sábado, 27 de agosto de 2011

Porto Velho, a cidade que precisa acontecer!


Preparando a cidade para o tempo das águas

            A cidade de Porto Velho a cada ano que se passa, mais a sua população cresce. Os estudos explicam que quando se tem um crescimento da população, tem-se também, um crescimento natural da paisagem urbana. Gerando cada vez mais, necessidades de investimentos pesados em infra-estrutura.
            Frente a essa problemática da capacidade de investimentos na infra-estrutura urbana, o poder público encontra muitas vezes obstáculos criados no orçamento próprio por conta da escassez de recurso por conta do sistema tributário arcaico que se existe. Então é preciso definir pessoas capacitadas para planejar e elaborar projetos, afim, de alocar recursos para garantir tais investimentos em infra-estrutura urbana.



             Na atualidade, percebe-se que o setor encarregado de serviços urbanos não consegue atender a demanda existente e exigida em relação ao tema. Assim, deve-se passar por uma ampla reformulação de sua gestão, visando garantir tal captação e aplicação de recursos para serem investidos na melhoria da drenagem, pavimentação, novas redes de água e esgoto, criação de espaços de lazer e melhorais urbanas em geral.
            Os trabalhos devem ser ampliados para garantir o embelezamento da cidade, garantir ao morador a elevação de sua auto-estima e este, sentir orgulho por viver em sua cidade, ou seja, fazer de Porto Velho uma cidade melhor de morar e de se viver.



            Mas é preciso chamar atenção para um simples fato, as administrações passam e não consegue atingir o foco principal do problema existente em relação a melhoria do quesito paisagismo o urbano. Pois, caminhar nos bairros mais antigos da capital, é enfrentar obstáculos nas calçadas e ruas. Conviver com os problemas mais sérios de mobilidade. As fotos que ilustram, são poucas diante de tantas que poderiam ter sido lançadas, iguais a elas, existem centenas de pontos iguais por todos os lados.
            Entende-se que o próximo gestor municipal precisa possuir um perfil de grande reformador urbano. Que realize as mínimas coisas, mas que elas representem um embelezamento das ruas da cidade. É preciso que ruas e calçadas passem por grandes investimentos. Principalmente os bueiros, que também são chamados de valetas, sarjetas ou sumidouros.


            As valas que se localizam próximo as calçadas ou vias pavimentadas servem  para escoar as águas das chuvas, ou seja, drenadas pelo meio-fio/lancil. Assim, essas águas desaparecem nos bueiros que se tornan ponto de inspeção para a galeria pluvial, evitando enchentes das ruas e dos imóveis da localidade.
            Lembrando que é de suma importância a manutenção da limpeza das ruas através da varrição e da coleta em dia do lixo, para mentar livre os bueiros ou sargetas de possíveis entupimentos. O morador tem que fazer também a sua parte, pois a entrada de lixo nos bueiros são os maiores responsáveis pelo entopimento da galeria e consequentemente, das ocorrências de enchentes. Mas a prefeitura da capital também precisa fazer o seu dever de casa, sempre dando manutenção, ou seja, fazendo a limpeza períodica das galerias, retirada de areia acumulada, de lixo, concerto e reposição de tampas.


            A cura do espaço urbano, deve ser um desejo comum entre agente público e o cidadão, afinal, não adianta apenas um fazer a sua parte, todos devem se unir por um obejtivo comum, ou seja, em favor das melhorias urbanas que a nossa cidade precisa tão urgente.

Nenhum comentário: