sábado, 13 de agosto de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
O capitalismo mergulhou numa profunda crise segundo especialistas, mas existe ainda quem sai ganhando com todo esse cenário econômico mundial que se desenha. Pois o sistema capitalista na verdade é um grande corrida generalizada atrás da riqueza, uma competição selvagem das indústrias no mercado ou dos especuladores. Na atualidade, consiste a invenção e reinvenção de novos produtos. A grande presa a ser caçada, é o consumidor, que vai ditar o “modismo” e as incessantes mudanças nos ritmo de procura e oferta. Esses processos de mudanças ou de padrão de consumo no mundo contemporâneo têm provocado segundo Paul Singer, “o sucateamento precoce de homens e máquinas”. Assim, essa subordinação cega ao capital, tem provocado o esgotamento da natureza, bem como criando cenários de progresso e recriando cenários de crise. A irracionalidade do capitalismo no momento se torna a sua grande lógica dos seus aspectos paradoxais como desafio a ser vencido pelas gerações futuras.
Abalo I
A semana que passou foi marcada por grandes protestos e distúrbios sociais em diversas partes do globo. O cenário de terror urbano abalou a conjuntura política interna dos países protagonistas.
Abalo II
 No domingo 06 de agosto, Tel Aviv: 350 mil israelenses protestam nas ruas do país por melhores condições de vida; Segunda- feira 07 de agosto, Londres: distúrbios sociais iniciados nos subúrbios pobres se transformaram em explosão viral que envolveu milhares de jovens em diferentes pontos do país; Terça-feira, 08 de agosto, Santiago: 150 mil estudantes vão às ruas em defesa de uma reforma educacional que universalize o ensino público, gratuito, de qualidade.
Abalo III
A maioria dos cientistas sociais espalhados pelo mundo anda se perguntando o que interliga esses levantes quase sincronizados em lugares tão díspares, antecedidos de rebeliões massivas que irromperam como que abruptamente das areias dos países árabes e da modorra social em outras partes do mundo?
Saco
A frase que marcou a semana foi deputado federal Rubens Bueno (PPS/PR), afirmando que a situação de corrupção no governo do PT que se arrasta desde o governo Lula, “está parecendo um saco de caranguejo, você puxa um e vem outro grudado".
Código
Aldo Rebelo vai discutir mudanças no Código Florestal na próxima terça-feira (16/08).  O anúncio da audiência conjunta foi feito pelo presidente da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em reunião da comissão na quinta-feira (11/08) passada.
Energia I
A revista Carta Capital irá promover no próximo dia 22 de agosto em São Paulo o Seminário “Hidrelétricas: as necessidades do País e o respeito à sustentabilidade”. Para o debatedor, professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ), do ponto de vista social, há uma saída para a construção das hidrelétricas. A perturbação provocada nas áreas de impacto da usina pode ser compensada como uma alternativa às famílias afetadas.
Energia II
O professor Luiz Pinguelli Rosa ainda afirma que “É um problema real. Elas moram ali e precisam sair. Agora, tem que ser para melhor. A conservação da pobreza, para mim, é uma patifaria. É muito cômodo eu estar aqui cheio de eletricidade, com computador ligado, viajando de avião várias vezes ao ano, enquanto no Norte fica todo mundo comendo folha e caçando minhoca”.
Energia III
Ainda em sua entrevista concedida antes do evento, o professor Luiz Pinguelli Rosa continuou afirmando que “as pessoas têm que sair desse nível primitivo de vida e passar a integrar o mundo moderno. Não precisa comprar automóvel, nada disso, mas tem que ter educação, saúde, eletricidade em casa, habitação decente.”
Erro
A propaganda política partidária do Partido da Social Democracia Cristão – PSDC, que foi exibida em rede nacional na última quinta-feira (11/08), errou feio ao firmar que o ex-presidente da República Epitácio Pessoa, natural do Estado da Paraíba, teria nascido no Estado de Pernambuco.
Correção
Quem estudou um pouco a história do Brasil sabe que o Presidente Rodrigues Alves veio a falecer antes de tomar posse. A Constituição a época previa que fossem realizadas novas eleições. A eleição ficou polarizada pelas candidaturas de Rui Barbosa e do paraibano Epitácio Pessoa, representante dos cafeicultores. O resultado eleitoral foi favorável à política do café-com-leite, com a vitória de Epitácio Pessoa.
Semelhança I

O novo relator do recurso extraordinário de Cássio Cunha Lima (PSDB) no Supremo Tribunal Federal é o ministro Ricardo Lewandowski. A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, considerando a licença do relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, que enfrenta problemas de saúde. O novo relator é presidente do TSE, ele poderá tomar uma decisão individual ou levar o processo para o Plenário do STF.

Semelhança II

O ex-governado da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) foi candidato ao senado e obteve a maior votação já consagrada a um candidato naquele Estado, ou seja, 1,3 milhões de votos sufragaram o seu nome na urna. Mas devido a Lei da Ficha Limpa, o homem até hoje não foi diplomado e nem tomou posse como senador da República, desrespeitando a vontade da maioria dos eleitores paraibanos.

Semelhança III

Se Cássio (PSDB) for feliz no seu grau de recurso e tomar posse no senado, o tucano das bandas de cá, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) também será feliz, ou seja, ficará com a ficha limpa e se tornará pré-candidato imbatível a prefeito de Porto Velho.

Vencedor

O grande Bryan Forbes afirmava que a história tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. “Eles venceram porque se recusaram a tornarem-se desencorajados por suas derrotas”.

Nenhum comentário: