domingo, 19 de junho de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
Essa Coluna já tinha feito uma análise das obras “elefantesca” realizada pela prefeitura de Porto Velho. Para este colunista não foi novidade a matéria veiculada na programação do Fantástico no domingo passado (12∕06). Rondônia mais uma vez aparece no cenário nacional de forma negativa. Pois as imagens dos seis viadutos inacabados e que vem causando grande transtorno a população e aos usuários, já somam investimento na ordem de R$ 100 milhões e a suspeita de irregularidades fez com que a obra ficasse parada desde o ano passado. A construtora que vinha tocando as obras abandonou-as literalmente, alegando que os recursos disponibilizados para finalização das mesmas não cobre a planilha de custo. Já a segunda empresa classificada no processo licitatório após realizar uma vistoria, descartou a possibilidade de tocar a conclusão dos viadutos e por derradeiro, a terceira empresa também se manifestou contrária a tutela final dos “Elefantes Brancos” criado na paisagem urbana da capital pelo prefeito Roberto Sobrinho e sua equipe de gestão e planejamento.
Xerifona
Os deputados estaduais Hermínio Coelho e Ribamar Araújo, ambos do PT, pediram em plena sessão plenária na ALE a expulsão do prefeito Roberto Sobrinho do quadro de filiado da legenda petista no Estado. O deputado Hermínio Coelho usou os seguintes adjetivos fortes: “roubalheira”, “corrupção”, “desmandos” e “irregularidades” como rótulo para administração petista frente à prefeitura da capital. Já o deputado Ribamar Araújo afirmou que o prefeito Roberto Sobrinho é um “bandido” e “chefe da quadrilha” que se instalou no Palácio Tancredo Neves. Vale lembrar aos deputados que a estância para esse tipo de pedido é na Comissão de Ética do PT, que tem como atual presidente da legenda a deputada estadual Epifânia Barbosa, espécie de “xerifona” do prefeito Roberto Sobrinho. E ai, será que os deputados vão ter coragem de formalizar o pedido na esfera partidária ou vai ficar de blá, blá, blá?
Amnésia
Mais uma vez essa Coluna foi procurada por alguns “vermelhinhos” tentando defender o prefeito Roberto Sobrinho e afirmando que o Deputado Hermínio Coelho (PT) deve esta sofrendo de amnésia ou perdendo muito dinheiro na mesa de jogo. Pois novamente levantaram a questão que o deputado quando vereador da capital fechava os olhos para os aumentos das passagens de ônibus, que nunca enfatizou a importância da construção de um hospital municipal e muito menos reclamou sobre as somas milionárias paga por serviços de coleta, limpeza e conservação não realizados pela empreiteira Marquise e finalmente, pelas obras inacabadas do prefeito Roberto Sobrinho. Bem, o espaço esta concedido ao deputado pra dizer se é verdade ou mentira as tais afirmativas dos “vermelhinhos”.
Vencido
Com a possibilidade de enfrentar um processo de cassação por seus pares devido à condenação sofrida pela prática de pedofilia, o vereador Chico Caçula (PDT) renunciou ao seu mandato na tarde de quinta-feira passada (16∕06). Quem venceu na verdade foi à sociedade Porto Velho através das manifestações contra a permanência do mesmo no parlamento mirim da capital. Só falta agora os vereadores fazerem a sua parte quanto à promessa de mudar o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do município que tenta proteger criminosos no exercício do mandato de vereador da capital.
Apitaço
O vereador Jaime Gazola (PV) que votou contra a implantação do serviço de moto-taxi em Porto Velho, agora veio apresentar um Projeto de Lei que mexe com toda a categoria, ou seja, o vereador deseja que os atuais moto-taxistas trabalhem apenas durante o dia e criar outro turno das 18 as 06:00 horas da manhã visando atender uma enorme lista de espera de novos moto-taxistas que desejam entrar em ação.  Os atuais moto-taxistas insatisfeito com o ato incoerente do vereador verdinho, prometeram fazer na próxima semana uma “apitaço” na frente da Faculdade São Lucas durante os três turnos das aulas. Lembrando que o vereador Jaime é o proprietário da referida faculdade e diante da possibilidade do “apitaço”, surge à seguinte pergunta: será que o “verdinho” vai “amarelar”?
Louvável
Durante a sessão itinerante em Ariquemes, os deputados estaduais aprovaram a criação de um prêmio em pecúnia a policiais civis e militares do Estado de Rondônia que, no exercício de suas funções, sejam responsáveis pela apreensão de armas de fogo, acessórios e munições em situação irregular. O projeto de lei aprovado é de autoria do deputado estadual Lorival Amorim (PMN) que reconhece a crescente onda de violência em todo Estado. Lembrando que a iniciativa do deputado é louvável e que a premiação pecuniária será ocasional, paga por evento, conforme regulamentação e em nenhuma hipótese integrará ou poderá ser incorporada aos vencimentos, subsídios ou soldos dos policiais civis e militares estaduais.
Asfalto
Como bem prometido, o governador Confúcio Moura assinou a ordem de serviço para asfaltar dez quilômetros de ruas na cidade de Guajará-Mirim, região fronteiriça com a Bolívia. Todo o trabalho é executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). O governador foi pessoalmente acompanhar o início dos trabalhos. Bem, só falta agora o nosso “bom velhinho” fazer o mesmo com os Distritos de Palmeiras e Nova Dimensão no município de Nova Mamoré.


Super-poderosas
A Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, fez essa semana uma visita a Câmara de Deputados e na oportunidade, afirmou que a liberação dos recursos para as obras nos municípios através de emendas parlamentares junto ao orçamento da União serão feita “dentro da possibilidade”. Com essa afirmativa, essa coluna prevê que as super-poderosas, ou seja, as Ministras Ideli e Gleisi (Casa Civil), mais a presidenta Dilma, poderão sofrer novas derrotas no plenário da Câmara, a exemplo da derrota sofrida com a votação do Novo Código Florestal e os prefeitos continuarão com pires na mão.
Barbie
Este Colunista passou boa parte da semana em Brasília. Nas nossas andanças no Senado, todos falam que a nova Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR) é chamada carinhosamente pelos seus colegas senadores de “polaquinha” ou de “Barbie”. Mas os senadores da oposição se tremem de medo da nova super-poderosa nos debates, pois a mulher é dura nos embates políticos e a consideram um “pit Bull”. A mesma já declarou que a presidente Dilma é o seu exemplo maior. Sendo assim, haja consultoria de “bombeiro” para o ex-presidente Lula.

Publicado no Jornal Estadão do Norte.
Em 18 de junho de 2011.

Nenhum comentário: