sábado, 22 de outubro de 2011

Coluna

Falando Sério

Por conta de governadores populistas que ocuparam a cadeira de governador no Palácio Buriti (sede do governo no Distrito Federal) nas últimas décadas, houve um crescimento vertiginoso da população, levando a capital federal projetada por Oscar Niemeyer aos patamares de grandes problemas urbanos, na atualidade, enfrentados por outras grandes metrópoles brasileiras, ou seja, como as grandes contradições sociais a exemplo do desemprego, aumento da violência e degradação urbana. Assim, não será fácil, vencer em curto prazo de tempo as ações e metas por parte do governo distrital com vistas à realização dos jogos da Copa em 2014 como cidade sede, pois, mais uma vez, os governantes estão se preocupando com as obras de pedra e cal e estão esquecendo-se de resolver ou estancar os problemas sociais, através da adoção de políticas públicas sérias para erradicação da pobreza e combate as severas desigualdades sociais.

Estrutural
Os problemas estruturais da capital federal estão cada vez mais crescentes, sendo um caos para quem vive e será um transtorno para quem pretende assistir aos jogos da Copa em 2014. A cidade que foi projeta para ter 800 mil habitantes, hoje conta com 3 milhões, um trânsito caótico, déficit nos leitos de hotéis e a prostituição campeando até no desembarque do aeroporto.
Azar
Os eleitores da capital federal andam numa maré de azar ao escolher os governantes do Distrito Federal. Os três últimos governadores, Joaquim Roriz, Arruda, Paulo Otavio e por último, o atual Agnelo do PT, se envolveram em grandes escândalos de corrupção.
Votação
Este Colunista acompanhou de perto, a votação no Senado do projeto da nova distribuição dos royalties do Pré-sal. O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou uma boa capacidade de convencimento para tristeza da bancada no senado dos Estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Denúncia
A assessoria do deputado estadual Jean de Oliveira (PSDB) nos informou que a denúncia do Ministério Público no tocante a distribuição de gasolina durante a campanha de vereador, este disse que foi um erro contábil, que já apresentou recurso e não interfere no seu mandato de deputado estadual.
Registro
A ex-prefeita Milene Mota (PTB) afirmou a este colunista que não possui impedimento jurídico algum que impossibilite o registro da sua possível candidatura a prefeita do município de Rolim de Moura e que esta no páreo, bem, Tião Serraia (PMDB) e Cézar Cassol (PP) que se cuidem.
Faturou
Quem faturou no último dia do encerramento dos prazos de filiação para os que desejam concorrer nas próximas eleições, foi o presidente do Diretório Municipal do DEM, Wagner de Souza. Este filiou Adélio da Autovema para ser um possível pré-candidato a prefeito de Porto Velho.
Costura
O presidente do Diretório Municipal do DEM, Wagner de Souza, disse que encerrado os prazos de filiação, vai começar a conversar com as lideranças partidárias municipais do PTC, PHS, PDT, PRTB e PC do B para costurar uma grande aliança para as eleições de 2012.
Submergiu
Quem sumiu do cenário eleitoral foi o pré-candidato a prefeito Ivan da Saga (PP). Começou com tanta empolgação “o garoto propaganda” da Volkswagen em Porto Velho e de repente submergiu.
Natural
O deputado federal Moreira Mendes (PSD) confirmou a este Colunista que o novo PSD vai lançar várias candidaturas a prefeito pelo Estado, inclusive em Porto Velho e o candidato natural será o deputado estadual Hermínio Coelho (ex-PT).
Descartado I
Perguntado sobre uma possível disputa a prefeitura de Ariquemes, o deputado federal Moreira Mendes (PSD) disse que está descartado tal hipótese, seu foco atual seria disputar a próxima vaga ao senado.
Descartado II
Este Colunista perguntou da possibilidade do deputado federal Moreira Mendes (PSD) nas eleições de 2014, fazer uma dobradinha com o senador Ivo Cassol (PP), de pronto o deputado refutou tal possibilidade.
Reabilitando-se
Assessores da ex-senadora Fátima Cleide (PT) tentam reabilitá-la junto ao eleitorado da capital com o argumento que a ex-parlamentar foi quem mais carreou recursos de emendas para capital.
Disputa
A ex-senadora Fátima Cleide terá que enfrentar uma disputa interna no Partido dos Trabalhadores com o grupo do prefeito Roberto Sobrinho, para então ser a indicada do partido a prefeitura de Porto Velho nas próximas eleições, além é claro, de receber a herança maldita do desgaste político do mesmo.
Montante
O secretário de Administração Rui Vieira (SEAD) esteve na Assembléia Legislativa essa semana para falar o novo momento que o Estado está passando. Este disse que através da transposição dos servidores para o quadro federal, será possível diminuir o comprometimento da folha de pagamento, de 42% para cerca de 25% do orçamento, representando um montante em torno dos R$30 milhões por mês.
Paroca
O Restaurante Paroca vem se tornando o ponto de encontro entre políticos, jornalistas e empresários na capital rondoniense a exemplo do Piantela (DF), Guliver (PB), Laçador (PE), A Bela Sintra (SP) e Vecchio Sogn (MG).
Fiscalização
Tomando por exemplo a tragédia da explosão do Restaurante Filé Carioca localizado no Centro do Rio de Janeiro (RJ), é preciso que o Corpo de Bombeiros comece a fiscalizar os estabelecimentos comerciais na capital e no interior, para certificasse se todos possuem o Certificado de Aprovação de Funcionamento emitido pelo próprio Bombeiro.
ENEM
Cerca de 5,5 milhões de estudantes inscritos farão no dia de hoje em todo Brasil, o exame do ensino médio, esse é candidato a se tornar o teste definitivo como porta de entrada no ensino superior.

Nenhum comentário: