sábado, 27 de agosto de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
Com o novo governo da Nova Rondônia, fez surgir novos talentos na política. Nomes que até pouco tempo eram desconhecidos pela população, das lideranças comunitárias, dos servidores públicos e da classe política em geral. Assessores do governo de várias esferas, jornalistas, sindicalistas, deputados estaduais e a grande maioria dos seus colaboradores de sua pasta, até mesmo aqueles que foram contra no passado, o consideram uma “grande revelação da política na área administrativa” do governo da cooperação. Com sua maneira simples e suas ponderações equilibradas, já deu várias demonstrações públicas no uso das palavras, com competência e diálogo para dar solução aos problemas de sua pasta, considerada espinhosa e calo para todos os governantes. Estamos falando do DETRAN/RO e da pessoa do Vice-Governador Airton Gurgacz (PDT), que com muita seriedade vem sabendo conduzir a confiança que lhe foi depositada pelo governador Confúcio Moura (PMDB) na frente daquele órgão.

TAC

Sentaram a mesa em Porto Velho, o Ministério Público, Tribunal de Contas, Governo do Estado, Promotores de Justiça, DETRAN, Secretaria de Saúde, Hospital de Urgência João Paulo II e a SUPEL, para juntos assinaram um TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

Inédito

A iniciativa da assinatura do TAC é um ato inédito no cenário político rondoniense. Pois todos os poderes presente a reunião, autorizam o DETRAN a transferirem 30 milhões de reais em 42 meses para as unidades de urgência e emergência da capital, para remediar a situação dos inúmeros acidentes de trânsito e os doentes que se acumulam no Pronto Socorro João Paulo II.

Cadeiras
Ao apagar das luzes do governo passado, chegou ao conhecimento da nossa Coluna, que o DETRAN, licitou e pagou a compra de mil cadeiras em um único dia. E pior, essas cadeiras não foram entregues e a empresa usada, era apenas de fachada, ou seja, não existe mais no endereço da nota fiscal apresentada.
Retórica
A presidente Dilma depois de enfrentar a queda de três ministros e o quarto poderá acontecer ainda este mês. Mudou o tom do discurso! Através de sua nova retórica para definir o governo. Tirando “faxina ética” da pauta, tentando recolocar o governo no rumo do slogan “país rico é país sem pobreza”. Deixando “faxina” ética em segundo plano.
Força I
O partido do Vice-Presidente da República, Michel Temer, perdeu dois ministros (Wagner Rossi, da Agricultura, e Nelson Jobim, da Defesa) e tem um terceiro alvejado por denúncias de corrupção, Pedro Novais (Turismo). O PMDB é um dos dois maiores partidos governistas. Tem a maior bancada do Senado (20, das 81 cadeiras). E a segunda da Câmara (80, dos 513 assentos).
Força II
As denúncias contra o Ministro Pedro Novais atingiram o outro grande aliado do Planalto, o PT (86 deputados e 13 senadores). Algumas das supostas irregularidades no ministério teriam origem na gestão do PT no ministério do Turismo, desde o governo Lula.
Certeza
O eleitor pode ficar atento a movimentação política dos caciques: Expedito Júnior (PSDB), Ivo Cassol (PP), Marinha Raupp (PMDB), Dr. Mauro Nazif (PSB), Garçon (PV), João Cahulla (PPS) e Acir Gurgacz (PDT). Estes não colocarão a prova, os seus nomes como opção aos eleitores da capital nas próximas eleições municipais.
Composições I
O eleitor pode esperar que os quatro maiores grupos políticos hoje no Estado, apresentarão candidaturas a prefeitos da capital. Assim, o deputado Zequinha Araújo (PMDB) seria o mais cotado para ter o apoio do Senador Valdir Raupp (PMDB) e do governador Confúcio Moura.
Composições II
A ex-senadora Fátima Cleide (PT) tentaria unir o PT, que representa em seu todo um grupo político, ao grupo liderado pelo senador Acir Gurgacz (PDT), em torno da sua candidatura a prefeitura da Capital. Na promessa que o seu partido lhe apoiaria na sua reeleição ao senado em 2014.
Composição III
Quanto ao deputado estadual Valter Araújo (PTB), seria o candidato natural do grupo político liderado pelo senador Ivo Cassol (PP). Já o desejo dos quatro vereadores do PV, é atuar nessa eleição apenas coadjuvante. O nome desejado para figurar numa possível indicação para vice-prefeito seria do vereador Jaime Gazola (PV). Fritando o deputado federal Lindomar Garçon (PV), este é presidente regional dos verdinhos.
Perfil
Segundo pesquisas de opinião pública junto ao eleitorado das principais cidades do Estado. O eleitor deseja votar num candidato a prefeito que seja um reformador urbano, um entusiasta do paisagismo, de melhoria nas instalações sanitárias, investimentos em saúde, educação, transporte coletivo, iluminação pública, segurança, acabar com as favelas e por fim, criar uma realidade cosmopolita nas cidades.
Curiosidade I
O governador Confúcio Moura já teria desabafado em seu blog sobre o “fenômeno da desobediência”. Muitos procuram explicações sobre oficiais do governo passado que estão mandando e desmandando na Polícia Militar atualmente.
Curiosidade II
A curiosidade maior fica para o Comandante Geral por ter descumprido as ordens do Governador. Pois o mesmo, não teve forças para aposentar a ex-comandante, Cel. Angelina e mais 35 oficiais. Pois, abriria vaga de promoções aos mais novos que estão à espera da Nova Rondônia chegar até a PM/RO.
Testamento
Devo lembrar que o dia 24 de agosto de 1954 foi marcado pela Carta Testamento, deixada pelo então presidente Getúlio Vargas. O homem entrou para História do país como um grande Estadista. Preferiu tirar sua vida com suas próprias mãos. Acontecimento que reverteu uma situação armada para derrubá-lo e instalar governos repressivos e entreguistas, como os da ditadura militar que tomaram conta da América Latina no passado bem próximo. Pior, ainda tem gente que sente saudades.

Nenhum comentário: