sexta-feira, 9 de março de 2012

A Rio+20, até onde vamos?


          O Brasil será palco de um dos mais importantes eventos ambientais a nível mundial neste ano de 2012. Acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A propósito, qual seria a contribuição do Estado de Rondônia nessa conferência?
         É sabido pela comunidade cientifica do Estado, da vontade do governador Confúcio Moura em promover um grande salto quando a questão é desenvolvimento sustentável. Este sempre tem sido enfático nos seus discursos ao defender investimentos maciços pelo poder públicos na produção interna de pesquisa, ciência e tecnologia.
         Pensando nesse grande salto, o governo da Nova Rondônia criou a Fundação de Amparo da Pesquisa a nível estadual. A comunidade acadêmica e cientifica está eufórica a espera da sua funcionalidade de verdade. Essa terá um papel importante no fomento ao desenvolvimento de pesquisas, resultando na produção de ciência e desenvolvimento de tecnologias com o objetivo principal de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado.
         Essa fundação de amparo à pesquisa, dependendo de como será conduzida, poderá dar uma grande contribuição nas discussões e propostas quanto às políticas públicas a serem adotadas em favor do meio ambiente, ou seja, na conservação da natureza, o que pode ser feito para mitigar os impactos ambientais em decorrência dos grandes investimentos públicos e privados. Além é claro, de contribuir com as discussões em torno das mudanças climáticas e defender a prática de uma economia mais verde para o Estado.
         Nesse contexto, os pesquisadores do nosso Estado terão como maior desafio, construir todo o embasamento técnico, planejamento e execução de uma política estadual em favor da pesquisa, que vise contribuir com discussões em torno da nossa biodiversidade, do clima, da energia e outras temáticas de grande relevância no tocante ao meio ambiente.
         Por enquanto, posso está até enganado, mais nosso Estado ficará fora das grandes discussões que serão travadas na Rio+20. Portanto, é preciso avançar, ter pressa, pois a muito pra se fazer!

Nenhum comentário: