domingo, 17 de julho de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
Gostaria de chamar o leitor na sua individualidade para uma profunda reflexão sobre um tema de grande relevância. Esse tema domina as entranhas do poder e diariamente vira manchete na grande mídia nacional e ainda repercute nos níveis regionais e locais. O leitor já deve está curioso, mas se acalme, na verdade, estamos falando é dos casos de corrupção em nosso país que cada vez mais se multiplicam. Sabe-se que a maioria da elite brasileira pratica variados crimes do colarinho branco e quanto às classes mais populares, restam sobreviver de pequenos furtos, prostituição, roubos de carros, contrabando, tráfico de drogas e armas, pistolagem, assaltos a bancos, lojas e residências. As classes populares que vivem em ambientes marcados pela ausência do Estado, sendo justificada por uma conjuntura estrutural e marcada pela falta de políticas públicas para geração de emprego e renda, de acesso a uma educação com qualidade e ainda nos deparamos com maternidades precoces, infância abandonada, famílias em crise e baixa auto-estima dos cidadãos por conta das condições sociais dramáticas de sobrevivência.
Blogando
O Blog do Noblat noticiou essa semana que o correspondente do jornal espanhol “El País”, Juan Arias, está indignado com os brasileiros porque eles não vão às ruas para manifestar a sua indignação contra a corrupção. A indignação, como se sabe, é um movimento da moda. Dizem que é filho dileto das redes sociais. Substitui o modo tradicional de fazer política através dos partidos ou dos “movimentos sociais” (que na verdade são segmentos sublocados de militância partidária mal disfarçada, pelo menos aqui no Brasil), por uma forma genérica de protesto que consiste em acampar em praças e fazer manifestações em logradouros públicos com objetivos finais ainda pouco claros.
Pensamento I

Quando se pensa que um figurão do mundo da política ou do mundo empresarial finalmente foi preso por algum crime que tenha cometido, logo vem a tona que os mesmos estão sendo beneficiado pelo instituto da “prisão especial” ou que está se beneficiado pela prisão domiciliar. Vejamos o exemplo da prisão do Daniel Dantas, que chegou inclusive a motivar a criação da lei que passou a proibir o uso "indiscriminado" de algemas. Pois seria muito humilhante o mega banqueiro aparecer na mídia com algemas em pulso.
Pensamento II

Já um rapaz pobre, independente de cor e raça, quando é pego furtando uma bicicleta, um cabo de solda ou qualquer outro pequeno furto para matar a sua fome ou manter o seu vicio. Em muitos casos, os Direitos Humanos são desrespeitados, ou seja, além de apanharem muito para confessar o crime, quando preso, fica durante meses a espera de julgamento. Casos que levam a falência do sistema prisional em nosso país.

Exemplo

A década passada foi marcada por uma reviravolta nos indicadores sociais do Estado de Pernambuco. Essa melhora foi em decorrência de uma política austera nas contas públicas e maciços investimentos em políticas públicas em programas sociais implantada pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), hoje senador da república. Mas lembrando, que o governador Eduardo Campos (PSB) quando tomou posse, manteve o mesmo ritmo, ou seja, ampliou os investimentos em educação, saúde e programas sociais durante seus primeiros quatro anos de mandato, por isso o homem que é neto do legendário Miguel Arraes, foi reeleito com 82,84% dos votos dos pernambucanos em 2010.

Arrombamentos

O Secretário de Segurança Pública, o delegado de polícia federal Marcelo Bessa, deve ficar atento ao crescente índices da criminalidade nos bairros da capital. Casos de arrombamentos a residências, a pequenos e médios condomínios e carros voltam a preocupar a população. A quadrilha só age durante do dia, ou seja, na ausência dos proprietários. Os meliantes buscam aparelhos de TV LCD, Notebooks, Computadores etc. Conclui-se que existem receptadores para todos esses objetos roubados, sendo necessárias duas frentes de investigação urgente.

Coringa

Declarado pelo próprio governador Confúcio Moura (PMDB) como coringa do seu governo. Corre a boca miúda que o jornalista Júlio Olivar (PC do B) estaria de malas prontas para ingressar nas fileiras do PMDB. O rapaz caiu na graça do governador desde quando foi o primeiro a abraçar a sua candidatura no Cone Sul. Assim, a sua nomeação para uma importante pasta executiva como a da Educação, seria uma estratégia palaciana para dar visibilidade ao jovem político, oxigenar o PMDB do Cone Sul com novas lideranças e este disputar a prefeitura de Vilhena com a benção do governador Confúcio e do senador Valdir Raupp.

Comunistas

Com a jogada de toalha do neo-comunista Divid Chiquilito que hoje poderia ser vice-governador do Estado. O PC do B da capital já começa a procurar dentro dos seus quadros um pré-candidato a prefeito da capital. O nome mais cotado seria hoje do atual Secretário de Cultura do Estado, Francisco Leilson, mais conhecido por Chicão. O rapaz que é paulistano de nascença, mas se criou em Porto Velho e teve sua entrada na política a partir do movimento estudantil, da militância cultural e partidária desde os tempos da UJS.
Costura
A ex-senadora Fátima Cleide (PT) tem buscado o apoio dos Senadores Acir Gurgacz (PDT e Valdir Raupp (PMDB) em torno de sua pré-candidatura a prefeita da capital. Na verdade, se Fátima conseguir vencer na convenção interna para escolha do candidato do PT da capital, deseja que o PMDB indique seu vice. Assim, a indicação seria do próprio Raupp e a bola da vez seria o empresário Dirceu Fernandes (PMDB). Entretanto, se Fátima for eleita, seria menos uma opção para o eleitor nas próximas eleições.
Recado
Durante entrevista concebida ao radialista Arimar Souza de Sá, no programa A Voz do Povo. O governador Confúcio Moura disse que já alertou os secretários como quer o seu governo. Mandou corrigir erros, que os secretários incorporassem o seu estilo de governar e ainda afirmou que “daqui por diante, quem não se adequar, vai ser demitido via blog, e não tem conversa”. “As pessoas cobram resultados de mim, por isso não posso esperar muito. Quem não se ajustar, terá que ser trocado, é natural”, completou.

Nenhum comentário: