sábado, 17 de setembro de 2011

É possível sonhar?

            Há muito tempo se fala aos quatro cantos do Brasil, que o Norte brasileiro é o lugar de ficar rico, de ter uma vida melhor, de conseguir realizar os desejos pessoais e materializar os sonhos. O oeste brasileiro, o tão sonhado eldorado, passou por vários períodos de incentivo a colonização, ou seja, vários ciclos econômicos para a região, utilizando os moldes do estilo colonial, sem respeitar as características do lugar e a conivência racional com o meio natural.
            Aqui vieram: Afrísio, Antônio, Francisco, Luiz, Manoel, Miguel, José, João, Joaquim, Paulo, Pedro, Raimundo e também não poderia esquecer de Aparecida, Ana, Antonia, Maria, Luzia, Lúcia, Lucimar, Luciene, Raimunda, Socorro e tantos outros que chegaram à fronteira, pra construir um mundo de sonhos.
            Esse mundo que sonharam juntos, e os outros que chegaram depois pra sonhar, não deveriam possuir dentro de si, os sentimentos de um mundo real, como a inveja, o ódio, a arrogância, a tristeza, o sentimento de perca, a fofoca, a trapaça, a ingratidão, a traição, a mentira, a dissimulação. Não, os sentimentos para construir esse mundo novo, seriam superados por apenas três palavras, a serem honradas como um juramento dos antigos irmãos fraternos que viveram em um passado distante. Retratados nas mentes daqueles que um dia tiveram uma adolescência repleta de sonhos em ser um herói, onde teria o seu cavalo branco, seriam o príncipe ou princesa em seu próprio castelo de sonhos.
            Assim, a cada dia, novas esperanças nascem em cada sonhador que busca no oeste brasileiro, o eldorado da felicidade. Muitos procuram o caminho do imediatismo para construir e materializar seus sonhos. Os apressados tiveram caminhos cheios de obstáculos e impedimentos. Não aprenderam a desenvolver o exercício da paciência e ver a chuva passar. Afinal, é preciso reconhecer que a meta de vida de muitos é a busca pelo caminho das facilidades, sem conseguir enxergar os degraus das escadas do sacrifício e do aprimoramento do conhecimento.
            O pior é quando você tenta construir um dialogo para aquele que busca o caminho da facilidade, esse lhe diz que está triste por não aceitar ou aprender a escutar, refletir e concluir linhas de pensamentos que se unam em uma só alma. Pois a única coisa que importa nesse momento, não são os degraus da sabedoria, mas se comportar igual a serpente na mitologia egípcia. Essa serpente é associada a Áton, o "oposto a Rá, ou seja, aquele que se aproveita das almas e guarda a porta do mundo subterrâneo.
            É preciso que cada ser humano, que deseja ser feliz, encontre as pessoas certas para compartilhar vitórias. Não é uma tarefa fácil, porém não é impossível. Sabemos que o caminho construído e alicerçado por degraus firmes de propósitos cristalinos, austeros e fundamentados nos princípios do humanismo e da solidariedade ao outro Ser, muito significa para construção de uma sociedade justa e fraterna. Estendendo a mão amiga a quem mais precisa, num sentimento verdadeiro, transparente e distante da obscuridade de sentimentos vil que muitos possuem em suas almas. É preciso se descobrir verdadeiramente para ser feliz e fazer os outros felizes.

Nenhum comentário: