sábado, 24 de setembro de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
A cidade de Porto Velho é uma capital com tendência a desenvolver núcleos urbanos hipertrofiados, carentes de serviços, de infra-estrutura e geralmente, habitados em sua grande maioria por população de baixa renda. Essa população continua carente de programas sociais que realmente emancipe o cidadão e eleve a sua auto-estima. Assim, o desejo de uma verdadeira reconstrução da nossa capital tem que partir da vontade da maioria, sem distinção entre ricos e pobres. Com base nesses conceitos, é preciso que a oposição se una e conscientize os eleitores para as próximas eleições municipais, se colocando numa campanha propositiva, apresentando projetos consistentes, com viabilidade econômica e demonstrando ao eleitor os caminhos certos e verdadeiros para buscar recursos e investimentos para desenvolver políticas públicas que transforme a nossa cidade, ou seja, fazendo do lixo, um luxo.
Grupos
Diante dos fatos, a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho (PT) esta aberta devido a sua imagem desgastada e que caiu em descrédito junto à população. Quem pode sair ganhando é a oposição, se deixar de lado os projetos pessoais e começar a pensar um projeto viável e único, em favor da reconstrução da capital.
Blocão I
Quem pode ser o grande coringa dessa união é o partido situacionista, ou seja, o PMDB. Pois com o nome do jovem engenheiro civil Abelardo Castro, diga-se de passagem, vem fazendo excelente trabalho a frente do DEOSP. Pode buscar o apoio do grupo político liderado pelo ex-senador Expedito Júnior (PSDB).
Blocão II
Unidos num só projeto na capital, O PMDB indicaria o nome de Abelardo Castro para prefeito e o PSDB indicaria o nome de Miguel de Souza (PR) para vice, dois engenheiros civis, ambos com bastante experiência administrativa, são conhecido por serem tocadores e finalizadores de grandes obras.
Blocão III
Restaria aos cacifes do PMDB e PSDB, convencer ao PDT, DEM, PC do B, PTC, PHS, PSL, PR, PRTB e por fim o PT do B para fazerem parte do Blocão liderado por Abelardo Castro (PMDB) e Miguel de Souza (PR). Além de ser possível construir 03 (três) coligações na proporcional para eleger a maioria na Câmara Municipal de Vereadores.
Candidatura I
Quem ressurgiu no cenário político nos últimos dias foi o ex-governador João Cahúlla (PPS), este se fizer as passes com Ivo Cassol (PP) poderá tentar a indicação do grupo cassolista para concorrer ao Palácio Tancredo Neves.
Candidatura II
Estando novamente no mesmo palanque Cahúlla (PPS) e Cassol (PP), numa terceira via oposicionista a administração petista da capital, ambos tentaria agregar o deputado estadual Valter Araújo (PTB), este indicaria como candidato a vice-prefeito na chapa, Aguinaldo Muniz (PSC) e por fim, buscariam ampliar o leque de alianças com o PTN, PSDC e o PRP.
Competidores
O deputado federal Mauro Nazif (PSB) e o deputado federal Lindomar Garçon (PV), este último esta para perder o mandato. No fim, poderão se abraçar e juntos tentar empinar uma candidatura a prefeito e vice, mas sem agregar partidos políticos. Pois um tem a fama de compete, compete e nunca ganha. Já o outro, não cumpre com os compromissos acertados.
Farinha I
Quem terá dificuldade para construir uma aliança partidária será o Partido dos Trabalhadores, que com o passar dos anos, as lideranças da capital desgastaram a imagem do partido no cenário político, ficando conhecidos como os que acertam, mas não cumpre.
Farinha II
Assim, o PT poderá lançar a ex-senadora Fátima Cleide a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho (PT) e ter como candidato a vice-prefeito na chapa, o vereador Mário Sérgio (PMN), restando apenas o PRB para coligar-se, isso, se os líderes religiosos da Igreja Universal deixar. O petismo no Estado aos poucos vai sumindo.
CPI
A CPI tão defendida pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), na verdade não atingira o governo Confúcio (PMDB), mas o governo passado de Ivo Cassol (PP) e João Cahúlla (PPS). Pois é sabido, que até o presente momento, a CAERD continua mantendo os mesmos contratos e convênios realizados pelo governo passado.
O deputado Jesualdo Pires (PSB) que é o autor do pedido da CPI da CAERD estaria dando um tiro no próprio pé, afinal, este foi amigo de primeira hora do governo Ivo Cassol (PP) e poderá sofrer um enorme desgaste político quando o ex-deputado estadual Miguel Sena (PP) resolver abrir a boca.
Greve
Fontes da UNIR que pediram para não ter seus nomes revelados, ligaram para este colunista, afirmando que o reitor Januário Amaral estaria efetuando ligações para os professores em estado probatório e determinando a estes a voltarem para sala de aula, sob pena de perderem os seus empregos.
Comedor
Quem vem comendo pelas beiradas é o Major PM Gualberto, este é chefe da Casa Militar. Coordenador da Operação ACISO – Ação Cívico-Social, esta tem a finalidade de realizar diversos tipos de atendimentos nas áreas de assistência médica, odontológica, laboratorial e orientações educativas a população carente pelo interior a fora.
Trânsito
O Conselho Estadual de Trânsito, que tem como presidente, o Major PM Silvio, informou a esta coluna, que em parceria com o DETRAN, promoverá nos próximos dias a Campanha Nacional de Trânsito e o lançamento do Estatuto de Municipalização do trânsito no Estado de Rondônia.
Asfalto
Quem vem apresentando bons resultados no DER, é o seu diretor-geral Lucio Mosquini, que tem como meta economizar os recursos públicos e promover grandes investimentos em manutenção, conservação, pavimentação e aberturas de estradas. Este adquiriu por último, uma usina de asfalto orçado em mais de R$ 1 milhão a fim de firmar convênio com as prefeituras.

Nenhum comentário: