sábado, 10 de setembro de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
No próximo dia 20 de setembro, comemora-se 21 anos do primeiro passo dado em favor da “saída do Brasil para o pacífico”, ou seja, um seminário promovido pela Confederação Nacional das Indústrias – CNI e pela Federação das Indústrias de Rondônia – FIERO, visando dar início ao debate em favor da integração da Região Norte do Brasil ao Peru, bem como viabilizar uma saída para o Oceano Pacífico, com o objetivo de promover o avanço das fronteiras econômicas do nosso país com os demais países sul-americanos, Oceania e os Tigres Asiáticos. O Seminário foi idealizado a época pelo ex-presidente da FIERO e ex-deputado federal Miguel de Souza. O evento reuniu vários empresários, governadores da Região Norte, representantes do Itamaraty, parlamentares estaduais e federais, representantes de Ministérios Brasileiros e Peruanos afins ao tema, além de outras autoridades.
Visionário
Tido a época como um visionário, o engenheiro Miguel de Souza, que tomou a iniciativa de prolongar por muitos anos o debate sobre o tema. Após 21 anos de dedicação a bandeira da “saída do Brasil para o Pacífico”, o homem realizou seu sonho. A convite do governo peruano participou da recente inauguração da Rodovia do Pacifico, esta vai promover grandes mudanças de impactos locais, regionais e global.
Saída
A “saída do pacífico” é um grande passo a integração econômica do Brasil com os mercados dos países sul-americano e asiáticos. A região que até pouco tempo estava isolada no “coração do continente”, agora parte para uma integração econômica com os Estados da Região Norte Brasileira e quem pode sair ganhando com essa iniciativa, são os empresários da nossa Rondônia se souberem aproveitar o momento.
Austeridade
O engenheiro Miguel de Sousa se notabilizou com tal ação e que o levou a se tornar vice-governador do Estado, deputado federal e recentemente a ocupar uma diretoria importante no DNIT. Lembrando, este saiu ileso sob qualquer acusação de corrupção do Ministério dos Transportes, diga-se de passagem, que o homem por onde passou, permaneceu com a ficha limpa.
Credenciado
Com esse histórico, o engenheiro Miguel de Sousa que hoje é presidente regional do Partido da República – PR, que estava residindo em Brasília devido ao cargo que exercia, recentemente voltou a convívio de todos na capital, pois o homem desejar construir uma grande aliança em torno de uma candidatura a prefeito de Porto Velho, ungido pelo tucano Expedito Júnior (PSDB).
Calçadas
Existe uma placa bem discreta, escondida ao canto da calçada e bem atrás do Prédio do Relógio (antiga administração da E.F.M.M.), informando que serão gasto mais de R$ 1,100 Milhões de reais em obras de recuperação das calçadas do centro da capital com recurso oriundo das compensações sociais.
Fantástico
Para onde foi a Sub-Comissão formada de vereadores para apurar as denúncias de compra superfaturada de remédios pela prefeitura da capital? Como se sabe, a quadrilha que atuava na SEMUSA foi desarticulada pela Polícia Federal em uma mega-operação e virou notícia em rede nacional através do Fantástico da Rede Globo. Até hoje o povo de Porto Velho aguarda uma explicação.
Exemplo I
As duas vereadoras Mariana Carvalho (PSDB) e Elis Regina (PC do B) estão muito bem na foto com a população. Mesmo fazendo parte do bloco de oposição ao prefeito Roberto Sobrinho (PT).  As notáveis vereadoras têm dado uma lição que é possível fazer oposição responsável, sem barganha, sem fofocas, sem chantagens e sem negociatas. Já alguns homens feitos fazem vergonha pelas bandas da Câmara Municipal.
Exemplo II
Segundo alguns jornalistas bastante experientes que fazem a cobertura na Câmara Municipal de Vereadores, as mulheres parecem ser mais sérias e tem maior espírito público que a maioria dos homens que militam na política.
Exemplo III
É unanimidade entre todos os jornalistas que fazem a cobertura na Assembléia Legislativa, que a ex-vereadora e ex-secretaria de educação do município de Porto Velho, atual deputada estadual Epifânia Barbosa (PT), tem apresentando um desempenho pífio na Casa do Povo.
Desempenho I
Os jornalistas consultados por este Colunista quanto aos deputados de maior atuação parlamentar, elogiaram em muito os deputados estaduais Lorival Amorim (PMN), Luizinho Goebel (PV), Maurão de Carvalho (PP), Zequinha Araújo (PMDB), Flávio Lemos (PR) e Valter Araújo (PTB). Como se sabe, os três deputados têm corrido contra o tempo para liberar suas emendas junto ao governo do Estado para atender as suas bases.
Desempenho II
O deputado Lorival (PMN) se destacou em liberar suas emendas destinadas ao município de Ariquemes, ou seja, compra de meia tonelada de calcário para atender aos agricultores, a construção da Vila Olímpica e de uma creche no garimpo Bom Futuro.
Desempenho III
Já o deputado Luizinho Goebel (PV) se destacou pela liberação da emenda em favor do município de Pimenteiras, que ganhou uma fábrica de manilhas e bloquetes que estão servindo para substituir as pontes de madeiras que existiam na área urbana e na zona rural.
Pijama
Fomos o primeiro a noticiar a crise existente na Policia Militar do Estado de Rondônia. Outros colunistas investigaram o fato, a exemplo dos colegas Alan Alex e Robson Oliveira. Estes logo se deram conta que existe insatisfação por parte dos oficiais mais jovens e da tropa, que desejam deixar conviver com os 35 oficiais que já deveriam estar de pijama em casa.
Calendário
Amanhã é uma data que marcou a história em dois momentos. No dia 11 de setembro de 1973, foi marcado pela derrubada do governo socialista de Salvador Allende no Chile, dando início a várias Ditaduras Militares na América Latina com o apoio dos EUA. No dia 11 de setembro de 2001, rememoramos os dez anos dos atentados terroristas as Torres Gêmeas do World Trade Center na cidade de Nova York, importante centro financeiro daquele país e que serviu para os EUA deflagrar uma guerra contra o terrorismo mundial e criar o instrumento de um novo poder global.

Nenhum comentário: