segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pra onde vai a CAERD?


         Passado todo esse tempo de existência, o governo Confúcio Moura (PMDB) já encara a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (CAERD) como um desafio a ser vencido, como nenhum outro, de tantos problemas herdados das gestões anteriores, empurrados pela barriga e que tiveram o seu estragulamento revelado no governo da cooperação.
         Diferente do passado, o governo atual adotou a transparência como modelo de gestão, chamando a sociedade rondoniense para também decidir sob as responsabilidades das ações que o Estado em relação aos problemas apresentados. Assim, a CAERD com sua nova administração, já apresenta bons resultados nos últimos meses com a recuperação de receita, a partir da negociação direta com os consumidores e negociaçãos das dividas da empresa junto aos fornecedores.
         A referida companhia responsável pelo serviço de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário, nos próximos anos do Governo da Cooperação, precisa superar todas as deficiências acumuladas aos longos dos anos como uma empresa de massa falida, para se tornar um empresa referência em eficiência operacional, resultados econômicos positivos e consolidando uma verdadeira política de gestão ambiental no total da sua operacionalidade.
         O governo Confúcio Moura (PMDB) com recursos do PAC, conseguiu reiniciar as obras de implantação de rede de água e esgoto na capital, um comprometimento do governo da cooperação com a população da capital em universalizar o acesso ao saneamento e consequentemente, cooperar com o desenvolvimento sustentável de Porto Velho.
         Ainda existe muito por fazer, é preciso buscar um novo modelo de gestão descentralizada a partir da regionalização por bacias hidrográficas, modelo utilizado desde o ano de 1995 pela SABESP, atendendo a uma nova legisalação estadual de recursos hidrícos, tranformando a empresa num modelo de gestão eficaz e de rápido atendimento as demanadas dos consumidores, clientes, prefeituras e ao meio ambiente.
         É preciso inovar, portanto, a CAERD precisa se determinar a onde deseja chegar. Exemplos de outras empresas do setor devem ser estudados e comparados, números devem ser discutidos, soluções construidas em conjunto e estratégias estabelecidas para fazer dela, uma empresa rentável e competitiva no mercado, criando um ambiente de satisfação para os usuários em seu todo, bem como aos seus acionistas futuros, a partir da abertura do seu capital.

Nenhum comentário: