sábado, 25 de junho de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
Estudos realizados pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Ministério da Agricultura em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), revelou os atuais índices de crescimento da produção agropecuária no país. Sendo assim, o Brasil estaria prestes a se tornar maior produtor mundial de alimentos. Até mesmo os organismos internacionais reconhecem o potencial do nosso país para enfrentar o grave problema da fome em nosso planeta. O Ministro da Agricultura Wagner Rossi ao apresentar os números da pesquisa revelou que o Brasil tem potencial para se tornar o maior fornecedor de proteína animal e vegetal do mundo e que atualmente somos o segundo fornecedor de alimentos no mercado internacional. Entretanto, se os nossos governantes estivessem mais preocupados em políticas públicas para gerar emprego e renda no campo, até mesmo como alternativa para desinchar as cidades, logo se aproximaríamos dos EUA que detém a liderança mundial no mercado de alimentos.

Desenvolvimento
Outra saída para o Brasil se tornar líder na economia globalizada, seria reforçar o aumento da produção comercial dos biocombustíveis como solução alternativa para o consumo do petróleo. Uma resposta sustentável a poluição ambiental e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Pensando bem, com a exploração do petróleo na camada pré-sal, o aumento da produção do etanol e do biodiesel no Brasil, vai diminuir a nossa dependência externa de petróleo, por razões de segurança de suprimento ou impacto na balança de pagamentos, é o caminho certo do desenvolvimento sustentável do nosso país.
Controvérsia
Estudos da Unicamp destaca a necessidade de terras para produzir o Biocombustível. Comparando o etanol de cana-de-açúcar com o biodiesel de mamona, afirmam que um hectare cultivado com cana produz mais de 6 mil litros por ano de etanol, ao passo que esse mesmo hectare plantado com mamona proporciona apenas 500 litros de biodiesel. Dessa forma, os 13 bilhões de litros de etanol combustível que substituem cerca de 40% da gasolina utilizam pouco mais de 2 milhões de hectares de cana; para substituir 40% do diesel consumido no Brasil, ou seja, 16 bilhões de litros, seriam necessários 32 milhões de hectares plantados com mamona, o que representa cerca da metade da área cultivada no nosso país.
Sucesso
O etanol já é considerado no Brasil o substituto da gasolina e seu futuro é promissor com o advento das tecnologias de segunda geração. O biodiesel ainda tem um árduo caminho pela frente com as tecnologias de primeira geração e o futuro dependente de outras matérias-primas para as tecnologias de segunda geração. Os mesmos pesquisadores dizem que não devemos desanimar, mas não há razões para ufanismo quando se trata de biodiesel. Sendo assim, perguntamos para onde foi à usina de etanol na Região do Cone Sul do Estado tão propagada pelo ex-deputado Ezequiel Neiva (PPS)? Pois bem, quem ficou com o prejuízo foi os produtores rurais do município de Cerejeiras que acreditaram no sonho do ex-parlamentar.
Incremento
O governador Confúcio Moura (PMDB) esta lançando em todo Estado os Programas Terra Produtiva e Água Produtiva. Com os programas os pequenos agricultores serão beneficiados com até 40 horas/máquina subsidiadas de tratores de pneus, tratores de esteiras e pás-carregadeiras nas atividades de destoca, construção de bebedouros, reparo em estradas vicinais, construção de carreadores, correção do solo, adubação, plantio, silagens, transporte da produção, construção e ampliação de tanques destinados à piscicultura. Além de outros serviços necessários à continuidade do aumento da produção agrícola do Estado. O bom velhinho não tem nada de besta! Com ações como esta, vai se consolidando junto ao eleitorado da área rural.
Difícil
Com o fortalecimento da agropecuária no Estado através da ação de governo dos Programas Terra Produtiva e Água Produtiva. O governador Confúcio Moura vai se fortalecendo junto ao eleitorado da zona rural e cada vez mais, vai ficando difícil a pretensão do senador Ivo Cassol (PP) de voltar a ser inquilino do Palácio Presidente Vargas.
Licenciado
Bocas malditas em Brasília alardearam a este Colunista quando de passagem pela capital federal, que a licença tirada pelo senador Ivo Cassol, na verdade, seria para que seu pai (o ex-deputado Reditário Cassol) assumisse e provasse um pouco dos deleites do Senado Federal. Pois a sua batata está assando com o processo de cassação que corre no TSE e seu maior algoz, ou seja, a ex-senadora Fátima Cleide (PT) poderá se tornar senadora dentro em breve.
Cássio
Este Colunista de passagem pela Paraíba em tempos de festa junina teve uma conversa com os advogados do ex-governador Cássio Cunha Lima. Esses revelaram que os recursos sobre a sua posse no senado, só deverão ser votado em agosto após o fim do recesso do STF. Pois o que tardou o julgamento antes do recesso judiciário, foi a cirurgia de quadril do Ministro Joaquim Barbosa. Bem, os deputados Natan e Marcos Donadon, ambos que pertencem aos quadros do PMDB, já ganharam seus mandatos de volta. O ex-governador Cássio Cunha Lima que recebeu mais de 1 milhão de votos é do PSDB, assim, percebesse que a situação não deseja perder uma cadeira no senado para oposição.
Encanto
Todo ano a cantora paraibana Elba Ramalho se apresenta no Maior São João do Mundo realizado em Campina Grande – Paraíba.  A cantora se apresentou na véspera do dia de São João e foi coroada com um grande show pirotécnico nos céus da Rainha da Borborema. Elba encantou o público quando apareceu vestida de cangaceira interpretando músicas que marcaram a sua carreira, além de ter feito homenagens a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e Flávio José. Bem, diante de 100 mil pessoas no Parque do Povo para prestigiar o show de Elba, ficou impossível achar o jornalista Robson Oliveira.
Publicada no Jornal Estadão do Norte.
Porto Velho, 25 de junho de 2011. 

Nenhum comentário: