sábado, 2 de julho de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
O pedagogo Hamilton Werneck foi muito feliz quando publicou o seu mais recente livro com o seguinte título: Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo.  A partir de sua leitura, este colunista mergulhou numa reflexão profunda sobre a educação brasileira e o momento que ela vive. Afinal, fingimos que não vemos a maior Escola do Brasil, ou seja, uma “escola fundamental, com um maior número de alunos em todo território nacional, é uma escola sem paredes, sem diretor, sem coordenação pedagógica, sem orientadores educacionais, sem biblioteca, sem carteiras. Ela abriga hoje 12 milhões de alunos e, no final do século, segundo previsões benignas, abrigará 20 milhões, será a maior escola fundamental do mundo”. A Escola que o Werneck nos apresenta e nos chama a reflexão, é a escola existente nas ruas de nossas cidades, sejam elas em praças, portas de igrejas, debaixo dos viadutos, debaixo de pontes ou ao relento das calçadas, nós fingimos não vê-la! Nessa escola não existe alunos reprovados, são sempre promovidos pela idade cronológica e pelo tempo de esperteza, da malandragem e da habilidade para sobreviver num mercado, que a única existência para estar nela, é ser aliciado pelo mundo do crime.
Drogas
É assustador o crescente número de consumidores de drogas em nosso País, principalmente as drogas mais baratas como o crack e o oxi. O consumo crescente se deve a duas características, a primeira é seu potencial alucinógeno, ou seja, ambos podem estimular em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína e a segunda, seria o preço de mercado, ou seja, bem mais barato que a maconha e a cocaína.
Legalização
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu declarações defendendo a legalização das drogas no país.  A questão não é apenas a descriminalização da droga no Brasil, pois esta comprovada que não é apenas uma questão de repressão policial, mas de política social, ou seja, cuidar de recuperar quem já está viciado e cuidar de impedir que entrem outros no vício.
Educação I
Nos últimos oito anos, os investimentos em educação em Porto Velho foram bastante tímidos em relação à demanda existente. Afinal, tanto Estado e prefeitura passaram por um longo período de jogo de empurra e quem mais saiu prejudicado foi quem mais precisa da escola, ou seja, os alunos que estão se amontoando nas salas de aulas como sardinhas em lata de conserva. Para sanar o problema, segundo informações da própria SEDUC, seria necessário um investimento de 8 milhões para se construir oito novas escolas com 20 salas de aula cada.
Educação II
Esperamos que os técnicos da SEDUC consigam contemplar na nova LDO, as Escolas de tempo integral que foi promessa de campanha do Governador Confúcio Moura. Tal contemplação mos moldes do Projeto Burareiro que teve início em agosto de 2005 na Escola Municipal Roberto Turbay, pertencente à rede municipal de ensino no município de Ariquemes.
Burareiro
O Projeto Burareiro é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura de Ariquemes e consiste em um sistema de ensino com educação integral. O aluno fica durante oito horas diárias na escola, sendo quatro em sala de aula e as demais participando das atividades oferecidas pelo Projeto.
Universidade I
Este Colunista ficou muito triste ao ler no Blog do Governador Confúcio Moura que este esta com as barbas de molho sobre a implantação da Universidade Estadual de Rondônia que já existe no papel, ou seja, de direito, faltando existir de fato. Após esse relato, nos concentramos em realizar uma pesquisa sobre a viabilidade das Universidades Estaduais. Esse colunista ficou surpreso com o que encontramos, ou seja, no ranking das 100 melhores universidades brasileiras, apareceram entre as dez primeiras: UNICAMP – São Paulo, a UEL – Paraná e a UNESP – São Paulo.
Universidade II
Ainda no ranking das 100 melhores universidades brasileiras, apareceram: UEPG e UNICENTRO - Paraná, UNIMONTES – MG, UEG – Goiás, UEPB – Paraíba, UEA – Amazonas, UENF – Rio de Janeiro e por fim, a UESB – Bahia. Roraima já tem a sua Universidade Estadual e o nosso Estado de Rondônia não poderia ficar de fora dessa iniciativa, seria mais uma ferramenta para o desenvolvimento do nosso Estado e universalização do conhecimento e da cidadania.
Transposição
Uma grande festa esta sendo armada na casa de Show Talismã que será palco da assinatura do Decreto que garantira a transposição dos servidores para o quadro federal. Todos esperam ansiosos a presença da presidenta Dilma. Seria frustrante se de última hora como aconteceu por diversas vezes, anunciar novamente o adiamento da assinatura do Decreto que autoriza a transposição.
Discurso
Essa Coluna tinha alertado ao Deputado Luizinho Goebel sobre o uso da palavra e da importância dos discursos rebuscados. Passado o tempo, parece que o nobre deputado seguiu o conselho e até o presente momento vem se apresentando com um verdadeiro tribuno na ALE.
Mensalão
O vereador Edmilson Lemos (PSDB) tenta emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de malversação do dinheiro público na gestão do prefeito Roberto Sobrinho (PT). Até agora, Edmilson colheu três assinaturas. Os colegas que assinaram foram: Ellis Regina (PC do B), Cláudio da Padaria (PC do B) e Mariana Carvalho (PSDB). Teve um vereador que chegou a assinar, mas retirou porque foi demovido pelos vereadores da bancada do seu partido. Este colunista que revelará na próxima coluna os fatos, mas adianta que nos meios políticos, que a retirada de uma assinatura de pedido de CPI, configura recebimento de Mensalão ou Mensalinho.

Nenhum comentário: