domingo, 12 de junho de 2011

Política Ambiental


Qual a importância da política ambiental no âmbito da empresa?
                Os desafios são muitos a serem vencidos na atualidade pela atividade empresarial, principalmente o cumprimento das normas estabelecidas na legislação ambientais que cada vez mais se tornam mais rígidas. Entende-se que a rigidezes das Leis são resposta urgente que o meio ambiente exige, ou seja, as alterações ambientais apresentadas em nosso clima têm feito com que o homem reflita sobre a pressão que o mesmo exerce sobre a natureza e adote medidas mitigadoras para diminuir os impactos ao meio ambiente.
                Assim, a empresa moderna em sua maioria tem procurado estabelecer parâmetros que orientam a adoção de uma política de gestão ambiental.  Essas empresas têm buscado formar um conjunto de intenções sobre o assunto e adoção de uma série de medidas que orienta a conduta gerencial em favor da sustentabilidade ambiental com princípios norteadores desde a sua missão, visão, valores e as crenças da organização.
                 A blogueira do G1 e cronista Renata Jatobá, que versa sobre temas em favor da sustentabilidade, defende que “o crescimento econômico não pode ser um fim em si mesmo, à serviço de um modelo predador. Tem que atingir objetivos sociais de sustentabilidade, que prega uma sociedade múltipla, em que todos são ouvidos e valorizados em seus desejos e necessidades”. Partindo desse ponto de vista, as empresas que adotam uma política ambiental devem sempre reforçar as comunicações entre os envolvidos, bem como a melhoria contínua dos princípios orientadores, afinal, as condições locais, regionais e especificas, fará com que a empresa sempre esteja antenada com os clientes, fornecedores, acionistas, funcionários e os que vivem em sua área de influência direta, ou seja, que estão inseridos no cotidiano da empresa.
                O caminho a ser seguido pela empresa em busca da implantação de uma política ambiental deve consistir com princípios de objetividade, como forma de permitir aos personagens envolvidos, o saber das intenções de quem pensa a empresa, possibilitando assim, levar a todos o conhecimento sobre a política interna da empresa desejada em favor da sustentabilidade ambiental e estimular sempre o comprometimento com as metas estabelecidas e passiveis de serem cumpridas.
                A empresa deve evitar sempre o surgimento de políticas informais, tem que manter o foco no que esta estabelecida em sua política ambiental, não deve sofrer modificações contraditórias em relação ao desejado, para isso, não se dever ver a auditoria com desconfiança, pois ela que vai verificar e apresentar o diagnostico do comprimento do SGA desejado, apresentando sempre reflexões e observações se os parâmetros estabelecidos de todo o processo de elaboração estão caminhando em conformidade com a implantação do sistema de gestão ambiental em conformidade com as metas de sua implantação.
                Partindo do pressuposto acima, um exemplo apresentado como pilares da sustentabilidade empresarial, foi a apresentação do Relatório Socioambiental 2010 do Consórcio Santo Antonio Energia recentemente. Esse consórcio é responsável pelo projeto de construção de uma das usinas hidrelétrica no Rio Madeira, adotou a sua política ambiental nos Princípios do Equador, ou seja, buscou a implementação de projetos de forma sustentável para garantir equilíbrio ambiental e orientou-se pelos princípios de menor impacto social e prevenção de acidentes. As empresas interessadas em obter recursos no mercado financeiro internacional devem seguir o Princípio do Equador e adotar: gestão de risco ambiental; proteção à biodiversidade; mecanismos de prevenção e controle de poluição; Proteção à saúde e à diversidade cultural e étnica; sistemas de segurança e saúde ocupacional; avaliação de impactos socioeconômicos, incluindo as comunidades e povos indígenas; proteção a habitats naturais com exigência de compensação para populações afetadas; eficiência na produção; distribuição e consumo de recursos hídricos e uso de energias renováveis; respeito aos direitos humanos e combate à mão-de-obra infantil.
                Conclui-se afirmando que a Política Ambiental é um elemento importante hoje na vida de qualquer empresa, afinal, ela que define os principais elementos do processo de implantação, sistematiza o processo, contextualiza os objetivos, as metas e a operacionalização para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental.

Nenhum comentário: