segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Coluna Falando Sério

A nossa capital Porto Velho, com a chegada das Usinas do Madeira, se transformou na capital dos desafios. O maior desafio para seus gestores nas próximas décadas será encontrar solução para melhoria na qualidade de vida da população com a promoção do bem-estar da população através de maciços investimentos em educação, segurança, saúde pública, mobilidade urbana sustentável, limpeza pública, iluminação pública, saneamento, recuperação do asfalto urbano, implantação de galerias pluviais, estacionamento, trânsito, transporte coletivo urbano, atenção ao pedestre, ciclistas e motociclistas. Além é claro, do sonhado camelódromo, padronização de calçadas, atenção aos distritos, as linhas rurais e, no meio ambiente urbano, com a despoluição e desobstrução dos igarapés. É tantos desafios a ser vencido para fazer da nossa capital um belíssimo cartão postal, que cabe a cada cidadão também fazer a sua parte.
Calçadas
A prefeitura da capital vem retirando os obstáculos nos passeios públicos, essa semana foi a vez de barraqueiros de frutas e camelos. Mais o órgão competente esqueceu de destinar uma área para esses trabalhadores ambulantes que sustenta a sua família com a venda de frutas etc.
Sinalização
Muitos pedestres vêm reclamando da instalação de placas de sinalização na calçada de Porto Velho. Pois estas depois de instaladas se tornaram obstáculos também para os usuários das calçadas da cidade.
Verba
Quem andou se queixando foi o vice-governador Airton Gurgacz (PDT), que também é diretor do DETRAN, sob a falta de iniciativa de muitos prefeitos em não encaminhar ofício solicitando assinatura de convênio visando à implantação de sinalização urbana.
Exemplo
Segundo Airton Gurgacz (PDT) dinheiro está em caixa, falta vontade política dos prefeitos em solicitar a verba e o maior exemplo seria do município de Guajará-Mirim.
Volta
A população espera ansiosa a volta dos trabalhos legislativos da Assembléia Legislativa. Muitos acreditam que o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) com a experiência acumulada no parlamento mirim da capital, fará grandes mudanças naquela casa.
Confirmou
O secretário da SEDES, Edson Vicente (PMDB), confirmou a este Colunista que não deixa o cargo para disputar a prefeitura de Ouro Preto. O mesmo disse ainda que o PMDB de Ouro Preto indique o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Alex Testoni (PSD).
Deslanchou
Falando na SEDES, essa é uma das secretarias do Governo Confúcio Moura (PMDB) que deslanchou no primeiro ano de Governo da Cooperação, motivo pelo qual não seria necessário sofrer qualquer tipo de mudança.
Crescendo
Com o falecimento de Isaac Benesby (PMDB), o cenário eleitoral ficou aberto em Guajará-Mirim. Assim, o senador Acir Gurgacz já faz costuras com os caciques maiores do PMDB para indicar um possível nome para figurar de vice na chapa encabeçada por Rodrigo Melo (PDT).
Tentativa
Quem vem tentando se reabilitar junto ao eleitorado de Guajará-Mirim é o ex-deputado Miguel Sena (PP). Este tenta ser candidato a prefeito pela segunda vez.
Fatura
O ex-deputado Miguel Sena (PP) tem que lembrar que o povo vai cobrar nas urnas a fatura pelo apoio que deu a eleição do atual prefeito Atalíbio Pegorinni (PR). Este último é campeão no quesito rejeição em todas as pesquisas realizadas até agora em Guajará-Mirim.
Clima
As pesquisas de consumo interno do PMDB dão como certa a reeleição do prefeito Zé Ribeiro em Presidente Médici. Este Colunista alerta para o perigo do clima de já ganhou quando toma conta de candidaturas, todos já sabem o que acontece.
Costura
Esse Colunista errou quando disse que o deputado federal Mauro Nazif (PSB) não tinha pretensão em disputar a prefeitura de Porto Velho. O homem já vem travando conversas com dirigentes partidários para construir uma ampla aliança visando o Palácio Tancredo Neves.
Sapinho
Foi bombástica a revelação nessa semana das gravações da Operação Termópilas envolvendo o deputado Euclides Maciel (PSDB). Quem ouviu e leu a transcrição do áudio, sentiu que o sapinho nesse tempo todo estava tentando virar príncipe.
Vapor
Quem está a todo vapor é o secretário Rui Vieira da SEAD. Este já tem o mapa de todos os cargos que ficarão vagos com a transposição, o quadro de vagas para os próximos concursos e diz que esse momento é sublime para o Estado de Rondônia.
Guerreira
A secretária Nanci Rodrigues (PC do B) conseguiu uma grande conquista para aquele órgão, a aprovação pela ALE do PCCR dos servidores e ainda será a primeira a emplacar o concurso público para aquela pasta.
Segurança
Este Colunista percebeu a ausência da Policia Militar dos eventos pré-carnavalesco da capital. Uma ausência significativa que põe em risco a segurança dos populares que participam das noites de ensaios das Bandas, Blocos e Escolas de Samba.
Atenção
A prefeitura da capital precisa dar uma atenção especial à “pista”. Pois faltam coletores de lixo e iluminação pública para quem prática exercício físico naquele espaço alternativo.

4 comentários:

Ozzy Renato disse...

É oque eu digo para meus alunos: Não são problemas....são desafios....mas podem ser problemas se não tivermos competência pra lidar. Realmente vc tem razão: PVH é a capital dos desafios!

Jacob Rebouças disse...

Parabéns, quanto a nossa Capital, concordo, so queria saber o que foi feito neste últimos 8 anos de bonança.

Jacob Rebouças disse...

Parabéns, quanto a nossa Capital, concordo, so queria saber o que foi feito neste últimos 8 anos de bonança.

Jacob Rebouças disse...

Parabéns, quanto a nossa Capital, concordo, so queria saber o que foi feito neste últimos 8 anos de bonança.