sábado, 11 de junho de 2011

Falando Sério
Por Herbert Lins*

A pesar da mobilização da Bancada Federal nos últimos dias pela assinatura do Decreto da Transposição pela Presidente Dilma, ainda não foi dessa vez. O Ministério do Planejamento prometeu que o mesmo será assinado no próximo dia 15/06. Como foi divulgado, até a manhã de quinta-feira (09/06), os deputados e senadores ainda não tinha informações precisa sobre o texto do Decreto que foi encaminhado a Casa Civil da Presidência da República. A angústia dos servidores que esperam a tão sonhada transposição é gigante, afinal é a esperança de muitos, a mudança para os quadros federal. Já para o atual governador Confúcio Moura, um alívio no orçamento estadual caso venha a acontecer, o “bom velhinho” tem muita sorte. Mas todos lembram que a bandeira da transposição virou mote de campanha de muitos candidatos. Entretanto, o ex-governador Ivo Cassol gritava aos quatro quanto do Estado, que a transposição não sairia naquele momento, tudo não passava de manobras políticas eleitoreiras, o dito cujo, correu o risco de não conquistar a sua vaga ao senado tão pretendida. Agora resta saber quem esta com a verdade, o senador Ivo Cassol que sempre afirmou que o Decreto não seria assinado ou os demais congressistas da nossa bancada federal. Quem vai arriscar um palpite?

Beron

Terminada a novela da transposição, a bancada federal, principalmente o Senador Valdir Raupp (PMDB) poderia escrever juntos outra novela em favor do nosso Estado, ou seja, trabalhar pela anistia da dívida do Banco do Estado de Rondônia, antigo Beron. A liquidação do Beron por parte do Banco Central deixou um enorme dívida ao Estado para com os cofres da União. A soma paga por mês já chega a aproximadamente R$ 20 Milhões, valor considerável se somado o montante ao final de cada ano. Se a bancada se unir em torno desse ideal, quem vai agradecer é o cofre estadual. Vai sobrar uma boa grana para ser investido em políticas públicas em favor da saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda.

Consignado

Recentemente, a Prefeitura de Porto Velho retirou a folha de pagamento dos servidores municipais do Banco Santander e transferiu a responsabilidade para o Banco do Brasil. Alegou-se que o BB em contra partida iria construir o Centro Administrativo do Município no terreno ao lado da Maternidade Municipal. Bem, quem anda reclamando são os servidores públicos municipais que sentiram no bolso as pesadas taxas do BB. Para surpresa de todos, no meio dessa semana, o prefeito Roberto Sobrinho anunciou a doação do terreno ao Estado para ser construído o novo hospital da capital. A operação da transferência da folha de pagamento para o Banco do Brasil foi da Chefa de Gabinete Mirian Saldanha, que é funcionária de carreira do banco e almeja um dia chegar à superintendência do BB.

Assédio

Muito corajoso o Colunista Alan Alex, que ao fim dessa semana, publicou na imprensa local, conversas do MSN, o popular hotmail-messenger. As conversas trazem revelações surpreendentes envolvendo funcionários barnabés do DER e o superintende Lúcio Mosquini. Ninguém sabe ao certo se vazou ou se alguém teve seu endereço eletrônico violado. Mas as exposições das conversas retratam o assédio sexual e moral como prática corriqueira no serviço público brasileiro. Mas esse tipo de ação, não só ocorre nos bastidores do governo, ocorre também em órgãos da prefeitura da capital. Pois tem gestores que praticam assédio sexual aos seus subordinados, ou mesmo, aos que são contratados como executores de projetos. Corre a boca miúda, que se as conversas de MSN desses gestores vierem a público, a crise sexual e moral também atingiria em cheio a Prefeitura de Porto Velho.

Pedofilia

O prefeito do município de Lorena, no interior de São Paulo, Paulo Neme (PTB), foi afastado sob suspeita de pedofilia e crimes administrativos. Na segunda-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade a criação de comissão sobre o caso e, na quarta-feira, o advogado de Neme, José Roberto de Moura, protocolou um pedido de liminar na Justiça local para suspender a decisão dos vereadores. Há duas semanas, foi chamado na tribuna de “malandro, pilantra e vagabundo” pelo presidente da comissão, o senador Magno Malta (PR-ES), que leu um documento com depoimentos de crianças de 10 anos supostamente abusadas sexualmente por Neme. Segundo o documento, policiais flagraram a atividade diária na casa do prefeito, que pagaria R$ 10 às vítimas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Bem que o senador Magno Malta poderia fazer novamente uma visita ao Deputado Walter Araújo e na sua agenda constar uma visitinha a Câmara de Vereadores de Porto Velho, especialmente ao vereador Chico Caçula (PDT) presente em plena sessão.

Oráculo

O STF mais uma vez surpreendeu a sociedade brasileira ao libertar o italiano Cesare Battisti. Preso aqui no Brasil por veredicto do então Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Quebrando um dos pressupostos constitucionais da Presidência da República e dando a aparência de um Oráculo de Delfos. O caso é que o ativista político italiano pediu asilo político ao Brasil, mas o mesmo tinha sido condenado à prisão perpetua na Itália por ser considerado um terrorista, pois os atentados por ele praticados levaram a morte de muitos civis inocentes naquele país.

Libertado

Mas o STF Já tinha analisado o pedido de extradição. Naquela oportunidade a votação ficou 05 a 04. Veio então a palavra final do Senhor Luís Inácio Lula da Silva, então presidente do Brasil, que tomou por base um acordo anterior feito pelos dois países de manter Cessare Battisti preso aqui no Brasil. Os únicos votos a favor da continuação da prisão de Battisti e da manutenção do acordo político entre Brasil/Itália foram dos senhores Ministros: Gilmar Mendes (Relator Do Processo), César Peluzzo e a Ministra Ellen Gracie. Agora, o STF deu a liberdade a Battisti, quem não gostou muito foram os italianos, muitos se manifestaram em público pela não participação da seleção italiana de futebol na Copa de 2014 que será realizada aqui no Brasil.

Boa

Muito boa a escolha da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) para Ministra Chefe da Casa Civil do governo da presidente Dilma Rouseff. Com a queda de Palocci e o desfecho do caso das “consultorias milionárias”, quem ganhou a parada mais uma vez foram as mulheres, ou seja, mais uma mulher na equipe de governo da atual presidente Dilma. Além disso, quem comemorou a queda com festa, foi o ex-ministro José Dirceu, que viu de pé a queda de seu maior inimigo dentro do PT. No fim desse episódio, o PMDB ficou mais musculoso com sua bancada no senado devido à posse de Sérgio de Sousa, suplente de Gleisi Hoffmann. A oposição também se fortaleceu, que até então vinha patinando na Era Lula. Só falta agora a oposição convocar uma greve geral pelas primeiras privatizações realizada pelo PT no país. Como diz os mais sábios, quem diria?

Pinga-Fogo: O ultimato foi dado pelo prefeito Roberto Sobrinho quanto às obras do viaduto, semáforos foram colocados ao local, pronto, acabou o dilema! Cadê os Conselheiros Tutelares e os Comissariados de Menores fiscalizando os bares da Zona Leste e Zona Sul da Capital? Por último, a SEMTRAN virou uma indústria de multas na capital, coitado de nós motoristas.

Publicado no Jornal Estadão do Norte
Porto Velho, RO -11/05/2011.

Nenhum comentário: