segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coluna Falando Sério

O governador Confúcio Moura (PMDB) fez um desabafo essa semana em seu Blog afirmando que recebeu a saúde do Estado num formato de caos.  Este afirmou que foi “Bom porque a partir do caos se pode reconstruir um modelo novo. Reinventar. Desconstruir para refazer. Ruim porque é péssimo receber tanta degradação e nem saber por onde começar. Certo que recebi assim, é a dura realidade, é o fato concreto e é nele que devo mergulhar fundo. O mais importante – com certeza absoluta, tudo irá melhorar a cada dia que passar. Porque não é possível não melhorar, quando se tem fé inabalável neste melhoria e se sabe como fazer, cada passo a seguir terá meta de onde queremos chegar”. Assim, o Governador Confúcio anunciou que O PLANO ESTRATÉGICO DA SAÚDE está pronto e foi estudado e elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz. Agora é tirar do papel e fazer com que o secretário e adjunto, gerentes regionais de saúde, e unidades prestadoras de serviços façam valer o que nele está escrito.

Ansiedade

Quem está com enorme ansiedade para ver a saúde dar certo é a população carente, está é quem vem mais padecendo por atendimento médico.

Lição

Agora quem tem que fazer sua parte é os prefeitos do interior e da capital, pois estes deixam de fazer o dever de casa no quesito saúde e utiliza-se da política da ambulância, empurrando para o Estado a missão de atender as pequenas, médias e altas complexidades da saúde.

Vigilantes

O Ministério Público deveria está bastante vigilante quanto aos recursos da saúde nos municípios. Pois muitos prefeitos vêm se utilizando dos recursos para fazerem caixa dois através de compras superfaturadas.

Sumiço

São muitos casos que os remédios são comprados com prazos de validade próximos a vencer, noutros casos não são entregues e nem colocado a disposição da população nas farmácias dos postinhos de saúde.

Consulta

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) e presidente da ALE encaminhou uma consulta ao TRE – RO para dar posse ao suplente, o ex-deputado Kaká Mendonça, (PTB) no lugar do deputado Valter Araújo (PTB) que se encontra foragido.

Recuo

Com as recém inaugurações e poucos acertos administrativos, quem cresceu um pouquinho nas intenções de voto a reeleição foi o prefeito Zé Rover (PP) e o deputado estadual Luizinho Goebel (PV) demonstrou sinais de recuo numa possível disputa a prefeitura de Vilhena.

Corrupção

A Polícia Civil e Militar prenderam em flagrante o Técnico Ambiental da Sedam, Samuel O.S. e o Engenheiro Florestal, Neilson S.A., ambos vinha tentando extorquir propinas dos madeireiros de Cujubim.

Viveiros

O Governador Confúcio Moura (PMDB) lançou essa semana à implantação de vários viveiros de mudas com o intuito de incentivar e apoiar bancos de germoplasma. Estes produzirão mudas de bananeiras tolerantes a doenças endêmicas como a “Sigatoga Negra”, abacaxi, açaí, pupunha, cacau, paricá ou bandarra, teca e entre outras tantas.

Desassoreamento

O novo Diretor Presidente da SOPH, Ricardo de Sá esteve reunido com o Superintendente da AHIMOC - Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental em Manaus, o Engenheiro Jorge Barroso. O ponto alto da reunião foi o desassoreamento da Hidrovia do Madeira, principalmente no trecho entre Porto Velho a Humaitá.

Acolhida

O superintendente da AHIMOC, Jorge Barroso acolheu a solicitação de Ricardo Sá e garantiu que estará dando ordem de serviço para o desassoreamento da Hidrovia do Madeira até o mês de junho próximo e, tal serviço está orçado num montante de aproximadamente R$ 12.500.000,00 (doze milhões e quinhentos mil reais).

Encontros

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Vicente passou a semana em São Paulo cumprindo agenda junto a empresários do ramo de frigorifico no intuito de atrair mais investimentos para o Estado e fortalecer a atividade agropecuária.

Promessa

O Secretário de Planejamento George Alessandro apresentou no inicio da semana uma exposição técnica sobre o volume considerável de recursos disponíveis para saneamento básico. Este prometeu que Rondônia sairá do marco zero para números importantes no tocante a água e esgoto em várias cidades.

Oportunidade

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) firmou contrato no valor de R$ 1.163.563,20 com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), visando à contratação de estagiários para atender a estatal.

Filiações

O TSE no início do mês cancelou automaticamente várias filiações em Rondônia por apresentaram dupla filiação partidária. Assim, quem deseja disputar as próximas eleições municipais e teve seu nome incluso na lista de dupla filiação, deve regularizar sua situação partidária junto aos diretórios municipais e estaduais dos partidos políticos até o próximo dia 31.

Estacionamento

A juíza Duilia Sgrott Reis deferiu como inconstitucional a Lei Estadual de n 2.493, que garantia aos usuários do Porto Velho Shopping a gratuidade no uso do estacionamento. No seu despacho, a juíza entendeu que houve invasão de competência do Poder Legislativo e a ALE não pode tratar de assuntos relacionados à União. 

Nenhum comentário: