na Central de Polícia envolvendo principalmente menores na direção e posse de entorpecentes teriam apresentado queda.
Aumento
Mais nos últimos dias, com o fim ou relaxamento da fiscalização e das operações em conjuntas com outros órgãos fiscalizadores de âmbito estadual e municipal, foi constatado um aumento significativo nos Boletins de Ocorrências registrados na Central de Polícia por uso de entorpecentes, direção perigosa, condução de veículos e motocicletas por menores e graves acidentes de transito provocado por embriaguês.
Sonho
O maior sonho de todos os cidadãos é possuir a sua casa própria. A prefeitura da capital andou nos últimos dias promovendo sorteios de casas para a população carentes escrita no Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Mas até a conclusão das obras que estão a passos de tartarugas, a população vai ficar apenas com a chave na mão a espera do sonho se materializar.
Debate
O Congresso Nacional já deveriam realizar estudos para promover uma ampla reformulação no quesito Licitação Pública e Planilha de Custo para realização de obras públicas. É preciso abrir o debate, pois nenhum contribuinte suporta mais obras iniciadas e que ficam pelo caminho a espera de realiamento de preço, aditivo, suprição de meta ou desistência da obra, afim, de reabrir nova licitação.
Sabidinha
O Judiciário deseja um aumento de 14,79% para os magistrados e de 56% para os servidores. O aumento gera uma despesa de R$ 6,4 bilhões ao Orçamento, segundo cálculo do STF. Mas após a ministra do Planejamento, Miriam Belchior fazer o corte na Lei Orçamentária prevista para o ano que vem e causar um mal estar com o judiciário, a Presidente Dilma jogou para o Congresso Nacional a responsabilidade de conceder ou não o aumento pleiteado.
Crise I
A crise instalada na Polícia Militar do Estado de Rondônia entre os mais novos oficiais que desejam a tão sonhada promoção com os oficiais cassolistas ou mesmo os jurássicos da caserna, já são sentidas nas hostes dos quartéis e nas ruas da capital, com ausência de viaturas nas ruas que tem por missão realizar o policiamento ostensivo.
 Crise II
Quem passa próximo aos quartéis, percebe a ineficiência dos atuais coronéis jurássicos ou cassolistas que estão à frente do comando dos batalhões. A informação parte da tropa como um todo no tocante ao sucateamento dos veículos utilizados no policiamento. Pois não existe um planejamento para revisão da frota e nem muito menos cursos de capacitação e orientação, visando promover a conscientização para o bom uso e conservação dos mesmos.
Crise III
Após a greve promovida pela ASSFAPOM que atingiu a Polícia Militar bem no inicio do governo, o clima de insatisfação e revolta, volta a dominar a tropa. Pois existe a colocação em prática por esses coronéis jurássicos ou cassolistas, um pacote de punições, transferências e aumento da escala de serviço, que tem levado a exaustão e uma pesada carga de stress aos praças da Polícia Militar.
Crise IV
Tanto a tropa quanto os “oficias tenentistas”, tem revelado a sua insatisfação através da promoção de uma “greve branca”. O secretário de Segurança Pública Marcelo Bessa já teria levado ao conhecimento do Governador Confúcio Moura (PMDB) o pleito dos oficias mais jovens que desejam ver a aposentadoria compulsória dos tais oficiais jurássicos e cassolitas.
Greve
A deflagração da greve convocada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários que deveria ocorrer no último dia primeiro do mês foi adiada por trinta dias após acordo do Governo com a categoria. A suspensão se deu por sabia negociação entre o Chefe da Casa Civil Ricardo Sá e dirigentes sindicais do SINGEPERON.
Resposta
Se a greve fosse viesse às vias de fato, os prejuízos seriam enorme para o Estado e para a imagem do governo Confúcio Moura (PMDB). Afinal, recentemente o Estado de Rondônia assinou um acordo junto a Corte Internacional de Direitos Humanos, visando colocar em prática nos próximos anos, um programa de investimento no setor carcerário do Estado, este ficou nos últimos oitos anos sem ver um centavo de melhoria.

Nenhum comentário: