sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cinema em pleno sertão baiano

Recebi um e-mail do meu amigo geógrafo Tássio Barreto Cunha, um bom baiano que tive a oportunidade de conhecer no Encontro Nacional de Geógrafos realizado em 2006 na cidade de Rio Branco, capital do Acre.
Numa comunicação coordenada com uma abordagem sobre a sustentabilidade dos biomas, ficamos sentados um ao lado do outro, até que um dos palestrantes fez uma consideração e nós simultaneamente a comentamos, pelo sotaque, perguntei de onde ele era? Logo o Tássio me falou que era de Irecê – Bahia, mas que tava cursando geografia na Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Abri uma expressão de sorrio no rosto e me identifiquei como nascido em João Pessoa tinha cursado geografia na Universidade Estadual da Paraíba, meu ciclo de amizades contava com muitos amigos de Irecê que estavam estudando em João Pessoa, a exemplo de Diógenes, Acácio, Milessa e Caroline Fabrine. Neste instante, Tássio abriu o verbo e começou a contar-me toda sua infância junto a esses amigos em comum, daí então, perdemos o foco das discussões geográficas.
             Todas essas lembranças vieram a minha memória quando abri meu correio eletrônico e continha a seguinte notícia:


Curta dirigido por ireceense é indicado
a 5 prêmios em festival de cinema

Mais uma vez a região de Irecê é destaque em festivais de cinema. Desta vez o curta-metragem “Bóia-Fria” dirigido pelo cineasta ireceense Sandoval Dourado e recém-produzido pelo Ponto de Cultura Vivendo Cultura, na comunidade de Rodagem (Lapão), recebeu cinco indicações no 6º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões que será realizado no Estado do Piauí em novembro.
O vídeo retrata a realidade sofrida de uma mulher bóia-fria casada com um trabalhador rural alcoólatra; que sustenta sua família e seus filhos são obrigados a ficar sozinhos, sem oportunidade de estudar.
As indicações foram: Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Roteiro e Montagem.
Em 2010, neste mesmo festival, o curta “Rodagem”, produzido pela mesma equipe e também dirigido por Sandoval venceu em duas categorias: Melhor Fotografia e Melhor Roteiro.
É a chance de mais uma vez a região receber prêmios na área do audiovisual, fortalecendo ainda mais a divulgação e a produção cinematográfica local.
Assim, presto a minha homenagem a arte cinematográfica produzida em pleno sertão baiano e finalizo com as frases de efeito do meu amigo Tássio Baiano que "não esta interessado em nenhuma teoria, amar e mudar as coisas lhe interessa mais" e que sempre esta "em busca de uma maior socialização do conhecimento".

Nenhum comentário: