quarta-feira, 8 de junho de 2011

Planejamento Empresarial

A empresa planejada é o caminho do futuro!
                As grandes empresas internacionais se superaram no tocante ao item de suma importância para a sua projeção no mercado local ou global. Estamos tratando de um simples termo que sempre aparece na administração das empresas, dos órgãos públicos, de instituições e dos lares, ou seja, se resume na palavra PLENEJAMENTO, que para muitos se torna o bicho-papão de compreender.
                 As empresas na atualidade, tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos procuram a partir do planejamento de suas etapas de implantação, produção e logística, diminuírem custos, aperfeiçoar a produção e incrementar a logística, visando ações que reduzam ou abrande os impactos que se possam trazer ao meio ambiente. Assim, o planejamento é o caminho do futuro para qualquer empresa, afinal, as cenas apresentadas pelas alterações climáticas que vivem o nosso planeta exigem que não importe a dimensão que tenha a empresa no mercado local ou global, mas as ações que as mesmas desenvolvem como personagem central nos debates acalorados em favor de medidas visando mitigar os possíveis impactos ao meio ambiente.
                Os maiores exigentes em favor do meio ambiente, não são apenas os ambientalistas, mas os consumidores que também entraram em cena. Sabemos que são eles que ditam as regras do mercado e do consumo. Mesmo com a falta de democratização das informações, as poucas que chegam ao consumidor através do rádio, televisão ou através da internet, tem feito com que as empresas ofereçam produtos e serviços menos impactantes ao meio ambiente. Sabemos que no passado bem próximo, bem como no presente em casos particulares ou isolados, as empresas não apresentavam qualquer preocupação com o meio ambiente, mas o comportamento físico do nosso planeta tem feito com que as próprias e também os órgãos reguladores ambientais governamentais, procuram apresentar realizações ou investimentos financeiros pesados para buscar o caminho da sustentabilidade ambiental.
                As maiores cobranças desse caminho, parte dos princípios das causas e efeitos que as empresas podem causar ao meio ambiente quando se busca o consumo de matéria-prima e insumos para produção, o consumo de água e de energia, o descarte de resíduos sólidos, a emissão de efluentes e a produção de gases que são lançados na atmosfera. Então, desde a sua implantação ao seu funcionamento, as empresas precisam planejar-se para conviver sustentavelmente com o meio ambiente. É preciso elaborar e executar um plano de ação de melhorias no tocante a redução do impacto ambiental que vai provocar antes e depois de sua implantação. Assim, se faz necessário a certificação e o constante monitoramento por quem concedeu a certificação ambiental, um condicionante importantíssimo para elas mesmas.
                Partido da idéia anterior, o planejamento empresarial associado à implantação de um SGA, faz com que a empresa se questione sempre as atividades por ela desempenhadas e os impactos ambientais adversos e significativos gerados. Busca-se então, traçar procedimentos que avaliem os impactos ambientais dos novos projetos pretendidos e as exigências especiais para localização da mesma quando em fase de planejamento para sua implantação de acordo com a sua localização. Também é preciso desenhar os impactos associados quando feito modificações ou acréscimos em suas atividades, produtos e serviços que por ventura venha afetar os aspectos ambientais. Outro aspecto que exige do planejamento da empresa, é o estudo da freqüência que uma situação possa ocorrer e levar a mesma a provocar um impacto ao meio ambiente. Pois é necessário identificar os aspectos ambientais significativos, não importa o tamanho, mas se deve levar em consideração os impactos, a probabilidade, a severidade e a freqüência dos impactos ambientais que a mesma venha provocar em abrangência local, regional ou global.

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