sábado, 6 de agosto de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
Acredito que muita gente não saiba, mas a BMW escolheu o Brasil para construir sua nova fábrica de automóveis na América Latina. O local previsto para as novas instalações, quais modelos serão produzidos e o montante de investimento ainda não foram anunciados. Vários Estados estão com porta-vozes atentos ao tema/investimento, estão na disputa: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia que discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento. Nesse sentido, bem que os nossos parlamentares federais, estaduais e o governo de Rondônia, poderiam somar forças, pleitear e oferecer maiores condições nessa disputa e levar esse projeto para a ALC de Guajará-Mirim, o que implica uma agenda de visita dos representantes da BMW no Brasil urgente a ser marcada com o presidente da montadora no Brasil, Jörg Henning Dornbusch.
Idéia I
Essa boa idéia da BMW do Brasil em Rondônia partiu do Diretor do Campus da Unir de Guajará-Mirim, Professor Dorosnil Alves. Quem comprou a idéia foi a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e o senador Valdir Raupp (PMDB).
Idéia II
Quem mais ganharia com tal iniciativa seria a BMW do Brasil, pois todos sabem que o Estado de Rondônia é o portal de entrada da Amazônia e sua posição geográfica o coloca em situação favorável dos demais Estados, por conta da proximidade com o pacifico e os demais países da América Latina.
Joer I
O cancelamento do Joer partiu de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado – TCE, que levou meses para apreciar o processo licitatório de tal evento esportivo realizado pela SEDUC-RO. Impressionante é que as licitações que apresentam superfaturamento de algumas prefeituras, logo são analisadas e aprovadas pelos seus técnicos e conselheiros.
Joer II
A SEDUC informou que afastou os servidores responsáveis pela Coordenadoria de Esporte e Cultura. O motivo seria a falta de planejamento na execução do projeto básico do JOER que teve questionamento judicial.
Joer III
A SEDUC ainda informou em Nota Oficial que os recursos previstos para o JOER 2011 serão aplicados em projetos de infraestrutura, ou seja, manutenção física e pedagógica da rede estadual de ensino. Além de que a despesa não se traduziria em saldo efetivo. Pois os estudantes rondonienses classificados para as últimas edições das Olimpíadas Escolares, fase nacional dos jogos, obtiveram classificações pífias em razão do formato inadequado do JOER.
Experiente
Na abertura dos trabalhos legislativos da ALE para o segundo semestre, o Deputado Valter Araújo (PTB), enalteceu a experiência política e a postura do governador Confúcio Moura (PMDB) em atender e liberar as emendas dos deputados estaduais.
Confete
O então governador Confúcio Moura (PMDB) jogou confete no deputado Valter Araújo (PTB) em seu discurso, enaltecendo o seu trabalho a frente da ALE e o empenho em ajudar o governo do Estado nos problemas mais crônicos das áreas da educação, saúde e segurança pública.
Quarteto I
Na década de 1960 fez sucesso os super-heróis do Quarteto Fantástico e que no Brasil ficou conhecido como Os Quatro Fantásticos. O personagem e maior rival do Quarteto era o Doutor Destino. Sendo assim, o deputado estadual Valter Araújo presidente da ALE e o governador Confúcio Moura já são personagem de um quarteto perfeito em nossa realidade.
Quarteto II
Os outros dois personagens para compor o Quarteto Perfeito nesse cenário bem próximo da nossa realidade vai caber ao povo de Porto Velho nas próximas eleições de 2012, ou seja, eleger um prefeito, vice-prefeito e um vereador que se tornará presidente da Câmara Municipal. Então, o prefeito e o presidente da Câmara Municipal devem ter o perfil de homens com grande espírito público e que realmente estarão comprometidos com as causas mais nobres da nossa capital.
Favas
A exemplo da nova Lei municipal de autoria do vereador Eliseu da Silva (PP) que proíbe a venda de bebidas em postos de gasolina na capital. O vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Rodrigues (PV), revelou a esta Coluna que a calçada da fama estaria com favas contadas, ou seja, se “os comerciantes da Avenida José Amador dos Reis no Bairro JK não pode colocar seus expositores na calçada, porque os bares e restaurantes localizados na Avenida Pinheiro Machado podem colocar suas mesas para vender bebidas”?
Absurdo
Aproveitando a deixa, já era hora dos nossos vereadores aprovarem uma Lei municipal regulamentando o horário de carga e descarga de mercadorias nas ruas da capital. É um absurdo o estacionamento de caminhões em portas de estabelecimentos comerciais em horários de picos do nosso trânsito que esta cada vez pior.
Reeleição
Quem vem com a reeleição certa segundo pesquisas de opinião pública é o prefeito do município de São Francisco do Guaporé, Jairo da Veterinária (PR). O homem transformou a cidade num canteiro de obras e não vai ser fácil a oposição reverter o quadro eleitoral que se desenha.
Fênix I
Quem ressurgiu das cinzas durante a semana no cenário político foi o ex-senador Expedito Júnior. O homem colocou na inauguração da nova sede regional do PSDB na capital, a presença de 11 (onze) deputados estaduais, 12 prefeitos, 06 vereadores da capital, vários vice-prefeitos e centenas de vereadores do interior
Fênix II
Também foram prestigiar ao evento dos Tucanos, os líderes dos seguintes partidos: PMDB, PTC, PHS, DEM, PPS, PT do B, PRP, PV, PMN, PC do B e PSL. Mas o destaque maior do evento foi à presença do governador Confúcio Moura que chegou ao recinto acompanhado do deputado Luizinho Goebel (PV).
Prodígio
O senador Acir Gurgacz (PDT) esta apostando as suas fichas no menino prodígio Rodrigo Melo (PDT) para disputar a prefeitura de Guajará-Mirim. Ele que já foi vereador daquele município e atualmente responde pela superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado.

Nenhum comentário: